Connect with us

Marcolândia

II Semana de Prevenção alerta sobre a gravidez na adolescência em Marcolândia

Publicado

em

Entre os dias 11 e 15 de setembro, a Prefeitura de Marcolândia, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, promoveu a II Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adolescência.

Sob o tema “Gravidez na adolescência não é brincadeira!”, a campanha foi realizada em escolas públicas de ensino do município para pais e alunos, onde foi falado dos riscos e cuidados acerca da gravidez precoce.

Uma temática útil e de extrema importância, a semana de prevenção traz um alerta, tendo em vista o grande número de adolescentes grávidas precocemente.

Programação

A semana de prevenção teve início na última segunda-feira (11), com o lançamento da campanha pelas redes sociais. O objetivo foi aguçar a participação do público-alvo para as rodas de conversa realizadas posteriormente.

A primeira palestra aconteceu na terça-feira (12), na Unidade Escolar Estadual Cosma Ramos de Sousa, com a presença dos pais e responsáveis pelos alunos. O momento foi conduzido pela psicóloga Eribetânia Carvalho, que alertou os pais e orientou para que haja um diálogo aberto com os filhos sobre a sexualidade, de maneira que venha prevenir a gravidez na adolescência.

Já na quarta-feira (13), a assistente social Gerlânia conversou os estudantes da educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Valdir Tintiliano. A palestra aconteceu no auditório da referida unidade.

O último dia de palestras ocorreu nos turnos da manhã e tarde desta quinta-feira (14), novamente, na Escola Estadual Cosma Ramos de Sousa. Desta vez, o tema central foi desenvolvido com a participação dos estudantes e foi ministrado pela enfermeira Ítala Nathalia e a psicóloga Deborah Modesto.

Fechando a programação, nesta quinta-feira (15), foram produzido vídeos para divulgação contendo as ações que foram realizadas ao decorrer da Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência.

Falas

Publicidade

O prefeito Dr. Corinto Matos avalia a campanha e ressalta a necessidade para alertar os adolescentes. “É uma campanha de extrema importância nos dias atuais. Vemos várias adolescentes já grávidas, sendo que elas ainda não têm o corpo e mente formados para que já possam engravidar, levando em consideração os riscos que existem. Então é muito importante alertar, prevenir e para isto, precisa-se de conversa e diálogo”, destacou.

Prefeito Dr. Corinto Matos

A psicóloga Eribetânia, que esteve ministrando a palestra na escola Cosma Ramos de Sousa, explica os principais temas abordados. “Para falar desse tema tão importante e necessário, já que a gente está com um número elevado de gestantes menores de idade, nós iniciamos conversando com os pais. Quando acontece a gravidez na adolescência, uma das principais causas é a falta de diálogo na família, porque quando os filhos têm essa aproximação com os pais, eles começam a entender que há fases para tudo, porque o seu corpo e as suas emoções ainda não estão preparados. No encontro com os pais nós conversamos sobre o vínculo familiar, formas de prevenção, amizade entre os pais e os adolescentes e se a adolescente engravidar o que fazer, e o correto será sempre acolher”, afirmou.

Psicóloga Eribetânia Carvalho

A assistente social Gerlânia comentou sobre o foi enfatizado no encontro da turma EJA. “Nós abordamos o conceito da adolescência, onde tem a formação da identidade da autonomia, onde surgem dúvidas, incertezas e diante desse conceito, abordamos sobre a gravidez na adolescência, as consequências e os riscos. Nesses dias, a gente também falou sobre os fatores que levam a gravidez, que geralmente é a falta de conhecimento. Foi abordado sobre a responsabilidade que na maioria das vezes fica só sobre a menina e a família, mas caso o pai dessa criança seja adolescente, é necessário que a responsabilidade também esteja sobre ele e sua família. Esses momentos foram muito produtivos, onde as mães contaram experiências, compartilharam ideias, e abordamos diversos assuntos com o objetivo de trazer orientações corretas sobre esse tema”, concluiu a assistente social.

Assistente social Gerlânia

Em entrevista, a enfermeira Ítala Nathalia destacou o que foi abordado no último dia de conversa. “Na manhã e na tarde desta quinta-feira nós estivemos participando da segunda semana da gravidez na adolescência, aqui a gente abordou sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), sobre a forma de prevenção e trabalho. Nesses momentos nós tentamos conscientizar os adolescentes e jovens a buscar o serviço de saúde e buscamos trazer o maior número de informações para eles”, finalizou.

Enfermeira Ítala Nathalia

A psicóloga Deborah Modesto também ministrou a palestra na escola Cosma Ramos de Sousa. Ela relata que o dia foi enriquecedor e de troca de informações. “Estamos na segunda semana municipal de prevenção a gravidez na adolescência, em um dia de ação aqui na escola, onde a gente pôde trocar informações com o público adolescente. Na oportunidade, eles tiraram dúvidas, houve uma troca de informações, bem como o compartilhamento das opiniões dos alunos. Os momentos foram ricos e de contribuição para a saúde e de conscientização para os adolescentes”, frisou.

Psicóloga Deborah Modesto à direita

Boni é o diretor da escola Cosma Ramos de Sousa. Ele agradece a parceria da Prefeitura com a escola. “Quero agradecer a Prefeitura de Marcolândia por fazer essa parceria e ter incluído nossa escola nessa campanha. Na terça-feira, nós tivemos um momento com os pais, onde a psicóloga Eribetânia ministrou a palestra, e na quinta- feira contamos com a presença da enfermeira Ítala e a psicóloga Deborah, que também trouxeram orientações de extrema importância para nossos alunos, nos turnos manhã e tarde. Que essa parceria possa continuar, e a nossa escola sempre estará de portas abertas para as campanhas”, disse o diretor.

Diretor Boni

Imagens: Ascom/Prefeitura de Marcolândia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS