Connect with us

Floriano

Campo Maior, Floriano, Teresina e Oeiras podem sofrer com alagamentos e descargas elétricas, aponta Inmet

Publicado

em

Todo o Piauí está em alerta de chuvas intensas que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas, além de ventos intensos de até 100 km/h. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) pelo menos até esta segunda-feira (4) são previstas pancadas de chuva localmente fortes em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, onde não se descartam volumes superiores a 100,0 mm. 

INMET emite alertas para o Piauí

Dois alertas de chuvas intensas foram emitidos para o Piauí neste domingo (3), devendo perdurar até esta segunda-feira (4), quando uma nova avaliação climática é realizada. De acordo com o Instituto, parte do Norte do Piauí, além dos municípios situados no Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do Estado estão cobertos pelo alerta laranja (perigo), podendo registrar chuvas volumosas de até 60 mm/h. 

O aviso de perigo do INMET destaca o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em razão das condições climáticas. Municípios como Campo Maior, Floriano, Teresina e Oeiras, situados nestas regiões, merecem atenção.

Alertas válidos até as 10 horas desta segunda-feira (4) | FOTO: Reprodução/INMET

Para municípios localizados mais ao Norte do Piauí, a exemplo de Luís Correia, Parnaíba, Cocal dos Alves e Luzilândia são esperadas chuvas intensas, porém não superiores a 50 mm/h. O alerta amarelo (perigo potencial) destaca que os ventos não devem ultrapassar os 60km/h, sendo, portanto, baixo o risco de incidentes com descargas elétricas e alagamentos. 

Primeira quinzena de março com chuvas abaixo da média

Publicidade

A previsão do INMET para os primeiros 15 dias de março é de tendência de chuva abaixo da média. O INMET informou que até o dia 12 de março, a chuva pode ser localmente forte em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e na costa leste e sertão da Paraíba e de Pernambuco. Nas demais áreas da região Nordeste, são previstos menores acumulados de chuva.

A redução pode impactar, inclusive a safra na região do Matopiba (que engloba áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Segundo o órgão, nos meses de janeiro e fevereiro/2024, a região apresentou aumento na umidade do solo devido ao retorno da chuva mais regular beneficiando o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. 

“Para março/2024, a previsão de chuva abaixo da média em parte do Matopiba poderá restringir o desenvolvimento de parte das lavouras de primeira safra, bem como reduzir o ritmo de plantio do milho segunda safra. O mesmo cenário está previsto para grande parte da Região Centro-Oeste”, informou o Instituto.

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS