Connect with us

DESTAQUES

Jovem de Jaicós é premiada com medalha de ouro na Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

Publicado

em

A jovem estudante Layna Manuely Martins, representou o município de Jaicós e também a escola onde estuda, o Instituto Monsenhor Hipólito, sediado em Picos, na 35ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

O evento, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Agência Espacial Brasileira e Sociedade Astronômica Brasileira, reuniu estudantes de Ensino Médio cujos foguetes obtiveram bons resultados na 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) 2022.

Layna integra a equipe formada também pelos estudantes Débora Rodrigues e Felipe Matheus, que participa da Mobfog desde 2021, tendo sido medalhista nas duas edições. “A gente foi medalhista em 2021 e 2022 e por causa da visibilidade que a Mobfog proporcionou para mim e minha equipe, a gente foi chamado para ir para o Rio de Janeiro”.

A equipe da estudante se consagrou como uma das campeões dessa edição da Jornada de Foguetes com o alcance de 245 metros, no lançamento do foguete nível 4, movido a vinagre e bicarbonato. O grupo ficou no top 10, da turma 8.

Layna, premiada com medalha de ouro, disse que foi uma experiência gratificante. “Foi um trabalho muito gratificante e positivo, pois é fruto de muito empenho, desde 2021. Realmente a gente não esperava ser chamado para o Rio e quando soubemos que íamos, nos esforçamos mais ainda. Acredito que o resultado que estamos tendo é fruto de muito trabalho. Foi muito gratificante para mim representar a minha instituição, que é o Instituto Monsenhor Hipólito e também a minha cidade de Jaicós. É uma vitória não só pra mim, mas pra toda equipe”.

Ela também disse que o evento proporcionou muito aprendizado. “Foi muito bom, a gente pôde aprender muito, colher informações com as outras equipes. Além de ser uma experiência em que a gente ganhou medalha, troféu, reconhecimento, a gente também ganhou em aprendizado e ensino para a gente poder sempre estar melhorando esse trabalho que a gente realiza desde 2021”.

A Jornada de Foguetes integra a 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Facebook

MAIS ACESSADAS