Connect with us

Jaicós

Jaicós promove ação de cuidado com a saúde do homem e reforça prevenção ao câncer de próstata

Publicado

em

Diferentes faces e idades, mas um objetivo em comum. Foi o cuidado com a saúde e principalmente, a prevenção contra o Câncer de Próstata, que levou diversos homens a se reunirem para participar de uma importante ação promovida pelo município de Jaicós.

Na manhã desta segunda-feira (05), a Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma programação preventiva e orientativa voltada ao público masculino, como parte da campanha Novembro Azul, que chama a atenção para os cuidados voltados à saúde do homem.

O Centro de Convivência dos Idosos (CCI), onde aconteceu o evento, ficou lotado com a presença de cerca de quase 300 homens, das zonas rural e urbana, que se mobilizaram para o momento de cuidados com a saúde masculina.

Na abertura, Audeli Coutinho, secretária de Saúde, acolheu o público e agradeceu pela presença. “É com grande satisfação que estamos aqui realizando essa ação, e até surpresos com a quantidade de homens presentes. O dizer é que os homens não gostam muito de cuidar da saúde, então estamos felizes em ver todos vocês aqui hoje para fazer esse exame preventivo. Sabemos que o câncer de próstata acomete muitos homens, por isso o prefeito está custeando esse exame e vocês estão de parabéns por estarem aqui nesse evento. Sejam todos bem vindos”.

O prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, disse que o município investiu para atender os homens e agradeceu aos envolvidos na ação. “É uma felicidade estar aqui com vocês hoje. Agradecer a toda equipe da saúde, profissionais, a secretária e todos os envolvidos com esse evento para prevenir o câncer da próstata no homem, para cuidar da saúde. Essa é uma ação nossa, com tudo custeado com recursos próprios. Todos serão atendidos. Tivemos uma surpresa boa com a quantidade de homens presentes e mandamos aumentar o material e tudo que fosse preciso para atender cada um. Sintam-se todos a vontade e muito obrigado”.

O gestor também convidou os presentes a participarem do projeto Impacto Sertão Livre, que acontecerá em Jaicós no próximo mês. “Todos já estão convidados para o Impacto Sertão Livre em janeiro, que em parceria com a prefeitura e secretaria de saúde, vai estar em Jaicós com toda estrutura, carreta, médicos e diversos profissionais, do dia 18 a 28, para dar atenção a saúde de toda a população. E digo também que para essa ação do novembro azul no próximo ano, já teremos um grande auditório, para 300 pessoas, para receber melhor vocês”.

A médica Paloma Lustosa foi a responsável por conduzir o momento de orientações aos homens. Na roda de conversa, ela explicou sobre a importância do Novembro Azul, o câncer de próstata, seus sinais, fatores de risco e ações preventivas.

“Todo dia é dia de cuidar da saúde, de novembro a novembro, e não só no mês da campanha. O objetivo com a criação do Novembro Azul é quebrar o preconceito masculino sobre ir ao médico e realizar o exame preventivo ao câncer de próstata. E eu gostaria de parabenizar todos vocês porque realmente me surpreendi, nunca vi tanto homem junto para buscar informação sobre a sua saúde” disse.

Entre outros pontos, a médica destacou que com o diagnóstico precoce do câncer, as chances de cura são maiores; fatores de risco, como a idade, histórico familiar de câncer, falta de exercícios físicos e uso de cigarro; quanto aos sinais e sintomas, ela citou alterações urinárias, dores corporais e ósseas.

Após, a programação seguiu com a realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. Também é feito em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer.

Francisco Gabriel da Silva, de 44 anos, foi um dos participantes da ação. Para ele, o momento contribui para que os homens se informem e deixem de lado o receio. “É muito bom. Para os homens que não gostam muito do médico essa é uma oportunidade boa, onde a gente perde até o receio. Gostei muito da palestra da médica, ela explicou coisas que eu tinha dúvida e foi um momento muito importante para os homens de Jaicós. Vim pela segunda vez e quantas vezes tiver esse evento pretendo participar, pois só assim a gente se informa mais sobre nossa saúde, perde o receio. A gente tem que se cuidar o máximo possível. A vida da gente é muito curta, a gente tem que se cuidar, desde novo, para viver mais”.

Aos 60 anos de idade, José Manoel Gomes também sabe a importância do cuidado com a saúde e por isso participou da ação da campanha desenvolvida pelo município.

“Achei uma ação muito boa pra gente, é muito importante a gente cuidar da saúde. Parabenizo o prefeito, a secretária, que Deus dê boa saúde e felicidade a eles. Graças a Deus sou sempre bem atendido na saúde aqui em Jaicós, nunca faltou nada. E hoje foi uma palestra muito boa e preciosa. Perdi a outra vez, mas agora toda vida quero participar. A gente tem que se cuidar pra não chegar o ponto da gente sofrer com essa doença perigosa e ter uma vida mais bonita e boa, em nome de Jesus” disse.

Na ação também foi realizada a aferição de pressão arterial, além de ter sido servido um café da manhã a todos os presentes. No total, 292 homens foram contemplados na ação.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS