Connect with us

Jaicós

Vereadora quer instituir uso do “Colar de Girassol” para identificar pessoas com deficiências ocultas em Jaicós

Publicado

em

Foi apresentado durante a sessão da Câmara Municipal de Jaicós, nesta sexta-feira (19), o Projeto de Lei que institui o uso do “Colar de Girassol”, como símbolo identificador de pessoas com deficiências ocultos no município de Jaicós.

Conforme a autora do projeto, a vereadora Francisca de Paiva Carvalho, a Francisca de Manin, o Cordão tornou-se um símbolo de apoio para pessoas com deficiências ocultas ou não visíveis, que necessitam de suporte adicional, ajuda ou um tempo maior para desempenhar suas tarefas. “A ideia, também, está focada na conscientização e disseminação do conhecimento, para que as pessoas, espontaneamente, adotem comportamentos mais acolhedores e empáticos” destacou ela.

De acordo com o projeto, as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, ficariam responsáveis pela publicidade e orientação, por meio de seus órgãos competentes e de instrumentos adequados, quanto ao uso do colar de girassol por pessoas com deficiência.

O projeto também estabelece que, a aquisição do colar do girassol, por ser de uso facultativo, deverá ser feita pela própria pessoa que deseja fazer sua utilização, ou por seu responsável.

O documento também destaca que os órgãos públicos e estabelecimentos privados ficariam responsáveis pela orientação de seus colaboradores e funcionários quanto ao prescrito na Lei do uso do colar de girassol como símbolo de identificação de pessoas com deficiências ocultas.

O projeto foi encaminhado às comissões.

Publicidade

Assista à sessão na íntegra e veja fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS