Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA 28 ANOS | 5ª cavalgada e missa fortalecem a cultura local e homenageiam a figura do vaqueiro

Publicado

em

Vila Nova do Piauí foi cenário da 5ª Cavalgada e Missa do Vaqueiro, um evento dedicado a resgatar e preservar a cultura local, mantendo viva uma tradição significativa para o município na tarde desta última terça-feira, 12 de dezembro.

Inserido na extensa programação em comemoração aos 28 anos de emancipação política do município, o evento atrai vaqueiros tanto locais quanto de toda a região.

A Cavalgada, promovida pela Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí na gestão “Um novo tempo” do prefeito Belim Leal, é organizada por Francisco Dantas, conhecido como Nena, e sua família, o ex-prefeito Edilson e Antônia Maria, com a colaboração da Câmara de Vereadores e do ex-prefeito Arinado Leal.

Ao longo do dia, os vaqueiros foram acolhidos na residência do maior organizador do evento, Nena, na Lagoa do Provísio. Foi lá que teve início a Cavalgada, percorrendo o trajeto até o centro da cidade.

Clesinho, Chico da Luz e Moderno foram responsáveis por animar a concentração e o percurso com cantorias e toadas. A locução ficou por conta do Edvaldo de Picos, a voz do povo. Admiradores de cavalgada também acompanharam o evento, e logo uma extensa fila de carros e motos também tomaram conta do percurso.

O evento visa transmitir às novas gerações a tradição e a importância dos vaqueiros e agricultores. Participaram vaqueiros de todas as idades, sendo calorosamente recebidos pela população que se reuniu em diversos pontos por onde a cavalgada passou.

O trajeto culminou na Igreja Matriz, onde uma multidão se congregou para testemunhar a tradicional Missa do Vaqueiro. A celebração foi conduzida pelo padre Ferdiran Fontes, da cidade de Caridade do Piauí, e contou com a animação de representantes do Coral de Simões na voz da Aninha.

Durante a celebração, foram realizadas várias homenagens à figura do vaqueiro, por meio de imagens e objetos que simbolizam a vaqueirama e a rica cultura nordestina.

_Discursos e Agradecimentos

O prefeito Belim agradeceu aos organizadores do evento e reafirmou seu compromisso em trabalhar pelo município.

“Quero agradecer aos organizadores do evento, aos vaqueiros que contribuíram para essa festa linda e assim agradeço a todos. A cavalgada é uma cultura e para nós é uma satisfação poder fazer algo para o crescimento da nossa população. A nossa gestão “Um novo tempo” vem trabalhando com esse objetivo de proporcionar o melhor para todos os vila-novenses. Que Deus nos abençoe”, finalizou.

No uso da palavra, Nena agradeceu a Deus pela conclusão da cavalgada e relatou o sentimento de alegria pelo evento.

Publicidade

“O momento é de gratidão a Deus por mais uma jornada que enfrentamos, me sinto feliz em terminar esta caminhada tão árdua, porque não é fácil está a frente de um evento como esse, mas foi uma cavalgada muito bonita e que ficará na história do povo de Vila Nova e da macrorregião. Agradeço a todos que vieram, tanto do nosso município como os visitantes. Deixo meu abraço e se Deus quiser estaremos aqui novamente no próximo ano”, disse ele.

A professora Antônia Maria também foi uma das organizadoras do evento. Ela também fez seus agradecimentos.

“É uma satisfação realizar esse evento, porque nós vemos que é uma cultura que se fortalece a cada ano no nosso município e já se tornou uma lei o Dia do Vaqueiro. Nós queremos agradecer a todos que vieram prestigiar nossa cavalgada, bem como as demais pessoas que trabalharam ornamentando, recebendo os vaqueiros que vieram de fora, o prefeito que sempre apoiou essa festa e assim a todos que contribuíram”, ressaltou.

O ex-prefeito Edilson agradeceu a todos que colaboraram para o evento e enfatizou que a cavalgada já parte da cultura e identidade dos vila-novenses.

“Quero cumprimentar a todos os presentes, desde já agradecer a gestão em nome do prefeito Belim pelo apoio para a realização dessa cavalgada, dando continuidade a um projeto que foi aprovado pelos vereadores há alguns anos atrás e que nós incentivamos para resgatar essa cultura porque é a nossa identidade. Agradeço a todos que tem colaborado para esse evento e por isso ele vem sendo tão prestigiado essa festa só engrandece as nossas raízes e a nossa Vila Nova”, frisou.

Na oportunidade, o secretário de Educação, Flávio Sousa e o presidente da Câmara Municipal, Deijano Lima também fizeram uso da palavra e agradeceram a presença de todos, bem como parabenizaram a organização por mais um brilhante evento.

O evento foi prestigiado pela população em geral, secretários e colaboradores da gestão, vereadores e vaqueiros de Picos, São Julião e macrorregião.

Hoje, dia 13 de dezembro, será marcado por louvores e intensa adoração a Deus. Às 19h00min, está programado o Culto em Ação de Graças, contando com a participação especial do pregador Pr. Serafim Sobrinho de Teresina – PI, e da talentosa cantora Sandra Pires e banda de Brasília-DF. O local escolhido para o evento é em frente à Prefeitura.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS