Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

OAB aprova criação da Subseção de Simões e avança a descentralização no Piauí

Publicado

em

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, aprovou, em reunião do Conselho Estadual da Seccional realizada na tarde desta quinta-feira, 23, a criação da Subseção da OAB-PI na cidade de Simões.

A criação de mais uma Subseção no estado representa mais uma conquista importante para a advocacia.

“A Subseção é um marco, pois aproxima mais ainda a instituição da região. A sociedade ganha muito com a criação de uma Subseção da OAB”, afirmou o presidente da OAB-PI, advogado Celso Barros.

A Subseção, segundo a OAB, não é apenas um espaço físico, mas sim, um símbolo de união e de força enquanto categoria. Com a instalação da nova Subseção, os laços da advocacia serão fortalecidos na região.

A nova Subseção foi desmembrada da Subseção de Picos, terá sede em Simões será composta, também, pelos municípios de Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Marcolândia e Caldeirão Grande do Piauí.

Segundo o presidente da Subseção de Picos, Dr. Maycon Luz, a Subseção de Picos é a maior do estado do Piauí, formada por quase 40 municípios, alguns como Paulistana e Simões, que estão situadas a cerca de 140 quilômetros.

Publicidade

Maycon explicou como foi o processo de criação. “O pontapé inicial foi dado em 2021, pela conselheira Andrea Lorena e os conselheiros Adriano e o Fabrício, que protocolaram no Conselho Seccional da OAB Piauí um requerimento de criação das Subseções de Simões e Paulistana. Foi criada uma comissão especial no ano de 2021, eu fui nomeado presidente dessa comissão e coordenei os trabalhos de estudos. A gente visitou Paulistana e Simões, realizamos vários estudos até se detectar que realmente existia uma viabilidade de criação dessas subseções. E o processo teve andamento.”, disse.

Maycon foi candidato e eleito presidente da Subseção de Picos. Ainda em campanha, assumiu como um dos compromissos a criação das Subseções, juntamente com o então candidato à presidência da Seccional da OAB no Piauí, Celso Barros, também eleito.

O presidente da Subseção de Picos afirmou que a aprovação representa uma grande conquista. “Aquela região terá agora a oportunidade de ter a Ordem dos Advogados do Brasil instalado em Simões, uma instituição forte, próxima para poder reivindicar seus direitos perante a delegacia, perante o fórum, perante o Ministério Público, perante os órgãos públicos. Isso vai elevar muito o nível da advocacia da região de Simões, porque a ordem vai estar presente.”, pontuou.

O portal Cidades na Net conversou com advogados da região de Simões sobre a aprovação da nova Subseção.

Dr. Esdras Juno, advogado com 11 anos de atuação com exercício em todo o Brasil, mas o foco em Simões e região, definiu como uma conquista notável para a advocacia local.

“A proximidade com a comunidade também é crucial. A presença da Subseção de Simões não apenas fortalece os vínculos entre advogados, mas, também, aproxima a OAB da população, reforçando o acesso à justiça e promovendo uma relação mais direta e transparente com a sociedade. Quero aproveitar e reforçar a felicidade e gratidão dos Advogados. Parabéns por esse marco importante e obrigado a todos que fizeram parte dessa conquista!”, disse.

A Dra. Edilene Fialho, Procuradora Geral de Caldeirão Grande do Piauí, município que integra a nova Subseção da OAB-PI, considera a criação como uma grande importante vitória e um avanço para a região, inclusive, para a classe advocatícia.

Publicidade

A advogada pontuou que a Subseção de Picos concentrava muitos municípios e Comarcas, o que resultava em uma alta demanda.

“Então, quando se cria uma cédula mais próxima, que é o nosso caso, nós vamos ter uma maior proximidade, que irá trazer benefícios para classe advocatícia no sentido de melhorar ainda mais o nosso desempenho de função, já que a OAB tem como um dos seus objetivos empreender esforços em prol da defesa dos direitos do advogado e das suas prerrogativas. Acredito que, com essa descentralização, a gente vai poder trabalhar melhor, defender melhor as nossas prerrogativas, e isso, consequentemente, vai contribuir para que a gente faça um trabalho melhor com relação aos nossos clientes.”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS