Connect with us

Jaicós

Jaicós promove campanha com foco na saúde do homem e realiza mais de 400 exames PSA

Publicado

em

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O município de Jaicós, considerando a importância dos cuidados com a saúde do homem e prevenção da doença, anualmente adere à campanha e realiza ações.

Na manhã desta segunda-feira (27), um evento voltado para os homens foi realizado pela Prefeitura de Jaicós e Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Maria de Moura Carvalho, Dona Mariquinha.

A ação registrou uma adesão ainda maior que nos anos anteriores e contou com a presença de diversos homens das zonas urbana e rural do município.

A secretaria disponibilizou o exame PSA – antígeno prostático específico – que é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. No total, quase 450 homens realizaram a coleta.

Durante toda a manhã, foram realizados também atendimentos para aferição da pressão arterial, vacinação, além de 100 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Também foi servido café da manhã para os participantes.

Morador da localidade Santana III, José Eusébio de Azevedo, de 80 anos de idade, foi um dos atendidos e enalteceu a ação. “Vim fazer o exame pela primeira vez e achei importante ‘como nunca’. Fiz exame, vacinei, ‘tirei a pressão’. Foi importante, facilitou muito pra gente porque fez muita coisa num lugar só. Pense numa coisa boa, viu?. O prefeito, o pessoal da saúde, estão todos de parabéns. Fui bem atendido, aí todo mundo é gente boa”.

O prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, participou do início ao fim da manhã de atendimentos. Ele destacou que a população masculina tem aderido cada vez mais à campanha.

“Para nós é um prazer estar à frente do município e realizar mais uma campanha na prevenção ao câncer de próstata. Hoje superou a expectativa da gente. Esperávamos 300 homens e já passou desse número bem cedo. A gente está vendo que a cada ano o homem está participando mais, está ouvindo o nosso chamado. Só agradecer a toda equipe, a Secretaria de Saúde e aguardar os exames pra gente entregar a cada paciente e observar se vai diagnosticar algum que precisa ser tratado”.

Publicidade

A ação do novembro azul contou com o envolvimento e colaboração de mais de 20 profissionais da saúde. Segundo Neném de Edite, eles foram treinados para realizar o atendimento.

“Mesmo com o grande público, foi rápido, pois a equipe foi treinada pelo Laboratório LAB Análise, de Picos e todos os exames foram coletados de forma particular pela clínica”.

O gestor ainda destacou que a campanha tem sido importante para o diagnóstico precoce da doença e que o intuito é aprimorar a ação. “Nos anos passados compravamos através dos exames dessa campanha e conseguimos diagnosticar algumas pessoas com CA. Graças a Deus foi no início e deu tempo fazer o tratamento. E no próximo ano é se preparar para outro ambiente ou então fazer uma campanha a semana toda, para gente chegar na data e não ter esse cheio. Mas graças a Deus ocorreu tudo bem”.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que a campanha tem obtido resultados positivos desde o seu primeiro ano. “Sempre tem aquele comentário de que mulher se cuida e homem não muito, mas graças a Deus, desde 2018, todos os anos tivemos uma aceitação pela campanha, pela conscientização, e os homens tem sido cada vez mais participativos. Hoje realmente superou o limite. E a gente alerta a população que o exame é de suma importância. A cada ano que a gente realiza vem descobrindo problemas. Ano passado descobrimos alguns pacientes que estavam com o PSA alterado, sem ter sintoma algum. Então, a prevenção ainda é o melhor remédio”.

Ela também falou que há todo o acompanhamento para as pessoas que venham a ser diagnosticadas com a doença. “As pessoas que foram diagnosticadas ano passado estão em tratamento em Teresina, sendo bem acompanhadas. A gente torce para que não dê nada, mas se der, tratar com antecedência é sempre melhor. A gente agradece a população masculina por atender o chamado da gente e se fazer presente. O resultado dos exames de hoje, daqui há 10 dias os pacientes podem procurar na policlínica. Ao receber o resultado, procure seu médico PSF para analisar e ver se deu alguma alteração ou não para fazer os encaminhamentos corretos”.


Facebook

MAIS ACESSADAS