Connect with us

Jaicós

Jaicós realiza 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na manhã desta sexta-feira (13), a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

A conferência, que abordou o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, foi realizada na sede da Secretaria de Assistência Social.

O evento tem o objetivo de debater e propor diretrizes para a Política e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público.

Na abertura, a secretária de Assistência Social, Oziana Oliveira, agradeceu aos presentes e destacou a importância da conferência. “Quero agradecer a cada um de vocês que veio participar dessa conferência e às nutricionistas Michely e Paula Gabriela. Essa é mais uma importante ação que o município abraça, é um trabalho voltado a uma alimentação de qualidade, que deve ser implantada nas escolas, nos programas. Então, o município está de parabéns por dar o pontapé nessa iniciativa, que envolve não só a Assistência, mas Agricultura, Saúde, Educação e as cooperativas”.

Logo após, foi feita a leitura do regimento interno da conferência, que foi aprovado pelos presentes.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Michely Carvalho, ministrou a palestra técnica de orientação sobre a Política Nacional de Segurança Alimentar. Ela destacou que para ser possível promover a segurança alimentar, é preciso um trabalho intersetorial, com a participação ativa da sociedade e falou sobre os eixos temáticos.

Em seguida, a nutricionista coordenou os trabalhos da votação das propostas elaboradas em conjunto com base nos três eixos temáticos, que são: determinantes e Macrodesafios para a Autoridade e Segurança Alimentar e Nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada; Democracia e Participação Social.

Entre as propostas aprovadas estão o aumento do cofinanciamento público, construção de uma horta pública, realizar treinamentos e cursos para especializar os empreendedores do município, resgatar e fortalecer os cursos já existentes, para que alcance um maior número de agricultores.

Após, foram eleitos os delegados que representarão o município na conferência estadual: Francisca Lúcia da Silva Lopes (Titular), Fabiano Lopes Batista (Suplente),
Marinês de Jesus Costa (Titular), Marcia Fernanda da Silva (Suplente), Iraneide Ferreira de Sousa (Titular) e Divanilda Teresinha Bezerra (Suplente).

Publicidade

Ao final, a secretária Oziana Oliveira fez a entrega de certificados a todos os participantes da conferência.


Facebook

MAIS ACESSADAS