Connect with us

Jaicós

Localidade Tiririca ganha Ponto de Apoio a Saúde e Prefeitura de Jaicós fortalece assistência à população

Publicado

em

Aproximando cada vez mais os serviços da população, o Governo Municipal de Jaicós segue investindo na estruturação da saúde. Uma das estratégias, tem sido a construção de pontos de apoio, vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Somando o emprego de mais de 191 mil reais, recurso de emenda parlamentar do deputado federal Júlio César, um novo Ponto de Apoio à Saúde foi construído na localidade Tiririca I, contribuindo para melhorar a assistência à população rural.

Inaugurado na manhã deste sábado (10), o mais novo espaço de atendimento é a primeira obra entregue à comunidade jaicoense como parte da programação alusiva ao aniversário de 190 anos de Jaicós.

A solenidade de inauguração contou com a presença de prefeito Ogilvan Oliveira, Neném de Edite, vice Weslly Bispo, secretária de Saúde, Audeli Coutinho, vereadores, além de outras autoridades municipais e os moradores da localidade.

O ponto de apoio, que integrará a UBS Alberto Bessa Luz, foi construído renovando o espaço onde antes funcionava uma escola. O local conta com toda estrutura para a realização dos atendimentos de saúde, possuindo recepção, dois consultórios, cozinha e banheiro.

Os atendimentos no ponto serão realizados pelo médico Sílvio Marreiros e o enfermeiro Vinícius Franklin, conforme cronograma a ser organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. A equipe conta ainda com Agente Comunitário de Saúde, Técnica em Enfermagem e profissional de Educação Física.

Cerca de 80 famílias que residem na Tiririca serão contempladas com os serviços no local e não precisarão mais se deslocar até a sede da cidade em busca de atendimento.

A família de Marciana Joana de Sousa, que reside na localidade há 1 ano e 2 meses, será uma das contempladas. Ela, que reside com o marido e as duas filhas, vai ter acesso mais fácil aos serviços de saúde.

“Quando precisava de atendimento sempre tinha que ir para Jaicós. Ia de moto com a criança pequena, era ruim. Mas agora com esse postinho vai ser muito bom, mais fácil para nós. Com certeza vai ser muito melhor agora. Eu não imaginava que teria esse postinho aqui, é um sonho realizado. Só o prefeito Neném mesmo pra fazer isso. A gestão está de parabéns” disse ela.

A enfermeira da equipe da UBS Bessa, Maria das Mercês Silva Farias, disse que agora os atendimentos serão feitos com mais comodidade. “Trabalhamos até hoje sem um ponto de apoio, os atendimentos eram num sala de aula, com visitas ou na casa de um morador. Solicitamos esse apoio ao prefeito Neném de Edite e hoje estamos inaugurando, para oferecer mais conforto ao profissional e os pacientes. Vamos fazer o cronograma para que o médico venha atender, o enfermeiro fazer as prevenções, a profissional de educação física, Amanda. Vamos fazer todo um cronograma para dar uma assistência melhor à comunidade”.

Ela informou que os atendimentos iniciam a partir do dia 1º de março. A enfermeira detalhou que serão realizados o atendimento de enfermagem voltado a hiperdia, além de imunização, prevenção e pré natal das gestantes.

Em entrevista, o prefeito Neném de Edite disse que a gestão tem aproximado a saúde da população. “Estamos dando início às festividades dos 190 anos de Jaicós, podendo entregar de fato o Ponto de Apoio a Saúde onde foi investido só na estrutura física 191 mil reais, fora os equipamentos. É um prazer hoje entregar essa obra a comunidade Tiririca. Aqui era uma escola desativada por outras gestões e aproveitamos a estrutura para trazer um aconchego melhor aos moradores, os atendimentos mais próximo de casa. Estamos levando a saúde mais perto das pessoas “.

Publicidade

Segundo o gestor, também está sendo investindo mais de 80 mil nos equipamentos do Ponto de Apoio a Saúde, sendo que uma parte ainda será entregue pela empresa.

“É um prazer estar aqui ao lado do vice-prefeito Weslly Bispo, que é filho dessa localidade. Entrego essa obra com alegria, sabendo que tem uma estrutura com objetivo de atender aqueles que mais precisam. Que Deus abençoe essa comunidade, esse povo e nossa gestão, para que possamos dar continuidade no progresso dessa cidade que tanto amamos e cuidamos com carinho. Vocês podem ter certeza, que mesmo o Neném de Edite não mais exercendo o cargo de prefeito, irei dar minha contribuição para ver a minha terra cada vez melhor” disse Neném.

Ao Cidades Na Net, a secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que o Ponto de Apoio possui toda estrutura para bem atender a comunidade. “É mais um ponto de apoio que estamos entregando, que vai dar um melhor atendimento e comodidade a uma região onde tem bastante idosos, que precisavam estar se deslocando para a cidade, e agora poderão estar recebendo os atendimentos aqui mesmo. O posto está bem estruturado, com ótimas acomodações, para dar o real conforto que a população precisa. Peço que os moradores zelem pelo local, que é patrimônio da população”.

Ela ainda destacou que a gestão tem investindo em aproximar a saúde da população. “Estamos buscando levar a saúde para mais perto da população. O quanto que vem de recurso que a gente pode voltar para o usuário, que é quem de fato precisa da saúde pública, a gente está investindo e ajudando essa população que tanto necessita”.

O vice-prefeito, Weslly Bispo, destacou sua alegria pela entrega da obra a comunidade. “Dizer da nossa alegria e satisfação por estar inaugurando mais uma obra, uma grande conquista para essa comunidade e para a gestão. Só tenho que agradecer essa parceria com o prefeito Neném de Edite. Cada vez mais a gestão está se empenhando para trazer a saúde mais perto e com certeza, quem ganha é a população jaicoense. A gestão está se empenhando para fazer a diferença e só tenho que agradecer a todos que fazem parte dessa gestão, pois sem vocês essas conquistas não seriam possíveis” falou.


Facebook

MAIS ACESSADAS