Connect with us

DESTAQUES

Governador autoriza construção de adutora para abastecer Jaicós com investimentos de R$ 112 milhões

Publicado

em

O governador Piauí, Rafael Fonteles, visitou a cidade de Jaicós na tarde deste sábado, 24 de fevereiro, na semana do aniversário do município, e anunciou que ainda este ano serão iniciadas as obras de construção do sistema adutor que vai abastecer a ‘terra do galo’.

A adutora é uma promessa antiga e uma das obras mais reivindicadas e aguardadas pela população da cidade de Jaicós, que há muitos anos enfrenta dificuldades para ter acesso a água.

Em cerimônia realizada em frente a Prefeitura Municipal, o governador assinou autorização à Secretaria de Estado da Defesa Civil para adotar os procedimentos necessários para a execução da obra.

O governador informou que o projeto já foi elaborado e, ao todo, serão investidos 112 milhões de reais, recursos destinados pelo Governo Federal, dentro do Novo PAC.

“Eu vim aqui dizer que finalmente o Governo do Estado e o governo do presidente Lula vão atender a população de Jaicós com a adutora. […] O presidente Lula nos ofereceu a oportunidade de indicar obras para realizar dentro do Novo PAC. Coloquei a maior parte para infraestrutura hídrica e rodoviária, e a primeira obra que encabeçou a lista foi a adutora de Jaicós. O projeto está pronto. São 112 milhões de reais, a maior obra da história de Jaicós.”, disse Fonteles.  

O projeto prevê levar água da barragem Poço de Marruá, situada no município de Patos do Piauí, até a cidade de Jaicós, distante aproximadamente 50 km.

De acordo com o governador, a obra será iniciada ainda este ano. “Não é uma obra rápida. É uma obra demorada, mas, o mais difícil era arrumar o dinheiro. O dinheiro chegou e agora é botar as mãos na obra.”, disse.

Publicidade

Em seu pronunciamento, o governador Rafael Fonteles elencou outros investimentos feitos pelo Governo do Estado no município, como mais 40 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e poliédrica, 100 quilômetros de estradas vicinais melhoradas com revestimento primário com piçarra, a construção da pista asfaltada do aeródromo de Jaicós, que está em obras, e a construção do estádio municipal, já concluída.

O prefeito de Jaicós, Neném de Edite, definiu o momento como um sonho que começa a se realizar.

“A adutora de Jaicós é um sonho antigo de todos nós jaicoenses, uma obra que já foi prometida por diversas vezes, e que finalmente agora vai acontecer. O recurso já foi garantido no Novo PAC e hoje o nosso governador autorizou a Secretaria Estadual da Defesa Civil a realizar os procedimentos para que a obra comece ainda este ano. É um momento de muita alegria e expectativa, um sonho que começa a se realizar.”, disse.

Além do prefeito Neném, também estiveram presentes o vice-prefeito Weslly Bispo, vereadores e secretários municipais, lideranças políticas estaduais como o vice-governador Themistocles Filho, o senador Marcelo Castro, o deputado federal Jadyel Alencar, os secretários de Estado, Marcelo Nolleto (de Governo) e Jonas Moura (de Transporte), do Superintendente da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, Clébio Coutinho, dentre outros.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS