Connect with us

Santa Cruz

Educação de Santa Cruz do Piauí se destaca e conquista o Prêmio Alfa 10

Publicado

em

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), divulgou nesta terça-feira, 16 de abril, o resultado do Prêmio Alfa 10. Nesta edição, 78 escolas do Piauí foram premiadas.

Dentre as escolas premiadas está a Escola Municipal Catarina, de Santa Cruz do Piauí, que contou com 47 alunos matriculados e alcançou a 28ª posição e o índice de 9.5 no IDEPI Alfa, além de 82% de alunos no nível avançado. A premiação é resultado de uma série de avanços na educação pública no município.

Conforme o resultado divulgado, dentre os municípios que compõem a 9ª Gerência Regional de Educação (9ª GRE), além de Santa Cruz do Piauí, também foram premiadas escolas de Campo Grande do Piauí (1), Jaicós (2) e Monsenhor Hipólito (3).

O prêmio

O Prêmio Alfa 10 é um incentivo criado para premiar às escolas públicas estaduais e municipais em todo o território estadual que alcançaram resultados expressisos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa) do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). Anualmente, 150 escolas podem ser premiadas, contanto que cumpriam alguns pré-requisitos .

Publicidade

As normativas do prêmio estabelecem que as escolas premiadas devem desenvolver ações de cooperação técnico-pedagógica. Além disso, elas devem ter no mínimo 20 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental regular, com média no IDEPI-Alfa entre 8,5 e 10. A participação de pelo menos 90% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental no processo de avaliação do SAEPI é essencial. Por fim, o Estado ou Município deve ter no mínimo 20% dos alunos avaliados no nível avançado da escala de alfabetização do SAEPI.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS