Connect with us

Vila Nova do Piauí

Saúde de Vila Nova promove palestra e trata sobre a importância do cuidado com a saúde mental

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira, 26 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, na administração do prefeito Manoel Bernardo, o Belim, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra educativa em alusão a Campanha Janeiro Branco.

O evento, realizado na Câmara de Vereadores, foi intitulado como “Saúde mental enquanto há tempo” e reuniu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, os vereadores Dorgivaldo Lima (presidente da Câmara), Miquéias Carvalho e irmã Eliésia e a população em geral.

Para o secretário de Saúde, Deijano Lima, a ação é de suma importância para conscientizar a população acerca do cuidado com a saúde mental.

“Nós estamos aqui dando o nosso melhor para os munícipes, com o objetivo de proporcionar um momento de reflexão e conscientização sobre os cuidados que são necessários para que a nossa saúde mental esteja bem. Além de cuidar da saúde física, precisamos dá atenção a nossa mente. Hoje tivemos a palestra onde várias dicas e orientações foram compartilhadas e também queremos disponibilizar nossos serviços de saúde para aqueles que precisarem”, ressaltou.

A psicóloga Lucineide Eulália, ministrou a palestra e abordou sobre o que é saúde mental, destacando que é importante a mobilização das autoridades, sociedade, Igreja e instituições para que haja o diálogo e mecanismos sejam desenvolvidos afim de trabalhar a saúde mental.

“A campanha propõe a desenvolver uma cultura de cuidados com a saúde mental e valorização do bem-estar da humanidade, abordamos os principais transtornos que afetam as pessoas e como a gente pode no nosso dia a dia através de estratégias e mudanças no estilo de vida cuidar da nossa saúde mental”, disse.

“Se a gente cuida da saúde mental, então, estamos cuidando de tudo, ela é a base para que tenhamos qualidade de vida, se a saúde mental não está bem, nada vai bem, mas se estamos bem mentalmente, todo o restante tende a ficar bem. O objetivo da ação é conversarmos, quebramos tabus porque ainda tem muita resistência, mas queremos mostrar a importância do cuidado para prevenir as doenças e em casos de adoecimento orientar para que haja o tratamento com o profissional especializado”, pontuou.

Durante a programação, o enfermeiro Dayro Coutinho destacou que a palestra é um momento de conversa para tratar sobre a necessidade do diálogo, frisando que as pessoas não estão sozinhas e que podem pedir ajuda.

O profissional ainda fez uma dinâmica com alguns participantes, pedindo para eles ir a frente e ler as mensagens reflexivas escritas nos papéis que estavam nas cadeiras e compartilharem suas opiniões.

Campanha Janeiro Branco

A Campanha Janeiro Branco completa 10 anos de existência. O movimento teve início em 2014 na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, pelo psicólogo e atualmente presidente do Instituto Janeiro Branco (IJB), Leonardo Abraão, tomando proporções nacionais e até internacionais e conta com o apoio de instituições públicas e privadas.

Imagens

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS