Connect with us

Massapê do Piauí

NUCA de Massapê do PI promove palestra sobre racismo em alusão ao Dia da Consciência Negra

Publicado

em

Foi realizado na Escola Municipal João Manoel da Costa, na cidade de Massapê do Piauí, para o alunado do Ensino Fundamental Anos Iniciais, ministrado pelo NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes do Selo UNICEF – Edição 2021/2024, uma palestra em alusão a Semana da Consciência Negra.

A palestra abordou sobre tema “Preconceito, Racismo e Bullying. A ação faz parte da Temática 3 – Enfrentamento ao racismo e às violências, bem como, integra as atividades alusivas a Semana da Consciência Negra, desenvolvidas pelas Secretarias Municipais.

Na oportunidade, a mobilizadora de adolescentes, Lúcia Sousa, fez uma reflexão sobre a celebração do Dia da Consciência Negra, Instituído pela Lei 12.519/2011. “É um reconhecimento da importância de enfrentar as consequências do racismo e trabalhar pela reparação dos danos causados ao longo dos séculos. A data faz referência ao dia em que Zumbi teria sido capturado e morto em 20 de novembro de 1695. Faz relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão”, relatou.

A adolescente do NUCA, Deliana Carvalho, em sua fala, explicou que o preconceito é um julgamento formado antecipadamente, caracterizado principalmente por não ter lógica ou fundamento crítico. “Geralmente, ele é expresso por meio de atitudes discriminatórias, para com outras pessoas, tendências de comportamento, crenças e sentimentos. E, que pessoas de diferentes grupos sociais enfrentam em seu dia a dia situações de preconceito. São maltratadas ou estigmatizadas por serem negras, soropositivas, gays, nordestinas, ou que viverem com uma deficiência, entre outras características alvo de discriminação no país”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 9291eb84-c072-4399-9287-d143e4908253.jpg

A adolescentes Ticiany Carvalho, reforçou que o racismo é a crença em que uma raça, etnia ou certas características físicas sejam superiores a outras. “Embora o racismo associe-se ao preconceito contra os negros, ele pode se manifestar contra qualquer raça ou etnia, sejam asiáticos, indígenas, etc. E, convém lembrar que a prática do racismo, no Brasil, é considerada um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão”. explicou.

Ela, ainda explanou sobre o efeito do racismo na vida das crianças como baixa autoestima; negação da própria imagem; sentimentos de angústia e revolta; dificuldades de relacionamento e queda no rendimento escolar.

A adolescente do NUCA, Anna Rawene, enfatizou que a prática do bullying consiste em um conjunto de violências que se repetem por algum período, como agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima. “Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, como a depressão, distúrbios comportamentais e até o suicídio”. E, que as consequências do bullying podem ser devastadoras e irreversíveis para a vítima. Os primeiros sintomas são o isolamento social da vítima, que não se vê como alguém que pertence àquele grupo. A partir daí, pode haver uma queda no rendimento escolar, queda na autoestima, quadros de depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e outros distúrbios psíquicos”.

Por fim, os alunos assistiram um vídeo sobre o tema: “Bullying não é brincadeira”.


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS