Connect with us

Acauã

Municípios aprovam criação da Regional de Saúde do Vale do Itaim; governo garante investimentos

Publicado

em

A descentralização dos serviços de saúde com a criação da Regional de Saúde do Vale do Itaim foi discutida em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 29, na APPM – Associação Piauiense de Municípios, em Teresina.

O encontro reuniu representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí, prefeitos e secretários de saúde dos municípios que integram o Território.

Conforme a proposta, nova Regional de Saúde é desmembrada do Território Rio Guaribas, e composta por 16 municípios – Acauã, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, Jaicós, Marcolândia, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos do Piauí, Paulistana, Simões e Queimada Nova – e uma população de 127 mil habitantes.

Desta forma, as regionais de saúde seriam distribuídas de acordo com os 12 Territórios de Planejamento do Estado do Piauí.

“Nós temos 12 Territórios de Desenvolvimento e tínhamos 11 Territórios de Saúde. Com essa mudança, teremos essa igualdade. Isso vai permitir que o Estado consiga investir mais na Saúde nesse novo Território, para que, descentralizando o atendimento, melhore o fluxo de exames, de atendimento, de consultas e até de cirurgias.”, disse Antônio Luiz, secretário estadual de Saúde.

Segundo ele, o Governo tem um Plano de Expansão de Vigilância em Saúde da Rede de Média e Alta Complexidade para o Piauí, que contempla a cidade de Paulistana, polo da nova Regional.

Conforme o Plano, a cidade de Paulistana terá ambulatório com consultas em pelo menos 10 especialidades; Central de Exames Especializados com exames cardiológicos, tomografia computadorizada, ultrassom, raio-X, mamografia, endoscopia alta e baixa, exames oftalmológicos e laboratoriais; Policlínica e apoio nos procedimentos cirúrgicos do Hospital Municipal; Centro de Parto Normal;  Núcleo de Informação em Saúde/Sala de Situação; Rede de Frios –Imunobiológicos; Laboratório de Zoonoses; Centro de Reabilitação –  CER II; CEREST Regional; e Centro de Especialidades Odontológicas – CEO Tipo II.

Publicidade

Na apresentação do Plano, os técnicos da SESAPI apresentaram aos municípios os prazos para implantação dos serviços em Paulistana. A primeira etapa seria o ambulatório de especialidades e a Central de Exames Especializados, prevista para outubro de 2024. Os prazos variam até outubro de 2026.

A proposta foi amplamente discutida entre os presentes, com opiniões favoráveis e contrárias ao desmembramento e a criação da nova Regional de Saúde.

Nas falas, alguns argumentaram que a descentralização dos serviços e os investimentos anunciados pelo Governo trarão benefícios para o Território Vale do Rio Itaim, que seria fortalecido e deixaria de depender de Picos, que até então abrangia a 42 municípios com uma população de 365 mil pessoas, o que causa uma sobrecarga que compromete a capacidade de atendimento.

Outros argumentaram que a regionalização em Paulistana estaria distanciando ainda mais os serviços da população que reside em cidades como Caldeirão Grande do Piauí, Marcolândia, Francisco Macedo, Belém, Jaicós e Massapê do Piauí. A sugestão foi descentralizar ainda mais os investimentos, ou seja, que cidades como Jaicós fossem contempladas com investimentos e classificadas como polos regionais de saúde.

Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, prefeito de Jaicós, destacou que o seu município tem estrutura física e recebendo investimentos para custeio e equipamentos, estaria apto para atender os municípios da região.

“Isso encurtaria ainda mais as distâncias e evitaria esse fluxo para Picos, que é sobrecarregado, e para Paulistana, que fica distante para o deslocamento. Jaicós poderia atender Massapê, Patos, Belém, Padre Marcos e outros.”, disse.

Ao final das discussões, a proposta foi colocada em votação e aprovada por maioria. Dos 15 municípios presentes, 14 foram favoráveis. Votaram contrários apenas os representantes do município de Paulistana, que, conforme o Plano do Governo do Estado, selecionado para receber os investimentos e sediar a Regional.

Publicidade

Gederlânio Rodrigues, o GD, prefeito de Jacobina do Piauí e presidente da AMVI – Associação de Municípios do Vale do Itaim, classificou a aprovação como um grande passo para o fortalecimento da saúde na região e mais uma grande vitória para o Território do Itaim.

“Hoje nós aprovamos a descentralização do Vale do Itaim do Vale do Guaribas. Com isso, a nossa região ganha uma independência no sistema de saúde. A partir de agora, a gente vai discutir e traçar todas as estratégias de saúde necessárias para o Vale do Itaim, e junto com os gestores, junto com os secretários de saúde, buscar melhorias para o setor.”, disse o gestor.  

GD salientou que as questões de pactuação dos serviços para Picos ou Paulistana serão discutidos entre os prefeitos e secretários municipais nas reuniões da Comissão Intergestores Regional (CIR) conforme for melhor para cada município, considerando pontos como distância, capacidade de atendimento.

O prefeito e presidente da Associação acredita em melhorias. Segundo ele, a descentralização dos serviços vai desafogar a Regional de Picos. “Não só ajuda a nossa região, como também, ajuda o Vale do Guaribas, porque vamos desafogar o Hospital de Picos, dando mais espaço para o Vale do Guaribas. Quando as cidades da região de Paulista não precisarem ir a Picos, aquelas vagas que essas dez cidades iriam ocupar, ficará disponível para as cidades que estão mais próximas a Picos.”, pontuou.

Leopoldina Cipriano, presidente do COSEMS no Piauí, também avaliou a decisão como importante e positiva. “Essa decisão possibilita ao Estado a criação do Território de Saúde e mais investimentos do Governo na região, expandindo não só a saúde mental, mas a média e alta complexidade e melhorando todos os serviços que são ofertados naquela região.”, disse.

A presidente, no entanto, salientou que o Governo do Estado tem deve levar em consideração a vivência dos municípios, as particularidades de quem está na ponta, no dia a dia, que conhece os desafios de se oferecer saúde acessível e de qualidade para a população. “O governo tem que refletir, tem que replanejar o Plano de Expansão para que a gente se sinta contemplado e que todos os gestores possam estar garantindo o melhor serviço dentro da região para a população.”

Também estiveram presentes o diretor-geral da APPM, Leal Júnior, os prefeitos Raimundo Júlio (de Queimada Nova), Dr. Corinto Matos (de Marcolândia), Rivaldo Carvalho (de Massapê), Paulo Sério (de Acauã) e Joaquim Neto (de Patos do Piauí).

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS