Connect with us

Simões

Aluno da Rede Municipal de Simões é premiado ao vencer etapa estadual do Projeto MPT na Escola

Publicado

em

Com o conto ‘O menino que virou ator’, o estudante Rafael de Sousa Paiva, do 4º ano da Escola Municipal Padre José Medeiros, em Simões, foi o grande vencedor na categoria conto da etapa estadual do Projeto MPT na Escola – Resgate à Infância.

O Projeto MPT na Escola é realizado pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com os municípios, e tem o objetivo de combater o trabalho infantil, sendo a culminância do Programa Resgate à Infância.

O mesmo premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula sobre o combate ao trabalho infantil.

A premiação aconteceu na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, no auditório do Ministério Público do Trabalho, na cidade de Picos, e além de Simões, também premiou alunos de Itainópolis, São José do Piauí e Oeiras. Na oportunidade, Rafael foi premiado com um notebook e um kit escolar e sua escola recebeu um notebook.

O aluno Rafael de Sousa Paiva comentou sobre o seu conto e ressaltou que sempre gostou de escrever e que está muito feliz pela premiação.

“O meu texto retatra a mente de uma criança que trabalhava e não conseguia ir para escola, além de contar as dificuldades dele, no final também falo sobre a mudança que teve na vida dele, pois ele conseguiu ir para escola e não precisava mais trabalhar. Sempre gostei de escrever e estou empolgado para participação na etapa nacional”, garantiu.

A procuradora do Trabalho e coordenadora estadual da CORD Infância do MPT, Natália Azevedo, comentou sobre o projeto e destacou a importância das atividades realizadas em combate ao trabalho infantil.

“No Piauí, 40 municípios aderiram ao projeto, fomos até as escolas, realizamos capacitação com todos os professores de 4º e 5º ano dos municípios que aderiram ao programa, e nos voltamos, principalmente, ao combate do trabalho infantil, explicando para toda a rede os direitos das crianças e dos adolescentes. Então, foram desenvolvidas atividades que contém ações feitas em salas de aula e envolveram a comunidade escolar como um todo e país. Assim, os estudantes desenvolveram atividades lúdicas e artísticas contra o trabalho infantil, seja em desenho, música, conto e poesia”, afirmou.

A secretária de Educação de Simões, Íris Elaine, comentou sobre o sentimento de felicidade por o município ser premiado pelo segundo ano consecutivo. Segundo ela, a premiação representa muito para a comunidade escolar e para o município.

Publicidade

“Para nós é gratificante, pois é a segunda vez que Simões vence na categoria conto, e eu fico imensamente feliz por saber que os nossos alunos estão se destacando não apenas em nosso município, mas em todo o Piauí. Também me deixa feliz o empenho dos nossos educadores em relação aos programas e projetos implantados nas escolas, então parabenizo a escola, em nome da diretora Jacilene Cordeiro, e ao aluno e sua família, pois família e escola têm que andar juntos para que possamos ter sucesso no processo de ensino/aprendizagem”, afirmou.

O coordenador municipal do MPT na Escola, José Antônio Carvalho, agradeceu aos participantes do projeto e ressaltou o apoio da gestão municipal.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Deus pela participação nesse projeto, é uma aprendizagem e tanto, já é o segundo ano que participamos e somos premiados nesse projeto. Em 2022 também fomos premiados na categoria conto, e neste ano, vencemos novamente, sempre abraçamos o projeto, pois sabemos da sua importância na conscientização ao trabalho infantil”, frisou.

Além de Simões, também participaram do projeto os seguintes municípios: Buriti dos Lopes, Uruçuí, José de Freitas, Barras, São Pedro do Piauí, Valença do Piauí, Piripiri, Campo Largo do Piauí, Regeneração, Paulistana, Itainópolis, Miguel Alves, Jaicós, São João do Piauí, Esperantina, Picos, Teresina, Pedro II, Altos, Parnaíba, Campo Maior, Batalha, Cocal, Luzilândia, União, Oeiras, Wall Ferraz, São João da Canabrava, Santa Cruz do Piauí, Geminiano, Dom Expedito Lopes, São José do Piauí, Demerval Lobão, Francisco Santos, Sigefredo Pacheco, Nazária, Cabeceiras do Piauí, Santo Antônio de Lisboa e Inhuma.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS