Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Palestrante colombiano debate sobre a sociedade exponencial e crise da água

Publicado

em

Com o tema “A sociedade exponencial e a crise da água”, alunos de vários cursos da Uespi e Ufpi puderam participar, na última sexta-feira (22), no auditório do Campus estadual, de uma palestra ministrada pelo sociólogo colombiano Prof. Dr. Yago Quiñones.

O evento faz parte de um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí – Direitos Humanos em Pauta, liderado pelo professor Gabriel Eidelwein.

“Essa iniciativa está no âmbito de um projeto que já temos realizado há um ano e meio. O formato dele consiste em trazer conferencistas para fomentar o debate, para pautar realmente questões relacionadas aos direitos humanos, a nível global ou local, e temos realizado com uma parceria entre a OAB e a Uespi. Neste caso específico, recebemos o professor Yago, que é um sociólogo colombiano, e que está pesquisando especificamente este problema da crise da água, em um paradigma de produção e consumo, que é notoriamente insustentável”, explicou o professor.

Outra colaboradora do projeto é a professora da Uespi, Yana Moura, que tem ministrado a disciplina de Direito Ambiental para seus alunos do 7º período, os quais organizaram o evento, mas que, segundo ela, deveria ser de interesse de todos os cursos.

“Esse projeto é de extensão da UFPI, mas a Uespi é parceira. Essa etapa do evento resolvemos fazer aqui na UESPI. Como estou ministrando a disciplina de Direito Ambiental, casou perfeitamente com a temática. A água é nosso maior patrimônio. E cada vez mais ela tem sido produto de escassez. Recentemente, no Brasil, tivemos uma crise enorme de água, principalmente em relação ao mar, onde ele foi totalmente atingido por petróleo. Vejo este como um tema extremamente atual para todos os outros cursos também, assim como para a sociedade em geral”, disse ela.

O palestrante, o professor Dr. Yago Quiñones, veio para o Brasil, pela primeira vez, em 2006 fazer seu mestrado. Fez o doutorado em outro país. Retornou em 2013 ao Brasil, e agora veio novamente para ficar por tempo indeterminado. No Piauí esta é sua primeira vez. Em sua palestra, ele relata que é preciso que as pessoas tenham consciência do uso que fazem da água, pois usá-la desenfreadamente já tem nos trazido sérios problemas, e o crescimento populacional e cultivo desordenado do uso pode piorar a situação.

Publicidade

“Como falamos na palestra, basicamente temos tido uma forma exponencial de crescimento da sociedade, ou seja, cada vez mais a sociedade tem crescido e com isso aumenta o uso desenfreado e, muitas vezes, sem consciência da água. Esse fenômeno está baseado numa forma de consumo irracional. O que vai contra a lógica do planeta, que é a lógica natural. As pessoas esquecem que esses recursos têm fim, que eles acabam. Nós aprendemos a usar a água de forma errada, mas temos que mudar essa mentalidade aprendida. Nossos governos podem contribuir para mudar também, sendo bem preparados”, destacou.

Além dos alunos de direito, estudantes de agronomia e biologia participaram do evento.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS