Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos sedia o 6º Encontro Municipalista da região do Vale do Itaim

Publicado

em

O município de Padre Marcos sediou nesta sexta-feira (30), o 6º encontro regional de prefeitos, promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI), que discutiu importantes temas voltados a gestão dos municípios. O evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu diversos representantes políticos e de organizações.

O encontro abordou sobre o novo tratamento e manejo de resíduos sólidos, projeto e adequação dos municípios, parceria do IFPI e municípios do Vale do Itaim, nova gestão da Eletrobrás e repasses da Cosip, Programa Estadual de Trasporte Escolar (PROETE) e cofinanciamento do Governo do Estado e eleição da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), contando com a realização de três palestras.

Estiveram presentes prefeitos de 14 municípios do Piauí, dentre estes, o anfitrião, Valdinar da Silva (de Padre Marcos), o presidente da Associação, o prefeito Antoniel de Sousa, o Toninho (de Caridade), o vice Edilson Brito (de Vila Nova), o vice-presidente da APPM, Jonas Moura, (de Água Branca), além dos deputados estaduais Georgiano Neto (Piauí) e Antônio Fernando (Pernambuco).

O deputado Georgiano Neto, disse que a AMVI a cada dia cresce através da organização e comprometimento dos gestores e reforçou o compromisso com a região. “Fiquei feliz em receber o convite de Toninho e Valdinar e é um prazer poder estar participando de mais um encontro da AMVI. É uma associação que cada dia que passa cresce pela sua organização, união e comprometimento dos líderes que fazem parte desse grupo. Ao longo do primeiro mandato tivemos uma sintonia muito forte com os municípios, que nos credenciou e fez com nos elegêssemos. Isso aumenta nosso compromisso, nossa responsabilidade e a região do Vale do Itaim e do Guaribas contribuíram muito com nosso resultado, estamos legitimados e agora mais do que nunca para gente defender os municípios do Vale do Itaim perante o governo do Estado” disse.

Em entrevista, o prefeito Toninho de Caridade, presidente da AMVI, destacou a importância de temas discutidos. “Estamos tratando assuntos de grande importância para a gestão, como o novo manejo de resíduos sólidos, que a pouco tempo foi liberado recursos para a construção de aterros sanitários em vários municípios que vem enfrentando problemas com saneamento básico e temos também que cumprir o plano de resíduos sólidos, com prazo para apresentar, podendo perder recursos federais. […] Hoje temos uma equipe que traz um novo manejo dos resíduos, algo mais moderno e a AMVI está saindo à frente com esse encontro. Tem também a nova administração da Eletrobrás, todos os municípios estão com problemas, como com relação ao Programa Luz para Todos, a COSIP e a questão administrativa entre municípios e empresa privada, sendo que há muitas falhas e vários questionamentos da nossa população […]” disse ele.

Publicidade

O prefeito ainda disse que a AMVI tem se destacado na conquista de melhorias para os municípios. “Já temos várias ações, trouxemos na nossa primeira reunião uma pessoa do FNDE que andou em todos os municípios da AMVI, tirou as pendências, orientou, fizemos de uma forma que vinhesse a liberar recursos. Participamos de uma reunião com o senador Ciro e a vice-governadora, à época, Margarete, onde os municípios foram contemplados com caminhões compactadores e já tratamos também sobre a recuperação do FPM. A AMVI vem se destacando no Piauí e Nordeste, com ações que resultam diretamente em melhorias e ações para os municípios. É unidos que seremos mais fortes” concluiu.

O vice-presidente da AMVI, prefeito Edilson Brito, de Vila Nova do Piauí, também destacou a importância do encontro como forma de fortalecimento. “Esse encontro é de muita importância porque fortalece mais a associação e junto com todos os prefeitos discutimos vários assuntos, como a eleição da APPM, cofinanciamento, questão administrativa de todo grupo. Nos reunimos a cada três meses para fazer levantamentos e ver como anda a atuação da AMVI, inclusive, com as entidades estaduais. Será debatido sobre a questão dos resíduos sólidos, em Vila Nova já foi feito esse projeto através da Digtec e hoje vamos mostrar para os municípios que ainda não realizaram  para que tenham entendimento e possam fazer seus projetos” disse.

O gestor de Padre Marcos, Valdinar Silva, disse que o intuito é fortalecer e organizar os municípios. “O intuito é fortalecer e organizar os municípios, pois temos passado por momento difícil, não está sendo fácil, a maioria dos recursos federais hoje estão concentrados em Brasília e a gente precisa fazer essa discussão rápida para que as falas do Bolsonaro, através mobilização e organização se cumpra. Ele disse que quer trabalhar no governo dele mais Brasil e menos Brasília e nosso intuito é que realmente a distribuição dos recursos, dos impostos seja distribuída de forma igualitária para União, estados e municípios, pois na realidade atual os municípios estão sendo lesados, pois os impostos se concentram em Brasília” disse ele.

O prefeito também destacou que o objetivo é tratar de organização e gestão. “O intuito também e nos organizamos em termos de organização e gestão, pois estamos vivendo hoje um Brasil diferenciado, onde os órgãos de controle são rigorosos com a fiscalização dos municípios. Estamos aqui com seu Brito, que disse que essa safra de prefeitos é uma das melhores que já existiu na região de Picos e a gente quer fazer as palavras de seu Brito, as palavras do povo. O dinheiro que entra nos municípios tem que ser investido nos municípios, o dinheiro é o do povo e tem que ser direcionado” disse ele, que ainda agradeceu pelo encontro no município “Agradeço através do Toninho e do Edilson, e a todos os prefeitos que estão aqui hoje. Padre Marcos abraça eles de portas abertas. E para a população, dizemos que nosso intuito é se organizar em prol dos municípios e fazer uma boa gestão para a nossa população” falou.

Na oportunidade, os dois pré-candidatos à presidência da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), prefeitos Jonas Moura (Água Branca) e Tairo Mesquita (Santo Inácio) também se pronunciaram. Jonas Moura disse que o intuito é somar e garantir uma APPM forte. “Temos feito um trabalho muito forte para somar, não dividir a APPM. Sou bancário de carreira e estou prefeito de Água Branca há 6 anos, onde fizemos algumas mudanças que considero grande.  É com essa experiência de 38 anos de bancário e 6 de gestão que acredito que consigo somar e agregar dentro da APPM. Além dessa experiência, tivemos a honra de estar na CNM, ou seja, participamos, temos uma noção clara do que é o movimento municipalista. E nós queremos uma APPM forte, que é quando os prefeitos são fortes e estão juntos com o presidente e a diretoria. A promessa que tenho feito é de trabalhar pela APPM” disse.

Publicidade

Tairo Mesquita destacou que a APPM deve defender os interesses dos municípios. A APPM é uma instituição que deve defender única e exclusivamente os interesses dos municípios. O presidente atual por ser do partido do governador defendeu os interesses do Governo do Estado, mas nós temos que defender é a nossa classe. Vou conduzir a APPM porque tenho tempo, disposição, não tenho medo de nada, nem de ninguém. Não tenho apoio do atual presidente, do senador Ciro, do atual governador e do deputado Georgiano, e nem quero, pois quem tem que defender a APPM somos nós prefeitos. E o meu plano de governo não sou eu que vou fazer, nós vamos construir juntos, ganhar a primeira eleição, nos reunirmos para vermos quais são as pautas, prefeitos e associações juntos” falou.

Ao final do evento, em entrevista, o prefeito Toninho fez uma avaliação positiva do evento, destacando sobre o cofinanciamento do HPP. “A avaliação é muito positiva, tratamos de temas importantes. Os municípios vem com bastante meses, praticamente o ano todo de 2017 sem receber o cofinanciamento de HPP e em 2018 recebemos somente duas parcelas, então, o Governo tem um déficit com os municípios que talvez ultrapasse 100 milhões de reais. A gente quer negociar e que o estado abra um diálogo para que não seja necessário judicializar algo que está fácil de conversar, ajustar” falou.

Ele ainda explicou as providências tomadas pela AMVI. “A associação está encaminhando ao governador e ao secretário de Fazenda, o pedido de um plano de pagamento, de negociação, para que a gente possa estar recebendo de forma parcelada esse débito que o governo tem para com os municípios. Caso isso não aconteça, iremos para esfera que acreditamos que deve ser a última, judicializar. Defendemos primeiro que seja feito o diálogo, dê um prazo para apresentar aos municípios uma forma de pagamento para que depois tomemos qualquer outra posição. Isso foi o que ficou acordado entre os membros da AMVI” concluiu.

Também estiveram presentes, os prefeitos Gederlânio Rodrigues, o GD (de Jacobina), João Vianey (Caldeirão Grande), Ademar Carvalho (Belém do Piauí), Agenilson Dias (Patos do Piauí), Francisco Epifânio (Massapê), José Wilson de Carvalho, o Zé Ulisses (Simões), Francisco Pedro de Araújo, o Chico Pitú (Marcolândia), Francisco Barroso (Santa Cruz), Tairo Mesquita (Santo Inácio), Valdinei Carvalho (Campinas do Piauí), o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Cepisa, Joaquim Milhomem, o Assessor Técnico e Engenheiro Químico, Wellington Brito, diretor geral do IFPI, professor Francisco Washington, ex-prefeito de Vila Nova, Arinaldo Leal, presidente da Câmara de Padre Marcos, Emanuela Conrado, vice-prefeito de Padre Marcos, Valdo Benedito, vice-prefeito de Jacobina do Piauí, Vanderlei Carvalho e vereadores dos municípios.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS