Connect with us

Jaicós

Saúde de Jaicós desenvolve programa de incentivo à prática de atividade física

Publicado

em

Usuários da saúde do município de Jaicós, estão sendo beneficiados através das ações de um programa do Ministério da Saúde, que visa estimular a realização de atividade física, principalmente entre pessoas com doenças crônicas, por meio da inserção destas atividades na rotina dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Trata-se do Incentivo de Atividade Física (IAF), que busca fortalecer e ampliar essas práticas na atenção primária, ao viabilizar a contratação de profissionais de educação física, a aquisição de materiais de consumo, e a qualificação de ambientes relacionados à atividade física.

No município de Jaicós, as ações do IAF já são desenvolvidas em Unidades Básicas de Saúde da sede e zona rural.

Nesta quarta-feira (17), a Secretaria de Saúde promoveu a aula inaugural do IAF com pacientes das microáreas das ESF Alberto Bessa Luz e Lourdinha Crisanto.

A aula foi realizada no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Maria de Moura Carvalho, reunindo a participação de pacientes e profissionais de saúde das duas equipes envolvidas.

O evento teve início com um momento de acolhimento, boas-vindas e de apresentação do IAF e da profissional que estará desenvolvendo as atividades com os pacientes, a profissional de Educação Física, Amanda Costa.

Em seguida, Amanda Costa conduziu um momento de alongamento, que é um tipo de exercício essencial para manter ou aumentar a flexibilidade corporal por meio do estiramento das fibras musculares, e que, além de prevenir lesões, melhora a postura corporal.

Ao final das atividades, também foi servido um café da manhã para todos os presentes.

Em entrevista, a profissional de Educação Física, Amanda Costa, falou sobre os benefícios da atividade física. “As aulas vão funcionar durante a semana. As atividades que pretendo utilizar são tanto o funcional, como aula de dança, alongamento de mobilidade e também usar as academias de saúde instaladas nas praças aqui da nossa cidade. Vai melhorar a saúde desses pacientes de várias formas, tanto física, como mental, ajudando com autoestima, questão de locomoção, ansiedade”.

Publicidade

Ela também destacou que pacientes de todas as idades podem participar. “É um projeto aberto a todas as idades, desde crianças a idosos. Vamos estar disponíveis para trabalhar com gestantes, diabéticos, hipertensos, obesos. A atividade física só traz benefícios para todos os praticantes”.

A Coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Silva, informou que inicialmente o município conta com três profissionais de educação física que atuarão nas ESF’s Alberto Bessa Luz, Dra Lourdinha Crisanto, Adão Barbosa (Várzea Queimada), Maria das Mercês de Lima (Croazal), Domingos José da Silva (Esquisito) e José Francisco Batista (Tanque dos batistas).

“Estes realizarão atividades com os usuários das microáreas das equipes citadas semanalmente de acordo com o cronograma elaborado pelos profissionais, que serão divulgados através das mídias sociais e ACS’s” explicou ela.

A coordenadora ainda destacou a importância do programa. “É imensa a satisfação em ver esta ação acontecer, tendo em vista todos os benefícios que a prática da atividade física traz, além de ajudar a manter o peso em níveis adequados, regula os níveis de colesterol no sangue e melhora a saúde do coração, diminuindo o risco de infarto e faz um bem enorme também a saúde mental” concluiu.


Facebook

MAIS ACESSADAS