Connect with us

DESTAQUES

Chegada do calçamento realiza sonho de moradores do bairro João Melé em Jaicós

Publicado

em

Esperança que reacende, sonho realizado, vidas transformadas. É isso que transparece em cada olhar, cada palavra, daqueles que estão tendo a oportunidade de ver saindo do papel um projeto que há muito tempo era almejado.

Foram anos de promessas não cumpridas, que deixaram muitos desacreditados, mas hoje, muda-se uma realidade, uma história nova se inicia. Mais que uma obra, chega ao bairro João Melé, a concretização de um sonho de muitos jaicoenses.

“Aqui era desprezado, a gente tá vendo esse serviço aí por Deus e por esse prefeito. Ainda não tinha acontecido de um candidato fazer uma benfeitoria aqui. Eles entravam nessa rua, mediam duas, três vezes no mês, e eu dizia pra minhas meninas “vocês se iludem com isso aí? eu não me iludo”. Agora esse prefeito, pra minha pessoa, tá fazendo o que Jaicós nunca viu, e espero em Deus que ainda aconteça muita coisa boa aqui”, isso quem diz é dona Maria Eva da Conceição, moradora do João Melé desde o início da sua formação.

O bairro, que era abandonado pelo poder público e carente de investimentos, agora vai ser totalmente pavimentado, mudando a vida da população para melhor. A obra é mais um fruto da administração do prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, que desde que assumiu a gestão, tem feito com que Jaicós, que antes possuía um grande déficit de calçamento, avance em mobilidade urbana.

Para dona Maria Eva, com a obra a realidade do bairro vai mudar. “O sonho da gente é ver o melhor acontecendo e esse calçamento aqui é um sonho, tenho fé em Deus que tudo vai melhorar. Vai aliviar nós desses esgotos, da poeira, da sujeira. Depois o que a gente tem que fazer é zelar, fazer limpeza na nossa rua, cada um cuidar pra manter nosso bairro bonito”.

Ezequiel Alves da Silva alugou um ponto comercial na entrada do bairro e há cinco meses tem o Restaurante e Bar Tiririca, onde toda a família trabalha. Para ele, a obra vai valorizar o local e facilitar o dia a dia de trabalho.

“Com esse calçamento vai melhorar tudo. Com essa terra aí eu tinha que aguar com uns 2 mil litros d’agua por dia, eu comprava a água, a sorte é que tenho o carro para puxar, aí não pagava caro. Mas agora vai ficar bom demais, quando terminar vai ficar mais bonito, chamar os clientes, vai ficar ótimo mesmo. A gente só tem que agradecer ao prefeito que trouxe. A administração do homem tá boa mesmo, se eu disser que tá ruim eu não sou um cristão”.

Ezequiel reside na zona rural de Jaicós, mas pretende construir uma casa para morar no João Melé. “Moro na Santana I, mas conheço esse bairro e a gente nem imaginava que um dia ia calçar esse bairro todo, porque os outros só enrolavam, mas agora provou que a administração do homem aí é 100%. Já comprei até um terreno aqui do lado eu vou construir, quando terminar minha casa o bairro já vai tá todo calçado. É só alegria”.

A chegada da obra de pavimentação poliédrica é sinônimo de melhoria da qualidade de vida. Prova disso, é o depoimento do morador Manoel de Sousa Lima. Ele é cadeirante e afirma que o calçamento vai facilitar sua locomoção.

“Para mim essa obra é uma riqueza, uma grande necessidade que eu estava tendo, pra melhorar para os carros me pegar, para as pessoas andarem comigo, vai ser um apoio bom pra mim. Aqui era carro e moto pra um lado e pra outro, jogando terra na gente, mas com esse calçamento vai ficar mais fácil pra mim, pra minha mulher me botar e tirar do carro. A possibilidade pra ela andar comigo fica melhor, às vezes uma pessoa caminha comigo também pra eu dar uns passos, e quando a estrada é melhor fica bom pra mim”.

Publicidade

Manoel enalteceu a gestão do prefeito Neném de Edite e disse que nunca imaginou que pudesse ser feito tanto pela cidade. “Esse é um sonho que a gente precisava muito. Temos não sei quantos anos que tem prefeito na cidade e eu nunca ouvi nem falar que um prefeito tivesse a condição de fazer o trabalho que Neném tá fazendo, calçando a cidade todinha, asfaltando, e essa obra no bairro João Melé que ninguém esperava vê e ele vai calçar o bairro todinho. Pra nós é uma grande riqueza porque ninguém nunca pensou, eu nem sabia que uma prefeitura tinha possibilidade de fazer tudo que ele tá fazendo em Jaicós. O que Neném tá fazendo aí hoje, ninguém nunca esperou um prefeito fazer na cidade, e a possibilidade dele é só de trabalhar mais. A realidade é que enquanto ele tiver na política, aqui ele não perde mais não. É só alegria e agradecer”.

Para Manoel, outras áreas também melhoraram com a gestão de Neném de Edite. “E a saúde em Jaicós? hoje nós tem saúde em Jaicós. Tem carro pra levar pra Teresina toda hora, e trazer, antes nunca teve. E hoje são muitos carros da saúde rodando, na cidade, nos povoados. Se não fosse o prefeito com essa vontade de trabalhar e ajudar o povo, já tinha morrido era quase todo mundo, porque quem adoecia não tinha como ir pra Teresina. Jaicós passou também anos sem centro cirúrgico e ninguém dizia porquê, aí Neném entrou e agora tem. Jaicós melhorou em tudo. Deus que dê saúde para Neném, ele tem possibilidade de trabalhar e a boa intenção também”.

Com o bairro calçado, os moradores também não sofrerão mais com o acúmulo de poeira e lama nas ruas. É o que afirma Marilene Alves Lacerda, 36 anos, que sempre morou no João Melé. Ela diz que a obra surpreendeu a todos.

“Nunca imaginei esse calçamento aqui, foi surpresa pra todos nós e todos os moradores estão muito felizes, porque a gente sofria muito com essa poeira, principalmente quando está ventando. Nada aqui ficava limpo, quem tem filho que tem doença crônica, que não podia levar poeira, agora estão muito felizes porque as coisas vão melhorar. Graças a Deus estamos vendo as coisas evoluindo cada dia mais com o prefeito Neném de Edite. Só temos que orar pela vida dele e agradecer pelos
benefícios aos moradores”.

Ela diz que muitos moradores não chegaram a ver a realização do sonho da pavimentação, mas que a obra é motivo de alegria para todos. “Aqui no João Melé a gente imaginou que ia calçar só essa rua aqui, mas a surpresa foi completa, vai ser o bairro todo. Teve gente mais velha, que construiu casa aqui, morou por tempo e não conseguiu chegar a ver essa obra, mas a geração que ficou, os parentes, filhos, estão contemplando essa obra, que é pra todos os moradores. Meu tio, que construiu essa casa não alcançou, era o sonho dele ver esse bairro calçado, mas ele não conseguiu. Mas nós estamos vendo e felizes e gratos por essa obra. E além desse, outros bairros estão sendo calçados e a cidade está ficando muito bonita, organizada, é só benção, vitória”.

Marilene ainda fez um pedido ao gestor municipal. “E a gente aproveita pra pedir ao prefeito que coloque uns quebra molas aqui na avenida principal que dá acesso a Tiririca, porque aqui passa muito carro, moto, tem muita encruzilhada e aqui em frente a minha casa já morreu gente de acidente, tem muita criança que mora nessa rua e é perigoso, por isso pedimos ao prefeito esses quebra molas”.

O investimento que chega também motiva novos sonhos. Deusdete Correia Lima, um dos moradores mais antigos do bairro, já faz planos para um futuro bem próximo.

“Nunca pensei que chegasse esse calçamento aqui, porque a gente via fazendo tanto projeto aí como se viesse a verba, mas sumia. Agora hoje vemos esse sonho que é bem vindo, é uma felicidade. Com esse calçamento chegando a gente já faz outros planos, com fé em Deus agora vou montar um comercinho aqui na frente, construir mais uns cômodos pra meus filhos. Com fé em Deus aqui vai desenvolver muito”.

Para ele, os benefícios da obra são muitos. “Quando fizer o calçamento aí, até a mulherada mesmo que faz caminhada vai deixar de ir pro Morro do Padre e fazer por aqui mesmo. Essa estrada é movimentada, área de lazer, os ciclistas mesmo fazem corrida, treinam por aqui. Vai melhorar o acesso pro interior também, por aqui o povo sai pro rumo da Santana, Esquisito. Facilita pra ir ao açude também, porque quando chove tem um movimento danado pro Tiririca. Vai melhorar pra todo mundo” finalizou.

A pavimentação em paralelepípedo no bairro João Melé, teve início na última segunda-feira (19). Ao todo, serão construídos 12.731,00 metros quadrados de pavimentação poliédrica.

Publicidade

A obra é resultado da aplicação de recursos do Governo do Estado, através da Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (SEAGRO), com um investimento de R$ 1.501.951,25.



Facebook

MAIS ACESSADAS