Connect with us

Jaicós

Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós

Publicado

em

Após mais de 5 anos de estudos, pesquisadores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e de outras universidades nacionais e internacionais, com o apoio do Governo do Estado do Piauí, vão lançar o livro CENA: Dicionário Visual da Língua de Sinais de Várzea Queimada.

A cerimônia oficial de lançamento e entrega dos dicionários para a comunidade surda de Várzea Queimada, será realizada na próxima terça, dia 5 de dezembro. O lançamento conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaicós, que oferecerá toda estrutura para o evento.

O evento acontecerá na praça da igreja, no centro do povoado, a partir das 18 horas. Além do lançamento do livro, a programação incluirá palestra, mostra de fotografias e um coquetel para os convidados.

O livro é resultado de um projeto de pesquisa intitulado “Léxico e gramática da CENA: a língua dos surdos da Várzea Queimada”, povoado situado na zona rural do município de Jaicós.

Comunidade no interior do Piauí cria nova língua de sinais para se  comunicar com surdos - Libras Online
Foto: Reprodução/TV Clube

O projeto é desenvolvido pelo professor e pesquisador Dr. Anderson Almeida da Silva, contando com a colaboração dos professores Dr. Ronald Taveira da Cruz do curso de Psicologia e Dr. Glauber Lima Moreira do curso de Turismo, ambos servidores da UFDPar, Dr. Andrew Nevins (UFRJ/UCL), Nádia Fernanda Araújo (UFPI-Picos), Jó Carlos Neves Freitas, servidor técnico da UFDPar e Diane Stoianov, da University College London.

Durante os mais de 5 anos de pesquisa, foram registradas quase 300 expressões utilizadas pela comunidade. O dicionário produzido vai contribuir para preservar a língua criada pela própria comunidade.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS