Connect with us

Massapê do Piauí

Massapê do Piauí se despede da pequena Giovanna Costa sob forte comoção

Publicado

em

Desde a noite da última quarta-feira, 31 de maio, o clima na cidade de Massapê do Piauí é de muita tristeza, pela precoce perda da pequena Giovanna Costa e Sousa, a Gi, de 02 de idade.

Na tarde desta quinta-feira, 01 de junho, aconteceu a despedida da Florzinha, como também era carinhosamente chamada. O momento foi de forte comoção para familiares, amigos e a população em geral.

A pequena GI, filha mais nova do casal Érica da Costa e Joab Costa e Sousa, faleceu após uma brava luta pela vida. Ela possuía o distúrbio congênito de glicosilação tipo IIe, uma doença rara e ainda sem tratamento no Brasil.

A Gi parte deixando um grande legado para sua família e amigos, sua trajetória, apesar de curta, mobilizou e uniu muitas pessoas, de vários lugares, em prol do seu bem-estar.

Após o corpo ser velado na residência de seus avós, durante todo o dia, local por onde um grande número de pessoas passou para dar o último adeus a pequena GI, aconteceu no fim da tarde, o cortejo seguindo para a Igreja São João Batista, onde foi realizado um momento de oração e homenagens.

A Igreja ficou lotada, pessoas de Massapê e da vizinha Jaicós, estiveram presentes para se despedir da pequena Giovanna. Lá, as últimas homenagens foram prestadas a Florzinha.

A adolescente Illana Costa, conduziu a leitura das homenagens. Uma feita pelo professor de Massapê, Júnior Coutinho.

A FLOR QUE VIROU ESTRELA

Além de embelezar os ambientes, as flores são fundamentais para a manutenção da
vida em nosso planeta, pois são responsáveis pela reprodução da maioria das plantas. Mesmo quando “morrem”, as flores nos deixam o pólen as sementes que dão origem a outras plantas, garantindo a sobrevivência das espécies. Nesse sentido, como diz a letra da música dos Titãs: as flores não morrem, nem mesmo as flores de plástico.


Hoje vou falar de uma flor especial, que foi para o Céu, mas nos deixou “pólens”
(entendam como fontes de alimento para o corpo e para a alma) e muitas sementes de amor.


Há 2 anos e 9 meses nasceu em Massapê do Piauí uma flor, que além de embelezar a sua casa, a sua família, embelezou toda uma cidade. Mas, sua missão aqui na Terra não era somente tornar os ambientes mais bonitos e alegres, ela tinha outras missões mais nobres a cumprir. São muitos (muitos mesmo) os ensinamentos e lições que a Pequena Gi – a florzinha da Érica, do Joab, do Bernardo e de toda nossa cidade –nos deixou, das quais, para não me alongar muito, destaco duas:

1 – A Pequena Gi nasceu como uma síndrome rara, a CDG. Tinha tudo para ser uma
criança fraca, mas se tornou forte, corajosa, destemida, lutadora, … Lutadora, essa palavra define bem a Pequena Gi. Portanto, a primeira lição é que não podemos deixar que nossas fraquezas, limitações e os obstáculos da vida vençam o nosso desejo de lutar por aquilo que queremos e acreditamos.


2 – Apesar de todas suas limitações, a Pequena Gi estava sempre com um sorrisão no
rosto, aquele sorriso que foi uma das suas marcas principais. Segunda missão: ela nos mostrou que jamais devemos perder nossa alegria. Uma boa risada ajuda a aliviar nossas tensões, tristezas e preocupações. Um sorriso transmite alegria, paz, confiança, proximidade, amor e felicidade. Que nunca deixemos de sorrir!


Agora, tal qual o poder da metamorfose de uma lagarta que se transforma em uma
linda borboleta, a Pequena Gi se transformou numa estrela que, assim como uma flor,
embeleza os ambientes e são fundamentais são para manutenção da vida na Terra devido à luz, ao calor e a energia que emitem. Ou seja, pessoas como a Pequena Gi são fundamentais na vida e na morte.


A Pequena Gi, a florzinha, morreu fisicamente, mas sempre estará viva nos corações de
todos aqueles que a conheceram pessoalmente ou que conheceram sua linda história. Seus pólens e suas sementes estão espalhadas, que saibamos aproveitá-las da melhor maneira possível, assim como o brilho da estrela que ela se tornou.

Aos queridos amigos Joab e Érica, desejo que Deus possa consolar seus corações nesse
momento tão difícil. Vocês perderam uma FLOR, mas ganharam uma ESTRELA que iluminará suas vidas para sempre.


(Professor Júnior Coutinho)

Além de outra homenagem, feita pelo poeta Paulo Pereira.

Tanta coisa acontece em dois anos
Tantos erros e acertos comentemos
Quantas vezes erramos, aprendemos
Tantas vezes mudamos nossos planos
Outras vezes a vida causa danos
Mas ensina a ter perseverança
Foi assim, e através de uma criança
Que lições essa vida nos mostrou:
Em dois anos Giovanna ensinou
Sobre fé, união e esperança.

Paulo Pereira

Após o momento de oração, o corpo seguiu em cortejo para o Cemitério Municipal, onde foi realizado o sepultamento.

Conteúdo relacionado:

Publicidade

Pequena Giovanna Costa morre aos 2 anos de idade e comove Massapê do Piauí

Corpo de Giovanna é velado em Massapê do Piauí; veja programação fúnebre

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS