Connect with us

HISTÓRIAS DA NOSSA GENTE

Com mais de 20 anos de corporação, Capitã Rozileide é exemplo de garra e superação em Paulistana

Publicado

em

Seja no trabalho diário no Batalhão da Polícia Militar de Paulistana-PI ou nas salas de aulas do PROERD nas escolas do município, com certeza o nome da Capitã Rozileide Emília Xavier Teixeira ecoa em solo paulistanense como um exemplo de garra, superação e de que as mulheres podem alcançar qualquer cargo ou função que almejarem.

A mesma iniciou sua carreira militar no ano de 2000, tornando-se a primeira mulher na cidade de Paulistana a ingressar na corporação e abrindo caminhos para outras mulheres. Desde então, muitos degraus tem se avançado e cada vez mais pessoas do sexo feminino são reconhecidas e possuem local de destaque dentro da Polícia.

“Ser uma policial militar, mulher e mãe, não são atividades fáceis, mas com muito amor e dedicação, conseguimos superar os desafios e viver acima de tudo feliz e realizada, com a família e os postos alcançados”, enfatizou a Capitã Rozileide.

Rozileide também destacou a sua paixão pela profissão e o acolhimento recebido no 20º BPM: “A profissão de Policial Militar é encantadora, é uma instituição acolhedora, onde me fez crescer, valorizar os mínimos detalhes, saber que posso ajudar o próximo, lutar por uma sociedade mais justa, que cumpre as leis, e saber que estou a cada dia tentando fazer a minha parte”.

Dois anos antes de ingressar à corporação, a Capitã Rozileide já havia sido aprovada em um concurso público para a rede municipal de ensino. Com isso, passou a desempenhar duas importantes funções: a de educadora e guardiã da sociedade. Em 2009, foi declarada Aspirante a oficial.

Atualmente, exerce a função de Subcomandante do 20º BPM em Paulistana e de Coordenadora Regional do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), projeto que a tornou muito conhecida e admirada pelas crianças e adolescentes da região, tratando as aulas e os temas com delicadeza, mas também muita seriedade.

“O fato de ser a primeira mulher na função de comando aumenta e muito nossa responsabilidade tanto institucional como social. Ocupar esse cargo representa uma ascensão na carreira profissional e uma maior participação no nível estratégico da instituição. Tenho consciência desse momento histórico do qual faço parte”, ressaltou Rozileide.

A Capitã Rozileide é casada com Paulo César Moreira Teixeira, conhecido como Paulinho Atitude, e mãe de duas jovens: Stéfany e Paula. É bacharel em Segurança Pública Militar e possui Licenciatura em Matemática pela UESPI, Bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul, Pós-graduação em Gestão Pública pela UESPI e pós-graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Na última quinta-feira (06/07/2023), a subcomandante recebeu a Medalha de Tempo de Serviço Categoria Prata (20 anos) durante cerimônia na sede do 20º BPM. Mais um reconhecimento pelo importante serviço prestado a comunidade paulistanense e de toda região, assim como um forma de enaltecer a sua trajetória de lutas e conquistas pessoais.

Publicidade

Fonte: Diário do Itaim | Foto destaque: FN Notícias

Facebook

MAIS ACESSADAS