Connect with us

DESTAQUES

Com trajetórias de superação, jovens de Patos do Piauí e Paulistana são aprovadas no exame da OAB

Publicado

em

Elas têm em comum uma trajetória de superação, determinação e coragem. Venceram obstáculos, suportaram a distância da família, o cansaço, enfrentaram o medo e lutaram com garra para alcançar seus objetivos.

Hoje, os frutos de toda dedicação e fé, estão sendo colhidos. Duas jovens do interior do Piauí, que conseguiram concretizar o sonho de ingressar no Ensino Superior, concluir o curso de Direito, e agora, alcançaram a aprovação no Exame de Ordem Unificado da OAB.

Mariana Teixeira Rodrigues, de 24 anos, natural de Paulistana e filha do casal de agricultores, Roberto João Rodrigues e Maria Cândida Teixeira Rodrigues, é uma delas. A jovem concluiu seu curso recentemente, pela Faculdade RSá, em Picos. Ela colou grau em janeiro deste ano.

Para completar sua alegria e a da família, a jovem soube hoje que foi aprovada na segunda fase do Exame de Ordem. Ao Cidades Na Net, ela destacou a importância da conquista.

“Agora tive a felicidade da aprovação no 39° exame de ordem. Essa aprovação é de extrema importância pra mim, porque foi uma jornada árdua e desafiadora, pois eu dividia o meu tempo entre o estágio na Justiça Federal de Picos e o último semestre da faculdade de direito, sem falar nos estudos para a OAB. Além do estágio na justiça federal, fui monitora na disciplina de direito das famílias na faculdade, e buscando conciliar tudo isso com a OAB” contou.

Como muitos estudantes, Mariana teve que ficar longe da família, mas por eles, suportou a saudade. “Eu enfrentei muitas dificuldades, mas também aprendi muito. Morando longe da família, a gente ver a dificuldade que é conciliar tudo isso e a saudade da família. O que me motivou durante todo esse percurso foi imaginar a felicidade da minha família com esse resultado e futuramente poder dar uma vida confortável para meus pais, já que até então não tiveram, pois abriram mão de muita coisa pra eu chegar até aqui hoje. Eles são trabalhadores rurais, então conseguiram formar eu e meu irmão através dessa profissão, com muito orgulho e muita dificuldade”.

Publicidade

Atualmente, Mariana faz uma pós-graduação em Direito Eleitoral e Municipal, área com a qual se identifica, segundo ela. A paulistanense também afirmou ter interesse de atuação nas áreas previdenciária e trabalhista.

A segunda jovem protagonista nesta matéria é Francislanny Lima Santos. Da cidade de Patos do Piauí, casada, mãe de três filhos e atualmente com 30 anos de idade, ela recebeu com muita emoção e alegria a notícia da sua aprovação no exame.

Ela conta que precisou vencer inúmeras barreiras para seguir em frente. “Vivi 15 anos da minha vida aqui em Patos, onde conheci meu primeiro esposo. Engravidei nova, tive minha primeira filha aos 16 anos e nesse período parei os estudos. Vim continuar os estudos tardiamente, quando minha filha já tinha 4 anos, isso já morando em Teresina, lugar onde não tinha nenhum familiar. Mas fui, corri atrás. Estudei o EJA, onde dizem que não aprendem, mas me dediquei. Consegui uma bolsa de 70% no ENEM, na Faculdade Estácio, para Direito. Com muita dificuldade comecei a pagar esse curso, mas segui firme e forte”.

No período, Francislanny já era mãe de sua segunda filha e contou com apoio da irmã nos cuidados com ela. “Já tinha uma filha de 1 ano. Minha irmã foi meu braço forte no momento, foi comigo para ficar com minha filha para que eu pudesse ir a faculdade. Por vezes, eu fazia determinado trajeto a pé para economizar na passagem, pois da minha casa para a faculdade precisava pegar dois ônibus. Conheci meu atual esposo e ele começou a ser meu braço forte, me apoiar para que eu conseguisse seguir em frente. Durante esse período descobri que tenho fibromialgia, ansiedade, comecei tomar remédios. Às vezes queria desistir como medo de não conseguir. Não foi fácil”.

Como resultado de sua persistência, hoje Francislanny celebra uma grande vitória. “E hoje recebi uma grande notícia, que foi a aprovação na OAB. A minha aprovação para mim é de grande felicidade, não sei nem explicar a felicidade e emoção que sinto hoje. E sempre foi Deus que segurou na minha mão nos momentos difíceis. Desde a infância, na adolescência, quando aquela menina engravidou nova e parou de estudar, quando ela voltou a estudar e conseguiu chegar onde está, é Ele mesmo, não tem outra explicação a não ser Deus. E é só agradecer a Ele por esse momento”.

Ela fala de sua trajetória com orgulho e define os filhos como sua principal motivação. “Quando falo da minha trajetória me da uma felicidade, pois eu renasci das cinzas. Errei, fraquejei, mas aprendi com erro. Não digo que é por ter tido meu filhos, pois eles são motivação para você ir longe. A partir do momento que tive meus filhos, percebi que queria ir além por eles, queria mostrar para eles que sou capaz e eles também são. Eles me motivam a cada dia. Jamais alguém pode parar por ter um filho nova ou pela crítica de outra pessoa, pois nada determina nossa vida além de Deus. Só Ele saberá nossos caminhos. Basta ter determinação, força, coragem e fé” concluiu ela.

O resultado preliminar da 2ª fase da Prova Prático-Profissional do 39º Exame de Ordem Unificado foi divulgado nesta quinta-feira (15), pela OAB Nacional, por meio da Coordenação Nacional de Exame de Ordem Unificado

Publicidade

No Piauí, dos 1.155 aprovados na primeira fase (Prova Objetiva), 455 candidatos conseguiram aprovação na segunda fase do Exame de Ordem. Os dados correspondem a 16% de aprovação dos inscritos. O resultado definitivo da 2ª fase está previsto para o dia 29 de fevereiro de 2024.

Facebook

MAIS ACESSADAS