Connect with us

Jaicós

Professora que dedicou 25 anos à educação em Jaicós é homenageada pela Escola Padre David

Publicado

em

Um reconhecimento ao seu empenho, atenção e amor, direcionados à arte de educar. Foram mais de duas décadas dedicadas a compartilhar conhecimento, a ajudar diversos alunos a trilharem um belo caminho pela educação e realizarem sonhos.

Encerrando a sua trajetória como professora, ela foi homenageada. Maria de Jesus Moura, 57 anos de idade, que marcou a vida de muitos, teve também um momento especial e marcante em homenagem à ela.

Maria de Jesus atuou por 25 anos na Rede Municipal de Educação de Jaicós, sendo 10 anos lecionando na localidade Sítio, zona rural de Jaicós e 15 anos na Escola Municipal Padre David Ângelo Leal, além do trabalho realizado também pela Rede Estadual de Ensino.

Marcando a despedida da educadora das salas de aula, a escola que por muito tempo foi seu segundo lar, Padre David, preparou uma homenagem especial, realizada na tarde desta quarta-feira, 7 de junho.

O pátio da unidade de ensino foi tomado por alunos, professores e pais, que se reuniram para receber com muito carinho a educadora. Foram exibidos vídeos com fotos da professora em atuação. Mães de alunos também fizeram uma homenagem e presentearam Jesus Moura com uma cesta.

A diretora Maria Vera Lúcia, a Caçula, e professoras se pronunciaram destacando a dedicação e amor de Jesus Moura pela profissão. Segundo elas, a professora nunca chegou atrasada na escola, trabalhava mesmo quando estava doente e sempre buscou realizar as aulas da melhor maneira, contribuindo com o aprendizado dos alunos.

Os alunos também homenagearam a educadora entregando cartinhas, flores e presentes para ela. Jesus Moura também ganhou dos seus pequenos muito carinho e uma série de abraços.

Em entrevista ao Cidades Na Net, Jesus fez agradecimentos pela homenagem recebida. “Quero agradecer os professores, a diretora, meus alunos, as mães dos meus alunos. Agradecer por essa linda homenagem que fizeram a mim. Fiquei muito emocionada, chorei. Eu não esperava receber essa homenagem, para mim foi uma surpresa muito grande, eu nunca imaginei. Os alunos até tinham me falado sobre uma surpresa, mas eu pensei que eles iam fazer na sala deles, nunca imaginei que seria toda a escola que faria essa linda homenagem. Foi muito gratificante e emocionante”.

Ela também falou sobre sua atuação como professora e disse que sempre procurou se dedicar. “Sempre procurava inovar a cada dia. Porque o pessoal diz que professor antigo não renova, não se adapta às coisas novas, mas eu fui me adaptando. No tempo de pandemia mesmo fizemos vídeo aulas, e eu ficava sempre a disposição para ajudar com o que eles precisassem entender melhor. E ano, passado como era o último ano, decidi fechar com chave de ouro, fazer tudo que tinha direito. Eu pedia demais (risos), mas a diretora sempre me ajudando, me dando o que eu precisava, e quando aqui não tinha eu mesma comprava e fazia as aulas lúdicas, que eles acham melhor e aprendem muito mais rápido do que o tradicional”.

Por fim, ela destacou sua gratidão por poder ter contribuído com a educação em Jaicós. “Me sinto muito grata por trabalhar na educação do município durante esses 25 anos. Nunca trabalhei só por dinheiro, mas por amor ao que eu faço. Hoje vejo os vários frutos do meu trabalho. Alunos que estão trabalhando no mesmo ofício que eu e outros que não são professores, mas estão exercendo outras profissões. Isso para mim é muito gratificante mesmo”.

A diretora Caçula, idealizadora da homenagem, falou sobre a ideia. “Eu assisti um vídeo de uma escola no Ceará, de um professor que ia se aposentar e a escola fez uma homenagem, e isso foi uma inspiração para mim. São mais de 30 anos na educação e eu nunca vi uma homenagem assim a um professor. Professor é uma das profissões mais importantes, mas a gente vê homenagem a todos os profissionais, mas para o professor dificilmente a gente vê. E depois desse dia, decidi que o próximo professor que fosse se aposentar, eu faria essa pequena homenagem. Por merecimento teria que ser grande, mas o que fizemos foi com amor”.

Para ela, foi uma homenagem mais que merecida. “A professora Jesus trabalhou mais de 25 anos, e ela nunca colocou atestado, nunca faltou, não chegava atrasada. Tinha aulas dinâmicas, tem um carinho grande pelas crianças e os pais, e foi a primeira na minha gestão que se afastou, então realizamos essa merecida homenagem. Estou muito feliz, emocionada. Contei com a ajuda principalmente da minha colega, professora Francisca Galvão, depois levei a ideia para os pais, para a professora atual, Aldenir, e aconteceu. Uma homenagem simples, mas com todo carinho e de coração”.


Veja fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS