Connect with us

Patos do Piauí

Educação de Patos promove Formação Pedagógica para professores; prefeito garante piso salarial da categoria

Publicado

em

Com o tema “Equidade da Educação: garantia de aprendizagem e respeito às diversidades”, a Secretaria Municipal de Educação de Patos do Piauí, iniciou nesta segunda-feira, a Formação Pedagógica de 2024.

O evento educacional, que abre o ano letivo, contou com a participação do prefeito Joaquim Neto, da secretária de Educação, Sueli Carvalho, do vereador Wilson Vieira, dos professores, coordenadores e gestores escolares.

O evento, realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, tem como foco o aprimoramento dos educadores, além de proporcionar ferramentas necessárias para lidar com os desafios da sala de aula.

Na abertura, o prefeito de Patos, Joaquim Neto, deu as boas-vindas aos profissionais, desejando um ano letivo produtivo, de mais conhecimento e comprometimento com a educação.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_3098-2.jpg

A secretária de Educação, Sueli Carvalho, destacou os avanços e ressaltou o trabalho realizado para melhorar a qualidade da educação. “Agradecer a Deus pela dádiva de estarmos juntos novamente, dando o pontapé inicial para mais um ano letivo. 2023 foi um ano de conquistas, pois nós alcançamos algumas metas entre os municípios da 17ª Gré, na Avalição de Fluência e Saepi. Melhoramos índices e, esse trabalho não é da Secretaria de Educação mas de todos que fazem parte dessa pasta, principalmente, vocês professores que estão todos os dias com nossos alunos no chão da escola”, afirmou.

A gestora ainda falou sobre as expectativas para o ano letivo. “Que o ano de 2024 seja ainda mais próspero, repleto de aprendizagem e muitas conquistas. Tenho trabalhado à frente dessa Secretaria estimando pelo respeito, zelo e dignidade a cada servidor da Educação Municipal, tendo em vista que graças a essa a forma digna de trabalhar, as sementes vem dando bons frutos, e quero enfatizar que mantenhamos o zelo e respeito. Então que Deus nos abençoe com saúde e sabedoria para enfrentarmos mais uma árdua luta de comprometimento com a educação, com nossos alunos, a eles devemos garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover a todos oportunidades de aprendizagens ao longo da vida”, concluiu.

Em entrevista, o prefeito Joaquim Neto, que é professor efetivo do munícipio, falou sobre os esforços da gestão em melhorar a qualidade da educação. “Temos investido na educação, tanto formação de nossos profissionais, que é essencial no aprimoramento da prática pedagógica, como na melhoria das escolas para bem acolher os profissionais e alunos. Já reformamos creche da cidade e do povoado Cajueiro, e estamos reformando as Escolas Antônio Crisanto e vereador Pedro Crisanto. Também dizer que o projeto está sendo elaborado e em breve será encaminhado para Câmara, para concedermos o reajuste salarial dos professores”, pontuou.

O gestor ainda informou, que esteve reunido com o Sindicato, onde foi negociado um um débito de 2020. “O débito é da gestão passada e vamos quitar aos poucos, em parcelas, e conforme os nossos recursos melhorar podemos até zerar o débito, antes do previsto. Então temos nos esforçado, trabalhando com organização, para promover melhorias a comunidade escolar e garantir uma educação de qualidade”, afirmou.

Joaquim Neto, encerrou afirmando que tem trabalhado, incansavelmente, para desenvolver melhorias não somente na educação, mas em todas as áreas. “Temos buscado fazer acontecer e trazer uma qualidade de vida para o povo da minha terra”, concluiu.

Durante a Formação Pedagógica, o professor formador Frâncio Charlidon, tratou sobre “Avalição formativa e equidade na sala de aula”. Objetivo é refletir sobre as metodologias ativas do ensino de matemática, o planejamento com foco nos resultados e refletir sobre os resultados da Saepi.

Na oportunidade, cada professor recebeu um kit. A formação segue durante a semana com a formações realizadas por escolas.

As aulas terão início nas cinco escolas da rede municipal, na próxima segunda-feira, 26 de fevereiro, quando em torno de 900 alunos retornarão às salas de aula.

Publicidade

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS