Connect with us

Vila Nova do Piauí

I Seminário Intersetorial debate estratégias e fortalecimento do Cadastro Único e programas sociais em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

Com o intuito de apresentar um balanço de 2023 e promover debates sobre as estratégias, mudanças, condicionalidades e a ampliação do acesso ao Cadastro Único, a Prefeitura de Vila Nova do Piauí, administrada pelo prefeito Belim, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou nesta terça-feira, (27), o I Seminário Intersetorial sobre os temas.

O evento contou com a presença do secretário de Assistência Social, Edilson Brito, da coordenadora do Centro de Referência (CRAS), Cleide Leal, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhos Rurais, Sandra Leal, além de representantes de outras secretarias Deijano (Saúde), Antônio Tiago (Agricultura), Adelino Oliveira (Meio Ambiente), Gilberto (Administração), o presidente da Câmara, vereador, Dorgivaldo, conselheiros municipais, técnicos do setor e a sociedade civil organizada.

Na mensagem de boas-vindas, a assistente social, Cleide Leal falou do objetivo da reunião.

“O que queremos, é continuar com um Cadastro Único, muito bem feito, muito bem executado. Digo sempre: não existe Bolsa Família e programas federais sem Cadastro” pontuou.

Cleide ainda falou sobre a importância de debater o Cadastro Único.

“O Cadastro Único é a porta de entrada para os programas sociais dos Governos Federal, estaduais e municipais. Desta forma, é possível fazer um mapeamento das famílias em vulnerabilidade, identificando como elas vivem e do que elas precisam para uma melhor qualidade de vida”, finalizou.

Publicidade

O secretário de Assistência Social, Edilson Brito falou sobre o seminário. “Este encontro é uma iniciativa muito importante e articula para que todas as políticas setoriais possam promover a proteção integral aos cidadãos. Parabenizo a equipe e a todos que participaram da ação”, elogiou o secretário.

O presidente da Câmara, vereador Dorgivaldo Lima, participou do seminário e disse ver com preocupação o corte de benefícios do Bolsa Família. “O Cadastro atualizado e de forma 100% correta evita alguns cortes. Não queremos que as famílias vila-novenses tenham seus benefícios cortados. Pois, a maioria delas depende exclusivamente do Bolsa Família para sobreviver. Não é justo chegar no fim do mês e ir fazer a feira, por exemplo, e não ter o dinheiro. Nossa luta é pelo povo. Saio mais esclarecido para ajudar nossos conterrâneos”, disse.

Palestra

O coordenador do cadastro Único, Osiel Pinheiro, trouxe informações importantes sobre o cadastro Único.

De acordo com os dados apresentados pelo técnico, a cidade poesia tem 920 famílias inscritas no CadÚnico, o que representa 1.981 pessoas diretamente beneficiadas. Desse número de cadastrados, 689 famílias fazem parte do Programa Bolsa Família.

“Na minha apresentação fiz um apanhado de como está o CadÚnico de Vila Nova, até porque tivemos mudanças no Governo Federal anterior que causaram impactos no cadastro. E o município precisa trazer fidelidade a esse cadastro, porque tem várias famílias aguardando inserção. Hoje é um momento de avaliação dessas ações, como a cidade está trabalhando e como podem melhorar. Também falamos sobre tarifas sociais e o vale-gás, entre outros”, disse Osiel.

Bolsa Família

O Bolsa Família prevê condicionalidades de saúde e educação, que são compromissos que as famílias assumem, sendo requisitos essenciais para que elas continuem recebendo o benefício.

Na Saúde, as condicionalidades são: cumprimento do calendário nacional do ciclo de vacinação; acompanhamento do estado nutricional (peso e altura) dos beneficiários menores de sete anos e; acompanhamento periódico do pré-natal para as beneficiárias gestantes.

Publicidade

Na educação, as condicionalidades são: frequência escolar mensal de no mínimo 60% para os beneficiários de quatro a seis anos incompletos e; frequência escolar mensal mínima de 75% para os beneficiários de seis a 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica.

Fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS