Connect with us

Sussaupara

Semana Pedagógica abre ano letivo em Sussuapara; veja fotos e programação

Publicado

em

Diretores, coordenadores, professores e servidores em geral da Secretaria Municipal de Educação de Sussuapara participaram nesta terça-feira (30), do primeiro dia da Semana Pedagógica 2024.1. A solenidade de abertura aconteceu na Câmara de Vereadores – Plenário José Alves de Sousa.

Neste ano, a Semana Pedagógica tem como tema central a “Educação e equidade: acolher, assegurar e transformar!”

Durante o credenciamento, ato inicial, os professores receberam um kit contendo pincéis, lápis, caneta, tesoura, apagador, e coleção de lápis de cor.

Participantes fazem credenciamento e recebem kit escolar

A solenidade foi conduzida pela professora Noette Silva, diretora do Departamento Pedagógico. A docente fez apresentação do evento e convocou as autoridades para compor a mesa de honra.

“A jornada pedagógica oficializa o início do ano letivo da rede municipal de educação de Sussuapara. Um espaço para refletir, conhecer, inovar e ampliar concepções sobre educação e desenvolvimento humano através de suas práticas interativas”, destacou Noette.

O evento foi prestigiado pelo prefeito, Dr. Naerton Moura; pelo vice-prefeito, Chaguinha Moura; pela secretária de Educação, Jesuíta Rocha; a supervisora de Ensino, Elisete Rocha; os vereadores Antônio Ramiro (presidente da Câmara), Lúcia de Dedé, Zé Omar, Badim, Dedé Cipaúba, bem como os representantes da 9ª Gerência Regional de Educação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC): Cleverson Moreira (palestrante), Maria Zulmira (coordenadora), Glênia Régia (formadora), e André Ferreira (formador).

Autoridades municipais entoam o hino nacional

Os representantes do Poder Executivo e Legislativo juntamente com docentes comporam a mesa de honra. Na ocasião fizeram uso da palavra o prefeito Naerton, o vice Chaguinha e todos os vereadores supracitados. Os parlamentares enfatizaram a importância da educação e da Semana Pedagógica, onde também se dispuseram a contribuir em prol de todas as melhorias para o município.

Representantes da 9ª GRE: Cleverson Moreira (palestrante), Maria Zulmira (coordenadora), André Ferreira (formador) e Glênia Régia (formadora).

Foram mencionados também a coordenadora do PPAIC em Sussuapara Elsa Inês, com as formadoras Noette Silva e Mariana Moura, além da nutricionista Edite Maira e do professor José Erivan (coordenador da Educação Especial), bem como os professores representantes do Programa Aprender Mais e equipe de sistemas da Semec: Hélio Marcos, Milena Araújo e Jailton Rodrigues, e a coordenadora da Educação Infantil Josileide Leal, que também é articuladora do Programa RENALFA (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada).

A secretária de Educação, Jesuíta Rocha, no uso da palavra cumprimentou as autoridades e docentes presentes e deu boas-vindas. Citando o tema, ela destacou que os educadores estão dando o melhor para atender os alunos.

“Peço que vocês olhem com muito carinho, assim como já vêm olhando. Será uma semana muito produtiva. Só tenho a agradecer pela presença de vocês e desejar que seja uma semana de muito aprendizado”, disse.

O prefeito, Dr. Naerton Moura, falou que as transformações acontecem através dos agentes educadores devido à dedicação nas fases mais importantes da jornada estudantil.

“Nós que fazemos a gestão temos toda essa gratidão. Educação desenvolve o município e é para o resto da vida. Todo aluno é capaz de se formar, mas precisa da dedicação de vocês. Nosso compromisso é dialogar com os professores e acharmos a soluções para os problemas e trazendo também o que é de bom para os professores. Queremos essa parceria da transformação e a transformação está nas mãos de vocês”, disse o prefeito. “Parabéns e tenham uma excelente semana pedagógica. Estamos sempre à disposição de vocês”, destacou Naerton.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Chaguinha mencionou o público presente em saudações.

Publicidade

“Naerton tem um apreço muito forte pelo segmento da educação e da saúde. Aqui estão aqueles que fazem a educação de nossa querida Sussuapara. Hoje tem o respeito por todos e todos respeitam a Sussuapara, graças ao empenho de toda área da educação”, destacou o vice-prefeito Chaguinha.

Palestra

A palestra ministrada pelo professor, Cleverson Moreira, trabalhou a aprendizagem significativa: práticas e experiências.

De acordo com Cleverson que é master coach pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (FEBRACIS), a palestra visa conhecer essa abordagem pedagógica – método de ensino e aprendizagem – chamada de aprendizagem significativa que foi desenvolvida pelo novaiorquino David Paul Ausubel.

“Essa teoria, ela fundamenta que todos nós somos sempre aprendizes e que aprendemos mais quando são assuntos que nos são importantes, que causam interesse em nós. Então, vamos falar sobre como aplicar, como incentivar essa aprendizagem nos alunos a partir dos seus interesses, da sua realidade, daquilo que é significativo para o aluno, para que ele aprenda mais e que esse aprendizado seja útil”,

Cleverson destacou também que dentro do conceito, dessa metodologia, foram trabalhadas reflexões e como é que ela está presente nos documentos legais, como essa teoria se apresenta na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), e de que forma vai se transpor para a realidade da escola, nos planos de ensino dos professores, nos projetos pedagógicos que a escola faz, para que o aluno realmente aprenda mais dentro da sua dimensão humana, ética e profissional.

“É um trabalho importante e nós precisamos educar as nossas crianças com qualidade. A educação pública, hoje, dá conta de mais de 80% da população infantojuvenil do país. A qualidade dessa educação infantil depende dos resultados que a gente vai alcançar como país, como estado e como cidade”, acrescentou.

Publicidade

Na metologia em Sussuapara foram apresentados avanços na educação e os desafios que os professores vão enfrentar, de agora por diante, nesse ano de 2024, de aumentar o nível de letramento dos alunos e alfabetização das crianças.

“É um desafio que não dá pra fazer sozinho. A escola não dá conta sozinha. É um desafio e ela precisa que a comunidade toda também ajude nessa perspectiva de ensino. Então, toda comunidade, autoridades, cidadãos, para todas as pessoas, a gente faz um pedido para que ajudem na educação e na qualidade da educação pública do município de Sussuapara”, alertou. “A gente precisa que a comunidade ajude essa criança ir para a escola. A criança tem que estar na escola. Ela não pode faltar. Precisamos que a qualidade de ensino na sala de aula seja voltada também à língua portuguesa e matemática para que o aluno tenha condição de alfabetização, que a gente chama de alfabetizado fluente”, frisou.

O palestrante explicou que alfabetizado fluente é aquele que tem autonomia para ler e escrever texto e interpretar o que leu ou escreveu.

Rede Municipal de Ensino

A Rede Municipal de Ensino de Sussuapara oferece a Educação Infantil Integral, o Ensino Fundamental I e II Integral, a EJA (Educação para Jovens e Adultos) nas etapas 1a, 2a, 3a, 4a e 5a, além de uma sala de AEE para alunos especiais. A rede é composta por 200 profissionais, aproximadamente, entre docentes, motoristas, merendeiras e vigilantes.

Publicidade

As unidades de ensino de Sussuapara estão situadas na sede do município e na zona rural. São elas: Elpidio Borges dos Santos (povoado Várzea do Engano), Vila Nova (povoado Vila Nova), José Domingos da Rocha (povoado Abóboras), Matias Francisco de Brito (Tamboril), Eliseu Nunes (povoado Santa Luzia) e Joaquim Avelino de Barros (Salinas), ambas na zona rural. Na zona urbana as unidades de ensino são as escolas anexas São Sebastião (Infantil) e São Sebastião (Fundamental) e o Ginásio Municipal Professor Antônio de Barros Araújo.

Aproximadamente 910 alunos estão matriculados na Rede de Educação de Sussuapara para o primeiro semestre de 2024.

A Semana Pedagógica de Sussuapara prossegue até o dia 02 de fevereiro. (CLIQUE AQUI E VEJA PROGRAMAÇÃO)

As aulas terão início no próximo dia 05 de fevereiro.

Veja todas as fotos do 1º dia

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS