Connect with us

Vila Nova do Piauí

Marcha e palestra chamam a atenção para a valorização da vida em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Cultura realizaram nesta última quarta-feira, dia 20 de setembro, a “Marcha Caminhando pela Vida: Todos somos importantes!”.

O evento teve objetivo promover a conscientização como forma de incentivo para as pessoas cuidarem de sua saúde mental, estimulando a valorização da vida e a redução das taxas de suicídios.

Iniciando a programação, às 16h30 houve a concentração para marcha na Praça do antigo Sabino Gomes, reunindo um número significativo de pessoas.

O prefeito Belim Leal deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância de eventos que promovam integração entre a sociedade.

“Agradeço a todas pela presença, especialmente às secretárias que incentivaram a caminhada pela vida e a todos os alunos e professores aqui presentes, hoje em dia, vivemos em meio às redes sociais, onde as pessoas têm menos interação física, vemos as famílias distantes e cada um seguindo seu próprio caminho, por esse motivo, é fundamental estarmos sempre atentos, pois a vida é valiosa e devemos lutar por ela”, destacou.

Em continuidade aconteceu à passeata pela sede do município. A cada parada uma surpresa diferente, com discussões sobre a valorização da vida, apresentações culturais e dinâmicas acerca do tema.

Publicidade

Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, a primeira parada trouxe como tema: “Gratidão e Ressignificação”.

Para abordar a temática, a assistente social Cleide Leal, contou a sua história de vida e superação, contando os motivos pelos quais tinham gratidão pela vida e como a família pode ser rede de apoio.

“Na minha casa, tive o privilégio de ter uma irmã mais velha chamada Ivoneide, da qual tenho muito orgulho de pronunciar o nome, costumo dizer a ela que é uma verdadeira fênix, já que através dela consegui encontrar sentido na minha vida, foi por causa dela que descobri a gratidão, pois ela sempre acreditou em si mesma, estudou, se formou e passou em um concurso, se tornando professora, atualmente, ela mora em Santa Catarina por escolha própria, e foi através dela que cheguei até aqui, embora eu não seja rica, tenho felicidade na minha vida pois consegui uma profissão e um trabalho, tenho dois filhos, que me dão sentido e me fazem lutar. Muitas pessoas enfrentam depressão ou ansiedade nos dias de hoje por falta de esperança, ou seja, por não terem um motivo pelo qual lutar ou viver, e eu tenho, graças à minha irmã, que me incentivou a seguir uma profissão e pagou pelos meus estudos, apostando em mim. Essa é a minha história de superação, mesmo após a perda do meu pai e uma infância difícil e pobre, a palavra gratidão resume tudo o que minha irmã fez por mim, e isso tem tudo a ver com o Setembro Amarelo, pois a vida importa e as lutas podem ser superadas”, enfatizou.

Com uma pegada mais descontraída, a Secretaria Municipal de Educação trouxe o tema: “Elogio e Riso”.

O momento contou com entrega de lembrancinhas e informativos, muita música e apresentações com a participação das professoras de educação física Thays Cavalcante e Eliane Maria e suas alunas.

“Perdão e bondade, respeito às diferenças”, foi a temática abordada na terceira parada sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, que trouxe belíssimas apresentações culturais com o grupo AJA sob coordenação da professora Thalya Oliveira, momento de interação, onde as pessoas eram convidadas a participar da dança.

“O tema que abordaremos é o perdão e a bondade, além do respeito às diferenças. Respeitar as diferenças não se resume apenas a ser educado e cortês, é, acima de tudo, aceitar o próximo com seus defeitos e qualidades e ser capaz de estender a mão, pois devemos entender as situações pelas quais eles estão passando, respeitar a diferença implica acolher e ser humano, compreender cada indivíduo em igualdade, e verdadeiramente nos conectarmos com nossos semelhantes, devemos sempre ter isso em mente e lembrar que nem sempre vamos entender, mas podemos respeitar o próximo como seres humanos, para finalizar, destaco a importância do perdão e da bondade, pois o perdão vai além de uma palavra bonita”, iniciou Thallys.

“Perdoar é uma atitude que só traz benefícios para aqueles que o praticam muitas vezes esperamos que as pessoas peçam perdão primeiro, mas esquecemos que ao perdoar estamos nos liberando de um fardo, devemos aprender a perdoar e quero que vocês se inspirem no maior exemplo de perdão que temos em nossas vidas, Jesus Cristo, mesmo estando na cruz do calvário, sendo crucificado, Ele olhou para todos ao seu redor e disse: “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem”, aprendamos sempre com Jesus, que é e sempre será o maior exemplo de bondade”, explicou sobre a escolha do tema o coordenador da Biblioteca Patativa do Assaré, Thallys Lopes.

No uso da palavra a secretária de Cultura, Cícera Geovania, ressaltou a importância de respeitar o processo e buscar estar bem consigo mesmo.

“Hoje em dia, as redes sociais procuram mostrar uma imagem de perfeição, eu costumo estar com os jovens, mesmo que eu já não seja jovem, mas os adultos, quando eu era mais nova, foram uma referência muito importante para mim, e acho essencial passar essa mensagem, antes de tudo, somos parte da natureza e, assim como ela, passamos por diferentes etapas de crescimento, florescimento e amadurecimento. Temos nosso processo, e é importante nos permitirmos falhar e errar, pois não somos máquinas. É aí que entra o perdão, porque muitas vezes vivemos um momento de aparências, de imagem e sorrisos, mas por dentro estamos destruídos, o perdão consiste em perdoar a nós mesmos, em aceitar nossas falhas e defeitos, e também em aceitar e acolher os outros, incluindo nossos amigos”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde foi a responsável pela quarta parada da marcha, “Sonhos para o futuro” foi o tema escolhido pelos profissionais.

O enfermeiro Dayro Coutinho, falou sobre a campanha e enfatizou sobre a importância de sonharmos, de planejarmos o futuro e de jamais desistirmos do que almejamos alcançar.

“Este é o momento em que devemos falar sobre a valorização da vida e ressaltar a importância de cada indivíduo, estamos gratos por poder contribuir com a marcha pela vida, caminhando juntos e demonstrando o valor inestimável de cada pessoa, gostaríamos de agradecer ao prefeito Belim por nos proporcionar esse espaço e representar nossa secretaria, Katia Leila, que está em Teresina representando nosso município”, salientou.

A técnica de enfermagem, Jenicleide Sousa, também deixou uma mensagem motivacional para todos os presentes, mostrando que não desejamos o preto e branco, que não queremos nada acinzentado, mas queremos cor e uma vida colorida de momentos felizes.

Publicidade

A última parada do evento aconteceu no Poliesportivo José Manoel de Oliveira, onde o psicólogo Anderson Sousa ministrou uma palestra.

Para iniciar a solenidade, houve a composição da mesa de honra formada pelo prefeito Belim Leal, os secretários Edilson Brito (Assistência Social), Flávio Sousa (Educação), Cícera Geovania (Cultura); o vereador Gilberto, a assessora técnica da Saúde, Almerinda Luz; a diretora da U.E. Luiz Ubiraci de Carvalho, professora Ignez, e o psicólogo Anderson Sousa.

Na oportunidade todos fizeram uso da palavra, agradecendo a presença de todos, alertando ainda sobre a importância de quebrar tabus e abrir o diálogo, mostrando que todos devem estar unidos pela vida.

Os alunos Ludiquezia e Levi da Unidade Escolar Luiz Ubiraci de Carvalho, representando a escola fizeram apresentações de canto e poema relacionados ao tema do evento, a importância e valorização da vida.

Por fim, o psicólogo Anderson Sousa falou objetivos da campanha setembro amarelo, a importância de cuidar da saúde mental e mostrou vivências reais, de como a família e boas amizades podem trazer conforto e deixar a vida mais leve, motivando o público presente a fazer elogios e compartilhar abraços.  

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS