Connect with us

DESTAQUES

Veja imagens da barragem que se rompeu em Massapê do Piauí

Publicado

em

A reportagem do portal Cidades na Net percorreu nesta terça-feira, 02 de abril, algumas comunidades rurais do município de Massapê do Piauí que foram afetadas pelas águas das chuvas, e conseguiu chegar até a barragem de Ingazeira, que se rompeu na tarde de ontem, segunda-feira (01).

A comunidade Ingazeira fica localizada a cerca de 22 km da sede do município. No percurso estão os rios, Boa Esperança e Boa Vista, ambos com alto volume de água.

O tráfego de veículos até a represa está interrompido. Para chegar até a represa, foi necessário utilizar três veículos e caminhar a pé. Uma passagem molhada situada na localidade Baixio do Deca foi parcialmente destruída pela água que saiu da barragem.

Outra estrada bastante utilizada pela população da comunidade, que dá acesso ao povoado São Francisco e ao município vizinho de Caridade do Piauí, também foi rompida pela água. Os bueiros não conseguiram dar vazão a toda a água, que passou por cima da estrada e abriu uma grande cratera.

O principal dano, no entanto, aconteceu na comunidade Ingazeira, onde uma barragem de médio porte se rompeu, após receber o maior volume de água desde a sua construção pela CODEVASF, no ano de 2007. A água passou por cima da parede feita de terra e danificou a estrutura, abrindo uma cratera no centro da parede.

Abaixo da parede, a enxurrada arrastou árvores, plantações e derrubou um poste de energia elétrica, que continua energizado, oferecendo risco aos moradores.

Passadas mais de 24 horas do rompimento da parede, a represa continua transbordando, agora, apenas pela cratera que se abriu na parede.

Segundo o prefeito Rivaldo Carvalho, o pior momento já passou. “O maior volume de água já desceu e felizmente não causou maiores estragos, não fez nenhuma vítima, não invadiu casas e temos nenhuma família desabrigada. O maior problema, além de termos perdido essa importante barragem, é a situação das estradas, que foram danificadas e foi cortada em alguns pontos, deixando essa região isolada da cidade, sem condições para passar um carro.”, disse.

Em virtude das fortes chuvas, a cheia dos rios e riachos, o rompimento da barragem de Ingazeira e a situação que ficou as estradas, hoje, cerca de 40% do território rural do município está isolado da cidade.

Uma equipe da Defesa Civil do Piauí, composta pelo coronel Cléber e a assistente social Bruna Alcântara, visitou o município nesta terça-feira, e percorreu alguns dos pontos mais críticos, avaliando os estragos causados pelas águas.

A barragem, segundo o prefeito Rivaldo, tinha grande utilidade para a região. “É uma perda muito grande para essa região. Essa uma barragem tinha grande utilidade, pois garantia água para o consumo animal aqui em Ingazeira e comunidades vizinhas. A gente lamenta muito o que ocorreu. É o resultado da força da natureza.”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS