Connect with us

Padre Marcos

Festival Cultural Padremarcoense valoriza arte e tradições e reúne grande público em Padre Marcos

Publicado

em

A cultura, arte e tradições, ganharam destaque durante o segundo dia da programação alusiva aos 60 anos de emancipação política do município de Padre Marcos, através da realização do I Festival Cultural Padremarcoense.


Veja fotos do Festival Cultural Padremarcoense


Com o tema “Encontro de Sonhos e Tradições”, o evento foi realizado na noite desta segunda-feira (15), na Praça do Abrigo. Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, que tem à frente a secretária Linara Benedito, o evento foi prestigiado por um grande público.

Quem participou, teve a oportunidade de acompanhar várias manifestações artísticas e conhecer talentos. O encontro contou com a exposição e comercialização de diversos itens produzidos no município, além de belas apresentações.

Livros de autores locais, o “Mural dos Esquecidos”, que apresentou um pouco da história de importantes figuras do município, peças artesanais, produtos de limpeza caseiros e itens moldados através do barro, integraram a exposição.

Na parte culinária, um amplo cardápio “de encher os olhos”, oferecia pratos como buchada, queijo, capote, bolos, pizza, doces, arroz com carne de sol, tapioca e cuscuz.

O público presente também pôde prestigiar diversas apresentações. DJs, cantores e grupos musicais, capoeira, dança junina, além de uma peça bordada em ponto cruz, com a imagem do Padre Marcos de Araújo Costa, abrilhantaram a noite cultural.

Também foi realizada a certificação dos fazedores de cultura do município de diferentes segmentos, que foram contemplados através de editais de incentivo à cultura. No total, foram entregues pelas autoridades presentes, 42 certificados.

Durante a programação também foi feita a entrega das premiações dos campeonatos masculino e feminino de futsal e vôlei, corrida de saco e torneio de baladeira, promovidos através da Secretaria Municipal de Esportes e que aconteceram durante a manhã e tarde, na Quadra Poliesportiva Antônio Vito de Macedo.

O prefeito Valdinar Silva, em sua fala, fez agradecimentos e disse que os fazedores de cultura do município estão organizados. “Quero agradecer a todos pela participação. Temos no nosso município hoje 60 agentes culturais. Eles estão todos organizados, com carteirinha, provando a sua identidade cultural. Temos hoje dois programas muito importantes do Governo Federal, que são as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que vem para ajudar esses artistas que fazem cultura nos pequenos municípios. E Padre Marcos se mobilizou para que essas ações pudessem acontecer. Uma marca da nossa gestão é prestar conta de todos os recursos que o município recebe. Recebemos um valor de aproximadamente 75 mil reais para dividir entre esses agentes culturais que hoje apresentaram seus trabalhos”.

Valdinar ainda informou que a partir do mês de março, a Secretaria Municipal de Cultura estará funcionando em sede própria, situada próximo a sede do GPM, e disse que o intuito é investir ainda mais na cultura.

“Aqui temos uma cultura muito forte não só na cidade, como nas localidades. E nós vamos explorar cada vez mais a questão da cultura local, assim como vamos investir mais também em outras áreas, como esporte e agricultura.

O vice-prefeito, Valdo Benedito, destacou sua alegria pelo sucesso do evento. “O sentimento hoje é de realização por estar sendo promovido pela primeira esse festival cultural, e de satisfação, porque o povo participou e ficou até o final. Tivemos grandes apresentações, exposição. Acreditamos que a cada ano esse evento vai ser melhor e maior. E a nossa preocupação, é descobrir talentos. Muitas vezes as pessoas pensam que só é cultura quem dança, faz quadrilha junina, mas nós provamos hoje, com literatura, poesia e outras manifestações, que a cultura é algo muito maior. E eu estou satisfeito porque pude contribuir com tudo isso. Graças a Deus, tenho orgulho de fazer parte da gestão compromisso e trabalho”.

Publicidade

A noite foi encerrada com música ao vivo, com a participação do artista Adelson Santos.

Festividades

A programação de aniversário da cidade segue até o dia 17 de dezembro. Hoje (16), a manhã foi voltada para a inauguração da reforma da Câmara Municipal, e a Sessão Solene de entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Padre Marcos de Araújo Costa”, homenageando várias personalidades que tem um papel importante no desenvolvimento do município.

Nesta terça acontecem ainda um jogo de futebol entre solteiros e casados no Estádio Macedão, às 16h; e a noite, o culto em Ação em Graças, com a participação do pregador Romário Marques Conceição e show com o cantor Chagas Sobrinho e banda.


Clique aqui e veja outras matérias do município de Padre Marcos

Facebook

MAIS ACESSADAS