Connect with us

Pio IX

Prefeitura de Pio IX promove palestra em parceria com a Sada sobre uso correto de agrotóxicos; veja

Publicado

em

No município de Pio IX, a gestão do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra promoveu uma palestra sobre o manuseio correto de agrotóxicos. A palestra foi realizada na Escola Laurindo Paulo de Oliveira, na localidade Serra da Baraúna, zona rural do município, na manhã desta quinta-feira, dia 30 de novembro.

O evento contou com a presença do coordenador regional da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Aurino Guimarães, o gestor municipal Silas Noronha, o vice-prefeito de Pio IX, Etinho Bezerra, Joyce Melo, técnico da ADAPI, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Mateus Sousa, produtores rurais locais, a diretora do IFPI Campus Avançado Pio IX, Raimundinha, e os professores da instituição, Professora Dra. Sheila Vilarindo, Professor Me. Izonaldo Dias e Professor Dr. Marcos Neves.

A palestra foi ministrada por Webiston Nicolau, professor do IFPI Campus Avançado Pio IX, e Sidicley José, técnico da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI).

“Na palestra, abordamos a relevância fundamental de utilizar corretamente o EPI, calibrar os pulverizadores e escolher o alvo agrícola adequado. Essas práticas são essenciais para garantir a segurança dos agricultores e prevenir a intoxicação aguda causada pelo uso inadequado de agrotóxicos. Além disso, buscamos instruir os produtores acerca das formas mais eficientes de utilizar esses produtos, maximizando seus benefícios e minimizando seus impactos negativos”, destacou o professor.

“Nós abordou vários aspectos importantes relacionados à legislação de agrotóxicos, enfatizando a necessidade de adquiri-los corretamente e aplicá-los de maneira adequada. Quando utilizamos agrotóxicos de forma incorreta, estamos colocando em risco nossa própria saúde, alguns desses produtos são cancerígenos e podem causar danos ao meio ambiente, desequilibrando a fauna e a flora. Além disso, a contaminação de rios com resíduos dos agrotóxicos pode resultar na morte de peixes, são diversos os problemas que podem surgir devido ao uso inadequado desses produtos. Foi um momento muito proveito, ainda que muitos não conseguiram estar presentes, mas iremos trabalhar para poder mais ensinamentos em outras oportunidades”, salientou Sidicley.

Além disso, a palestra também foi um momento para debater o fortalecimento da cajucultura no município. Na ocasião, o prefeito Silas Noronha, destacou uma nova colaboração.

“Nós firmamos uma parceria para que o município contrate mais um técnico, a fim de proporcionar maior segurança e combater com mais eficiência o grande problema que temos atualmente, a infestação de besouros”, disse o prefeito.

O coordenador regional da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Aurino Guimarães,

“Este momento é extremamente relevante, pois assim como um remédio, se usado de forma errada, pode se tornar um veneno, o mesmo ocorre com os agrotóxicos. Estamos nos aproximando cada vez mais dos nossos produtores e é gratificante ver o destaque que o município tem na produção de caju. Não poderíamos deixar de estar presentes nesse momento tão importante. Todo o trabalho que foi realizado foi extremamente positivo e trouxe resultados significativos. Estamos orgulhosos do trabalho realizado e esperamos que esse seja apenas o começo de um caminho promissor para a agricultura local”, enfatizou.

A vereadora Eliane Bezerra ressaltou a importância de tomar decisões urgentes para proteger o setor do caju.

Publicidade

“Houve uma necessidade urgente de tomar decisões por parte das esferas governamentais e da sociedade civil organizada para proteger o futuro do nosso setor do caju. Infelizmente, lidamos com a tristeza de ter o bicudo, Pio IX já foi um grande produtor de algodão, mas infelizmente tivemos que parar por conta das pragas. Por isso, estamos realizando uma força-tarefa em todos os setores. Foi extremamente positivo e produtivo, durante a palestra, firmamos um contrato de cooperação com a vereadora Sada. O município irá financiar o monitoramento, a realização de oficinas e os encaminhamentos necessários. Além disso, o município irá fornecer um técnico, que estará sob a coordenação da Sada, com acesso às informações relevantes, essa parceria é muito benéfica”, pontuou a vereadora.

O Coordenador da ADAPI, Joyce Melo, destacou o apoio da gestão municipal.

“As palestras sobre controle e uso correto de agrotóxicos estão entre as metas estabelecidas pela ADAPI e pelo MAPA para serem implementadas em todos os municípios do Estado do Piauí. Apesar de serem ações conjuntas entre o Governo do Estado e o Governo Federal, contamos com um forte apoio do Poder Público Municipal de Pio IX e ficamos felizes em ver o apoio e presença da gestão”, salientou.

Por meio deste novo passo é esperado que o município cresce cada vez mais no ambiento da agricultura, contribuindo diretamente para a economia local.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS