Connect with us

Paulistana

Primeira reunião da Comissão Intergestora da nova região de Saúde do Vale do Itaim é realizada em Paulistana

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participou da primeira reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR) da nova região de Saúde da Chapada Vale do Itaim. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (26), na cidade de Paulistana, sede da região.

“A secretaria esteve aqui nesta primeira reunião para entender as necessidades de cada município. Assim poderemos fortalecer os serviços de saúde para essa nova região”, explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

A criação da nova região atende ao Plano Diretor de Regionalização do Estado do Piauí (PDR) atualizado com a Lei Estadual de N. 6.967 de 03 de abril de 2017 que subdivide o Território Vale do Rio Guaribas, criando a Chapada Vale do Rio Itaim.

O diretor de Planejamento da Sesapi, Clésio Lopes, explica a importância dessa nova região para melhorar as ações de saúde. 

“Com essa formalização podemos está discutindo os problemas da região, e junto com eles fazermos o planejamento, de acordo com a demanda e peculiaridade de cada cidade. A Sesapi planeja trazer vários serviços para esta região”, disse o diretor.

Os 16 municípios que compõem a Região de Saúde foram desmembrados do Território Rio Guaribas, são eles:Acauã, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, Jaicós, Marcolândia, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos do Piauí, Paulistana, Simões e Queimada Nova.

A população é de cerca de 127 mil habitantes. “Hoje discutimos diversas pautas importantes para fortalecer a saúde da nossa região. E a participação da Sesapi é essencial”, destaca Lúcia Carvalho, secretária de Saúde de Massapê e coordenadora da CIR da Chapada do Vale do Itaim.

Publicidade

Fonte: Sesapi

Facebook

MAIS ACESSADAS