Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos celebra Dia da Independência com desfile cívico e destaca avanços na qualidade do ensino

Publicado

em

Em alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorado anualmente em 7 de setembro, o município de Padre Marcos realizou nesta quarta-feira (6), um grande desfile cívico, que marcou a celebração aos 201 anos de independência do país.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS!

Promovido pela Prefeitura de Padre Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o desfile foi formado por 18 pelotões, conduzidos pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.

Os pelotões foram compostos, também, pelas escolas das redes municipal, estadual e particular, Igreja Católica, Igreja Evangélica e Maçonaria, além da equipe de ciclismo PM Pedal, quadrilha junina Piração e da participação das bandas marciais de Padre Marcos, Belém, Francisco Macedo, Caridade do Piauí e Marcolândia.

Destaque também para a participação do grupo do Moto Club “Gaviões do Sertão” e das mães de alunos Autistas, Patrília Isabel de Sousa e Valdinete de Araújo Silva, que integraram a comissão de frente junto às porta-bandeiras.

O desfile teve como ponto de partida o Posto LS, na entrada da cidade, de onde os pelotões saíram para percorrer algumas das principais avenidas da cidade. Um grande público, entre munícipes e visitantes, acompanhou o ato cívico.

Este ano, Padre Marcos abordou o tema “A Educação como Ferramenta de Transformação”, que foi representado no Desfile Cívico pelas escolas, através de diversos subtemas, retratando os avanços na qualidade do ensino na cidade ‘berço da educação’ no Piauí.

O Desfile em comemoração a Independência do Brasil seguiu até a Praça do Abrigo, onde aconteceu a cerimônia de encerramento. No local, os pelotões apresentaram suas temáticas ao público presente.

Publicidade

O primeiro pelotão, formado por representantes do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, apresentou dados municipais de bastante relevância na qualidade do ensino da rede pública municipal a nível estadual; o 2º abordou três projetos trabalhados no município em parceria com a Secretaria de Educação: “Vida”, “Ballet Infantil” e “Flauta-Doce”.

As escolas municipais Margarida de Jesus Alencar – Tia Guida e José de Moura Leal – Tio Zezito, apresentaram os temas “Clássicos Literários: A magia dos Contos Infantis” e “A Liga da Leitura e da Matemática”, respectivamente. A escola Davi Severiano de Carvalho e Creche e Pré Escola Tia Marinor, demonstraram a temática “A Arte dos Pequenos Leitores, Bons Matemáticos”.

O tema “Com Sotaque e Cantoria, eu vivo a estudar, as coisas do meu Nordeste vou ler e até contar”, foi retratado pelo Centro Educacional Padre Marcos – CEPM. A escola Luiz Lino da Silva e Creche e Pré Escola Tio Zé Luiz da Silva, “Amigos da Reciclagem”.

O 8º pelotão (Escola José Jubilino de Macedo e Creche e Pré Escola Tia Ana Macedo), abordou o tema “A Educação do Campo como Ferramenta de Transformação Social”. “Cidadania na Escola” e “Quem estuda é destaque!”, foram os temas das escolas estaduais Constâncio Carvalho e Dr. Francisco Luís de Macedo.

A escola Cândida Macedo destacou “Saúde Física e mental com educação, transforma a vida do cidadão”. Serviços, Programas e Benefícios Socioassistenciais do Município de Padre Marcos e “Valorização da Vida! Você não está sozinho! Eu ouço; Eu te entendo; Estou contigo; Não desista; Fale!”, foram os temas das secretarias de Assistência e Saúde.

A Paróquia de Santo Antônio, Assembleia de Deus, Junina Piração e a equipe PM Pedal, representaram respectivamente os seguintes temas: Igreja Católica Apostólica Romana, mãe e mestra da verdade!; Assembleia de Deus em Padre Marcos… Há 81 anos pregando o Evangelho de Cristo; A Saga de um Vaqueiro e Esporte é Vida e Saúde.

Após as apresentações, a Banda Marcial de Padre Marcos entoou os Hinos Nacional e Municipal e em seguida gestores municipais se pronunciaram.

O secretário municipal de Educação, Eraldo Carvalho, destacou a importância da data. “É gratificante prestigiar com nossos munícipes, um evento como este. Este ano trazemos como tema central do desfile “A Educação como Ferramenta de Transformação”, por acreditarmos que tudo pode ser transformado através da educação. A independência se faz com a participação de todos e é por esse motivo, que minha fala é de agradecimento. Queremos com este momento fomentar nos alunos e em todos os presentes o espírito cívico e de patriotismo, incentivando a nossa cultura local, o respeito aos símbolos nacionais e também resgatando em todos o amor à Pátria. A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país e por isso colocamos como uma das prioridades da nossa gestão comemorar essa data tão significativa”.

Ele também fez agradecimentos e parabenizou os estudantes. “Meu agradecimento a Deus em primeiro lugar, por estar no comando de tudo e nos permitir a realização deste evento. Ao nosso prefeito Valdinar Silva, pelo apoio de sempre e incentivo a cada ano, fazendo com que a cultura do nosso município seja resgatada e valorizada cada vez mais.”, disse, dirigindo-se, também, à equipe da Secretaria Municipal de Educação e a Comissão Organizadora do desfile, a todos os trabalhadores da Educação das redes municipal, estadual e particular, pelo empenho, dedicação e compromisso. “Agradeço imensamente aos pais, pela parceria e colaboração e, em especial parabenizo aos alunos, que deram um verdadeiro show de civismo e de organização”.

“Foi um belíssimo trabalho apresentado aqui. Cada escola fez uma apresentação, cada uma mais linda do que a outra, e da mesma forma os grupos e as instituições também. Estão todos de parabéns. Quem participou viu do momento belíssimo vivido aqui na nossa cidade de Padre Marcos neste dia em que a gente celebra os 201 anos da independência do Brasil.”, disse o prefeito José Valdinar.

O gestor parabenizou a Secretaria Municipal de Educação, através de seu secretário Eraldo Carvalho e a toda a equipe, bem como, aos demais envolvidos. Segundo a organização, foram envolvidas cerca de 1.500 pessoas.

O vice-prefeito Valdo Benedito, que é um historiador e amante da cultura, engradeceu o evento cívico alusivo a independência do Brasil. “Isso é muito importante para que as novas gerações possam ter conhecimento, pesquisar, estudar, conhecer a realidade e a história de como nosso país se transformou independente de Portugal.”, disse.

Ele enfatizou que participou recentemente, em Paulistana, do encontro nacional de descentes de Valério Coelho Rodrigues, que há 310 anos nasceu em Portugal e foi ele que povoou praticamente toda essa região. “O nosso Padre Marcos aqui nasceu lá em Paulistana, e por conta disso, nós estamos aqui no município de Padre Marcos, que foi criado por conta do trabalho de um padre e um sacerdote, o padre Marcos de Araújo Costa. Então, nós estamos aqui com essa missão de preservar e lutar para que a sua memória seja sempre lembrada, assim como a independência do Brasil.”

Além do prefeito e vice, diversas outras autoridades e personalidades prestigiaram o ato cívico em Padre Marcos. Dentre outros, a primeira-dama Edilene Macedo, a engenheira civil Wiliane Kelly, o presidente da Câmara Municipal, Iranildo Carvalho, demais vereadores e secretários municipais.


Facebook

MAIS ACESSADAS