Connect with us

Marcolândia

Prefeito de Marcolândia participa da I Assembleia da MRAE sobre abastecimento e saneamento no Piauí

Publicado

em

Aconteceu na manhã desta terça-feira (05), da I Assembleia da Microrregional da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí – MRAE, no auditório da Associação Piauiense de Municípios – APPM, em Teresina.

O evento foi presidido pelo govenador Rafael Fonteles, presidente da MRAE, e acompanhado por aproximadamente 120 prefeitos, secretários de estado, vice-prefeitos, vereadores e técnicos municipais. Entre as autoridades presentes estava o prefeito de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade, que é presidente da APPM.

O encontro oportunizou a discussão de estratégias para universalizar o acesso à água potável e a viabilização do saneamento básico para a população até o ano de 2033, de acordo com o Novo Marco Legal do Saneamento.

O presidente da APPM, Toninho, falou que a parceria entre estado e municípios é de grande importância para o cumprimento do Novo Marco do Saneamento Básico no Piauí.

Presidente Toninho ao lado do governador Rafael Fonteles e do secretário de Governo Marcelo Nolleto

“Aqui o foco principal é o saneamento, é o marco regulatório, que é algo mais custoso. São investimentos vultuosos que poucos municípios teriam condições de fazer por conta própria. Então essa parceria, essa interlocução, esse entendimento aqui é muito importante para os municípios. Temos que pensar no futuro dos municípios que a gente representa, deixando-o bem encaminhado, porque sabemos que para cada um real investido em saneamento básico, são cinco reais que vamos deixar de gastar com saúde”, revela o presidente municipalista.

O prefeito do município de Marcolândia, Corinto Matos participou da reunião e destacou em entrevista ao Portal R10, sobre a criação da autarquia para possibilitar aos municípios, de forma legal, a tomada de decisões quanto ao abastecimento de água nas cidades, além do saneamento básico. 

Publicidade
Prefeito Corinto participa de I assembleia da MRAE sobre abastecimento e saneamento no PI

“Avalio de forma positiva a criação da MRAE e a discussão acerca da necessidade de melhorar a questão do abastecimento de água nos municípios do estado do Piauí, com a possibilidade da autarquia nos autorizar a prestar os serviços à nossa população de forma isolada, mas com ajuda do estado. O problema da falta de água é um dos gargalos da administração púbica. Essa foi a primeira assembleia e aguardamos as próximas para chegarmos ao denominador comum quanto às decisões que serão tomadas, que deve afetar a vida da população do nosso município, destacou o prefeito. 

MRAE

A autarquia Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE) foi instituída no ano passado como forma de adequar o estado ao Marco Legal do Saneamento Básico e cuida do abastecimento de água e do esgotamento sanitário das cidades piauienses. Tem como função pública de interesse comum, o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação, direta ou contratada, dos serviços públicos de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de manejo de águas pluviais urbanas.

Atualmente, mais de 90% da população do Piauí tem acesso à água potável, mas apenas 24% possui saneamento básico, segundo estudo da Fundace. O representante do Observatório Nacional dos Direitos à Água e Saneamento, Marcos Montenegro, acrescentou que 34% da população do Piauí mora na zona rural e 65% faz parte do Cadastro Único do Governo Federal, o que demonstra a baixa renda da população para viabilizar o acesso à água por meio das 11 microrregiões. Por isso a importância da unificação. 

Publicidade

Fonte: Portal R10

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS