Connect with us

DESTAQUES

Secretário de Justiça do Piauí inaugura terceiro pavilhão e anuncia construção de complexo penitenciário em Picos

Publicado

em

O secretário de Estado da Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto, esteve na cidade de Picos na manhã desta sexta-feira (12), onde visitou a Penitenciária Masculina José de Deus Barros, no bairro Altamira.

Na unidade prisional ele inaugurou o terceiro pavilhão dos quatro que estão sendo reformados e ampliados. As obras são realizadas pelo Governo do Piauí através da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS-PI). O município de Picos atende 47 comarcas.

De acordo com Carlos Augusto, com a reforma dos quatros pavilhões a quantidade de vagas aumenta, passando de 180 para mais de 350. “Há um fluxo de internos e é uma realidade não só do Piauí, mas de todo o Brasil”, citou.

Carlos Augusto anunciou a construção de um complexo penitenciário. Segundo ele, na unidade José de Deus Barros será integrada a nova Penitenciária Feminina e o Centro de Detenção Provisória. O CDP que terá 252 vagas, de acordo com o secretário, tem como finalidade receber presos provisórios para classificação dos tipos de crimes e destinação para os demais estabelecimentos do sistema penitenciário.

“O cdp vai resolver essa questão de superlotação porque vamos separar o preso provisório do preso sentenciado. Será construído aqui dentro dessa unidade. O que estamos fazendo na cidade de Picos estamos fazendo em todo o Piauí”, disse anunciando novas melhorias em unidades prisionais a exemplo de Vereda Grande em Floriano, Major César em Altos, em Oeiras, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, entre outras. “São várias obras determinadas pelo governador Rafael Fonteles”, disse.

O sistema penitenciário do Piauí possui aproximandamente 3.250 vagas e o número de internos é praticamente o dobro somando 6.450 “Nessas reconstruções que estamos fazendo vamos aumentando o número de vagas e adequando com a construção de novas unidades”, acrescentou.

O diretor da Penitenciária José de Deus Barros, José de Melo, falou sobre a ação que vai trazer mais segurança para profissionais e internos.

“Esse é o terceiro pavilhão reformado. Já tínhamos reformado os pavilhões A e D. “Com eles conseguimos aumentar a quantidade de vagas, o que possibilita o trabalho de ressocialização, organização e traz segurança para nossos policiais penais”, disse.

Em Picos, conforme destacou o diretor existem projetos de ressocialização no que diz respeito a mão-de-obra na fabricação de pães e trabalhos em hortas. “Temos a horta que abastece a penitenciária masculina e a feminina. Temos a padaria. Temos intermos trabalhando. Temos projetos de educação e leitura livre”, pontuou.

Publicidade

A Penitenciária José de Deus Barros possui igreja, oficinas de artesanato, quadra poliesportiva, e escola.

A diretora da Penitenciária Feminina Adalberto de Moura Santos em Picos, Karine Barros, destacou a importância da construção no complexo e do processo de ressocialização. Recentemente as internas passaram pelo Projeto Páscoa que Liberta que teve como objetivo capacitá-las para a produção de ovos de páscoa e é uma ação socioeducativa que possibilita a redução da pena pelo estudo.

“É um processo de ressocialização que oferta trabalho quando elas saírem da unidade. Essas oficinas e cursos profissionalizantes sempre procuramos fazer na unidade. Essa é uma iniciativa da Sejus. Elas além de tudo ainda recebem os certificados. Durante todo o ano vão ocorrer esses cursos”, destacou a diretora.

A capacidade prevista na nova penitenciária é para 60 vagas.

Na visita do secretário Carlos Augusto, estiveram presentes os diretores das unidades de Picos, policiais penais e o advogado Heitor Bezerra que é diretor jurídico da Sejus-PI.

Humanização

Um das principais medidas para o secretário Carlos Augusto é o processo de humanização. Para ele é necessário a educação e profissionalização para que os internos possam ser ressocializados.

Publicidade

“Se não cuidarmos deles dentro das unidades eles retornam para sociedade e fazem novas vítimas. Esse é um trabalho planejado para que possamos colaborar com todo sistema de segurança”, destacou.

Dentro do trabalho de ressocialização ele citou a descaracterização de produtos que está sendo feita em Picos e Teresina. Os materiais apreendidos em operações estão sendo reaproveitados pelos próprios presos, além de outras iniciativas.

“A nova penitenciária feminina terá sala de corte e costura, panificação, salas de aula, e linha de trabalho que possamos fazer em parceria com a Receita Federal. Fizemos esse convênio com a receita. Ela está no repassando e fiscalizando também que foi algo que pedi para que toda destinação desse material fosse feita de forma transparente”, frisou.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) através da Diretoria de Unidade de Humanização e Reintegração Social, em parceria com a Receita Federal, entregou, nesta quinta-feira (11), kits com produtos descaracterizados para o Projeto Movimento pela Paz Periferia (MP3). O trabalho de descaracterização foi realizado pelas reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina.

Concurso

Publicidade

O concurso para policial penal deve preencher 400 vagas, sendo 200 para exercício imediato e mais 200 para cadastro de reserva. A nomeação, de acordo com Carlos Augusto, está prevista para o mês de janeiro de 2025.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS