Connect with us

DESTAQUES

Cachoeira em Monsenhor Hipólito encanta com sua beleza e oferece lazer e terapia natural; fotos e vídeo

Publicado

em

Um cenário paradisíaco atrai dezenas de visitantes e oferece oportunidade do contato direto com o lazer e o bem-estar. Trata-se da cachoeira que tem chamado muito a atenção e fica localizada em Monsenhor Hipólito. O município está situado na região centro-sul do Piauí, a 72 km de Picos, e a 382 da capital Teresina.

Ainda que pouco explorada ou fomentada pelo turismo piauiense, a “Bica” ou “Grota da Carrola” como é conhecida, fica distante cinco quilômetros da sede do município, na localidade Saquinho, em uma propriedade rural particular.

A água fria que cai de uma altura de 20 metros aproximadamente e os seus arredores somados com a beleza das paredes rochosas, juntamente com os riachos cristalinos, são alternativas para refrescar o corpo, a mente e alma, o que alivia o estresse do dia a dia e serve de terapia natural.

Veja o vídeo

Marcone, o Conim, é morador de uma localidade conhecida como Saco da Roça, que fica bem próxima. Ele trabalha na propriedade onde está a cachoeira e conhece bastante a região.

O riacho que deságua na cachoeira e provoca a exuberante queda de água vem da região de Pereiros, localidade distante cerca de um quilômetro. Ele conta que em dias chuvosos o leito do riacho chega a quase dez metros de largura e consequentemente deixa mais intensa a correnteza.

Sebastian conhecido popularmente como Chaveiro, é também um morador da região. De acordo com ele, durante os dias chuvosos em que a correnteza da água está mais forte, a cachoeira costuma ser visitada durante toda semana, quase todos os dias. “Tem muita gente não é só no final de semana não. Quase todos os dias lá tem gente. É difícil ir um dia lá para não ter gente”.

Em dias chuvosos, leito do riacho fica com largura de aproximadamente dez metros

Além da opulência da cachoeira, o verde das matas com as enormes encostas de pedras, as plantas nativas da caatinga, a revoada e o cantarolar dos pássaros abrilhantam toda a extensão territorial. Em um giro de 360 graus, a olho nu, o lindo horizonte parece ser infinito.

Pássaro Quero-quero ou abibe-do-sul, também conhecido por tetéu, téu-téu, é uma ave da ordem dos Charadriiformes, típica da Ameria do Sul e da caatinga do Nordeste do Brasil – Foto: Willians Sousa / Cidades na Net
Sabiá-do-campo ou Tordo-imitador-do-campo – Foto: Willians Sousa / Cidades na Net
Furna com abelhas nativas

Para chegar até a cachoeira é preciso encarar algumas trilhas. O local não é de fácil acesso. De mata fechada em muitos trechos. Até o topo da encosta, no leito do riacho que dá a queda d’água, o trecho é um pouco íngrime, necessário passar pelo meio de fendas rochosas feitas pela ação da natureza.

Além da cachoeira, existe outra queda de água com menor volume. Para chegar até essa o acesso ainda é mais difícil.

Entre os meses de dezembro a abril aproximadamente, de norte a sul, o Piauí torna-se o “Paraíso das Cachoeiras”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS