Connect with us

Padre Marcos

Passeio ciclístico em alusão ao Janeiro Branco marca manhã de atividades no 2º dia do aniversário de Padre Marcos

Publicado

em

Com o intuito de conscientizar e chamar a atenção da população para importância dos cuidados com a saúde mental e emocional, a Prefeitura de Padre Marcos promoveu na manhã desta segunda-feira (15), uma ação alusiva à campanha Janeiro Branco.

A campanha visa fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que as pessoas e instituições sociais reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos, além de aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas.

Como parte da campanha e também marcando o segundo dia de atividades comemorativas ao aniversário de 60 anos do município de Padre Marcos, a gestão realizou um passeio ciclístico e um momento de orientações.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Saúde e realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, contando com a participação de autoridades municipais, profissionais da pasta e a comunidade.

Os ciclistas se reuniram em frente a Secretaria de Educação e de lá, vestidos de branco, iniciaram o passeio, que percorreu algumas da cidade e se encerrou na Quadra Poliesportiva Antônio Vito de Macedo.

Na quadra, houve um momento de orientações. Na oportunidade, os secretários das pastas envolvidas e o prefeito Valdinar Silva, se pronunciaram, destacando a importância da campanha e agradeceram a todos os envolvidos na ação do Janeiro Branco.

Logo após, a psicóloga do município, Leide Carvalho, conduziu um momento informativo sobre o Janeiro Branco. “A campanha Janeiro Branco foi idealizada para gente começar a falar de saúde mental logo no primeiro mês do ano, que é um período em que refletimos sobre nossa vida, de recomeço, novas oportunidades. E é uma campanha muito importante, um tema importância social” destacou ela.

A psicóloga ainda recomendou cuidados e ações em prol da saúde mental, citando a prática de atividade física, boa alimentação, a construção de relacionamentos saudáveis, sono de qualidade.

“É importante que vocês se conheçam. Tirem um tempo no dia para pensar em sua vida, no que tem te afetado, o que tem te feito mal, quem são as pessoas que você tem percebido que não te apoiam. Invista também todos os dias em autocuidado. E lembre-se, saúde mental enquanto há tempo. Se você não cuida da saúde mental, infelizmente será forçado a cuidar de uma doença. E se você precisar de ajuda, não estiver conseguindo sozinho, procure ajude profissional, não tenha vergonha”.

Leide Carvalho ainda informou que o município está atuando em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Picos, através do qual será disponibilizado atendimento com o médico psiquiatra.

O evento também contou com o apoio do Instituto Kairós, que esteve com uma equipe de alunos e profissionais na quadra, disponibilizando os serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Publicidade

Competições

Ainda durante a programação da manhã, foram realizadas pequenas competições. A primeira foi a “corrida do saco”, que contou com sete participantes. Depois, aconteceu o torneio de baladeira, que reuniu vários competidores da cidade e zona rural e animou a manhã.

A premiação de ambas as competições será entregue aos vencedores na noite de hoje (15), quando a programação do aniversário de Padre Marcos terá continuidade com a realização do ‘Festival Cultural Padremarcoense: Encontro de sonhos e tradições’.


PADRE MARCOS 60 ANOS | Fotos do Passeio Ciclístico da campanha “Janeiro Branco”

Facebook

MAIS ACESSADAS