Connect with us

Jaicós

Dicionário da Língua de Sinais de Várzea Queimada é lançado em Teresina

Publicado

em

A obra “CENA: Dicionário Visual da Língua de Sinais de Várzea Queimada”, primeiro dicionário do mundo entre duas línguas de sinais, foi lançada em Teresina. O livro já havia sido lançado no Povoado Várzea Queimada, em Jaicós, em dezembro de 2023.

No último sábado (17), foi realizada a cerimônia oficial do lançamento do livro em Teresina. O evento contou com a participação da jovem Hada Leal, representando a Secretaria Municipal de Cultura de Jaicós.

O evento foi realizado no Espaço Maria Café. A programação contou com a apresentação da obra, sorteio de exemplares do dicionário e a mostra do documentário ‘Em cena – a vida em Várzea Queimada’, produzido pela Univesp TV e a TV Cultura.

O livro é resultado de um projeto de pesquisa intitulado “Léxico e gramática da CENA: a língua dos surdos da Várzea Queimada”, desenvolvido pelo professor e pesquisador Dr. Anderson Almeida da Silva, com a participação de uma equipe de pesquisadores.

O trabalho de pesquisa foi iniciado no de 2017. Foram mais de 5 anos de estudos, período em que foram registradas quase 300 expressões utilizadas pela comunidade.


Com quase 300 expressões criadas pela população local, Dicionário da Língua de Sinais de Várzea Queimada é lançado em Jaicós

Facebook

MAIS ACESSADAS