Connect with us

Gente em Evidência

Figura ilustre de Padre Marcos, Gilson Dantas completa 100 anos e celebra junto a familiares e amigos

Publicado

em

100 anos de uma marcante trajetória de vida. 100 anos sendo exemplo de força, fé, coragem e amor. Ao lado de Deus, ele é o alicerce da grande família que formou por meio da união com sua tão amada e eterna esposa, Odília Macêdo Dantas, que partiu em 2015.

Ele é Gilson de Carvalho Dantas, figura ilustre e marcante na Terra da Boa Esperança, a cidade de Padre Marcos e patriarca de uma das maiores famílias do município. Sua posteridade é formada por 10 filhos, 19 netos e 17 bisnetos.

Nascido em 21 de julho de 1923, seu Gilson completou este ano seu centenário. Para celebrar a tão importante data, familiares e amigos se reuniram em uma noite de alegria e agradecimentos, e no último sábado, 22 de julho, comemoraram ao lado de seu Gilson.

Na ocasião, uma Missa em Ação de Graças foi realizada na Paróquia de Santo Antônio, em Padre Marcos, celebrada pelo pároco local, Marcos Roberto e o padre Fernando Amando e prestigiada por um numeroso público.

A celebração foi marcada por momentos de comunhão, louvor, emoção e agradecimentos pela vida de Gilson Dantas, que recebeu homenagens e palavras de estima e admiração.

O padre Fernando Amando, amigo e convidado pela família para também celebrar a missa, destacou a fé de seu Gilson. “Certamente, numa noite como essa uma pergunta é precisa. O que faz alguém chegar a 100 anos e com essa memória, lucidez e lembrança?. Certamente essa resposta não somos nós que sabemos, é a palavra de Deus. O segredo da vida é nunca esquecer as instruções de Deus, é guardá-las no coração. Estamos diante de um homem temente a Deus, que sabe perfeitamente o lugar que Deus tem em seu coração. Hoje é dia de graça. Eu me sinto honrado por estar aqui nesta noite, compartilhando esse momento com essa família. Que seu Gilson, nos seus 100 anos, possa ainda mais nos ensinar, com seus cabelos brancos, que vale a pena viver”.

Um dos netos, o jovem André Dantas, enalteceu o avô e agradeceu aos presentes. “Vovô foi uma semente que caiu numa terra boa, que eu acredito que seja a vida cristã, servindo e caminhando ao lado de Deus. Nesses 100 anos de vida e convivência com cada um de nós, ele nos ensinou que essa é a terra que vai trazer frutos bons, felicidade. E um dos muitos frutos dessa semente boa que é o vovô, é a presença de cada um de vocês aqui, os familiares, os amigos. Cada um de vocês é o fruto desse homem que cativa, que é carinho e amor. Ele é o fruto da semente de uma árvore resistente, forte, grande, que precisa de 9 filhos para abraçar. Ele é esse ser cheio de luz e força. E por isso o momento é de muito agradecimento a Deus pela presença de todos vocês aqui. Obrigado por terem tirado um tempo para comemorar conosco essa data tão especial. Agradecer ao nosso pároco, padre Marcos, ao padre Fernando, à banda, e a todos que estão aqui”.

Após a missa, a comemoração seguiu com uma bela festa realizada no Centro Social e bastante prestigiada. Entre os presentes, autoridades da região como os prefeitos Valdinar Silva (Padre Marcos), Ademar Carvalho (Belém), Lila Alencar (Alegrete), o vice-prefeito de Padre Marcos, Valdo Benedito, a vice-prefeita de Massapê do Piauí, Bruna Leal, e o ex-prefeito Nonato Alencar.

A festa contou com um momento de homenagem a seu Gilson, quando foi exibido um documentário onde ele conta parte de sua história. A jornalista Ana Abrantes, que contribuiu para a produção do vídeo, se pronunciou e agradeceu a família.

Na oportunidade, foi anunciado que o intuito da família é lançar um livro de autoria de Gilson Dantas contando mais sobre a sua história, que se mistura com a do município de Padre Marcos.

A festa contou também com um jantar e música ao vivo com a participação do artista Andrews Robson.

Um pouco da história de Gilson Dantas

Filho de Jaime de Carvalho e Margarida Perpétua de Carvalho, nascido na cidade de Simões. Em 1938 chegou a Boa Esperança junto com a família.

Foi agricultor e servidor público, atuou como Agente Postal Telegráfico do então povoado Boa Esperança e ocupou cargos importantes, como presidente do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), e da Campanha Nacional das Escolas na Comunidade (CNEC) em Padre Marcos.

Publicidade

Marcando a história de Padre Marcos, seu Gilson contribuiu com a emancipação do município. Ele fez a doação de mais de 100 hectares de terra, o que possibilitou que o povoado fosse desmembrado da cidade de Jaicós, tornando-se município.

Por sua contribuição com o município, recebeu reconhecimento. Através de projeto de autoria da então vereadora Linnara Moura, seu Gilson foi homenageado com a denominação de uma rua da cidade com seu nome. Ele também foi condecorado com a maior comenda do município, a Medalha Padre Marcos de Araújo Costa, concedida a ele no ano de 2019.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS