Connect with us

Jaicós

Secretaria realiza I Mostra Cultural em Jaicós e evidencia arte e tradições locais

Publicado

em

A cultura, arte e tradições locais ocuparam lugar de destaque e foram evidenciadas durante o quarto dia da programação alusiva aos 190 anos de emancipação política do município de Jaicós.

Foi realizada na noite desta segunda-feira (19), na Quadra Poliesportiva Francisco Brás de Oliveira, a I Mostra Cultural “Segredos e Mistérios na Terra do Galo”. Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, o evento possibilitou ao público a oportunidade de acompanhar várias manifestações artísticas e conhecer talentos.

Quem chegava ao local era recebido na “Cidade da Cultura”, com uma bela exposição de materiais feitos no município. Crochê, peças produzidas com palha e borracha de pneus, culinária, micro artes para unhas, livros, foram expostos e chamaram a atenção do público.

O evento também contou com diversas apresentações. No sax, a pequena Ísis Vitória encantou ao apresentar o Hino de Jaicós. Jayme e Lourinho fizeram aboios, integrantes do grupo Cordão de Ouro também se apresentaram. Dança, quadrilha junina, música evangélica, forró e poesia também integraram a noite cultural.

O repentista Genivaldo Sousa, homenageou o saudoso escritor Wanderson Wangley, que também foi contemplado através da lei, mas partiu recentemente.

Na programação, também foi realizada a certificação dos artistas e agentes culturais do município, de diferentes segmentos, que foram contemplados através dos editais da Lei Paulo Gustavo. No total, 67 artistas foram beneficiados, com subsídio de mais de R$ 170 mil.

A Associação de Mulheres Artesãs de Várzea Queimada, está entre os contemplados. Maria do Rosário, que integra o grupo, destacou sua alegria pelo trabalho desenvolvido. “Para mim foi muito bom, fiquei feliz pelo grupo ter sido contemplado e por participar, colocar nossa barraca aqui. E o incentivo financeiro ajudou muito. Nosso artesanato é bem conhecido e hoje está muito melhor do que o que era, estamos exportando peças para longe. Nosso grupo hoje tem 30 mulheres. Eu comecei a fazer artesanato com 9 anos. Só tenho que agradecer a Deus”.

O músico, professor e pai da artista Ísis Vitória, Marcos Rogério, disse que a lei veio para incentivar a cultura. “Essa lei veio como uma ajuda e vejo também como incentivo, porque por muito tempo nossa categoria foi esquecida por políticas públicas e agora essas leis viera para incentivar todo um trabalho em vários segmentos culturais. Ver minha filha na arte é a realização de um sonho meu, porque eu amo música e eu me sinto na obrigação de incentivar ela a desenvolver atividades como essa. E essa apresentação hoje vi como mais uma oportunidade de apresentar minha filha e o meu trabalho”.

A secretária de Cultura, Alessandra Leal, destacou o momento como histórico para acidade de Jaicós. “Hoje estou emocionada por esse momento que ficará marcado na trajetória artística e cultural do nosso município. Foi uma longa trajetória para chegar até uma festa tão bonita como essa. É um momento histórico e hoje estamos vendo que a cultura tradicional da nossa região está começando a ser valorizada e isso traz resultados a longo e médio prazo. Todo esse trabalho foi feito com transparência. Não conseguimos agradar a todos, mas a grande maioria está representada e nós acreditamos que esse trabalho é a cara de Jaicós”.

Ela também disse que os artistas tem sido beneficiados e que novos editais virão. “Temos um planejamento que assegura recursos para novos editais nas mesmas áreas e em outras que não foram contempladas agora. Mas tudo isso depende de um mapeamento cultural que será lançado em breve. Hoje, cada artista recebe um certificado, que atesta que são sim, integrantes da cultura de Jaicós. E cada vez mais fazedores de cultura tem sido beneficiados através das leis de incentivo. Na edição anterior da Lei Aldir Blanc, 37 artistas foram contemplados, e desta vez, na Lei Paulo Gustavo, 67 artistas jaicoenses foram beneficiados”.

O evento foi bastante prestigiado. Entre os presentes, o vice-prefeito, Weslly Bispo, os vereadores Ednaldo Santana, João Bosco, o Bosquinho, Sirlene Lopes e Dalvenisa Nascimento, o secretário de Agricultura, Deoclécio Leal.


Facebook

MAIS ACESSADAS