Connect with us

Patos do Piauí

“Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia” é discutido na Plenária de Saúde em Patos

Publicado

em

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o Conselho Municipal de Saúde de Patos do Piauí realizou nesta quinta-feira, 16 de março, a Plenária Municipal de Saúde.

Realizado em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde, o evento aconteceu no CRAS e reuniu autoridades como prefeito Joaquim Neto, a primeira-dama e secretária de Saúde, Auzeni Costa, vereadores, secretários, trabalhadores do setor e usuários da saúde pública.

A Plenária tem por objetivo principal refirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, da universalidade, integralidade e equidade para a garantia de saúde como direito humano, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais, além de aprofundar o debate e construir uma mobilização permanente das forças da sociedade sobre as possibilidades sociais e políticas de barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, bem como da necessidade da democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde.

A abertura foi conduzida pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fabiana da Conceição Dias. Ela agradeceu a participação do público no evento, e destacou a importância da Plenária na elaboração e efetivação de propostas para a melhoria da saúde do munícipio.

A secretária de Saúde Auzeni Costa, ressaltou a importância da Plenária como um espaço importante e democrático para discutir as políticas públicas em nível local e propor melhorias nos serviços de saúde em Patos, bem como implementar de novas atividades que venha de encontro com as necessidades atuais do setor de saúde.

O prefeito Joaquim Neto, destacou a importância da Plenária, como forma de discutir as necessidades locais do setor de saúde. “É o momento de tratarmos as ações de saúde como um todo, com propostas para a melhoria da saúde de nosso munícipio, a qual iremos pautar nossas ações e buscar junto aos órgãos superiores a efetivação dessas propostas, trazendo avanços para a nossa saúde”, disse.

O palestrante Dr. Emídio Marques de Matos Neto, proferiu a palestra magna, onde explanou sobre a história de criação do SUS, apresentando uma linha do tempo de 1923 a 2020, com uma análise da saúde no Brasil antes e depois do SUS, ressaltando sobre a evolução e necessidade de evoluir mais.

Ele ainda abordou sobre os eixos temáticos da Planária de Saúde, quando relatou sobre a situação atual da saúde no Brasil, os desafios para o futuro, um controle social forte, combativo e propositivo para a aprimorar a gestão em saúde, a importância de discutir a democracia, sendo ela essencial para a existência e evolução do SUS e a necessidade de fazer proposições para o futuro.

Emídio Marques, que é secretário no Conselho Estadual de Saúde, também, disse que a ideia é construir propostas que possam subsidiar as políticas públicas no Brasil pelos próximos quatro anos, discutindo a saúde como um direito, o fortalecimento do SUS, da vida e da democracia, pensando a saúde como um direito que está garantido na Constituição e que se possa todos os dias lutar para que esse direito, de fato seja garantido e esteja a disposição da população.

Após a abertura oficial, os discursos, a leitura do regimento interno e a palestra, os participantes realizaram os trabalhos em quatro grupos correspondentes a cada eixo temático, sendo: eixo 1: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; eixo 2: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; eixo 3: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e eixo 4: Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Ao final das discussões, os grupos levantaram propostas e diretrizes para os governos estadual e federal, quando foram apresentadas e aprovadas as propostas, que foram debatidas na plenária final.

Em seguida, aconteceu a eleição dos delegados que vão representar e defender as propostas do munícipio na etapa regional que acontece em abril, na cidade de Picos. Em maio será realizada a Conferencial Estadual de Saúde, em Teresina, e posteriormente a Conferência Nacional em Brasília.

A Plenária Municipal de Saúde encerrou com um almoço e a entrega de certificados.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS