Connect with us

POLÍTICA

Aldo Gil requer Centro de Tratamento Oncológico em Picos e exige transparência em empréstimo do governo

Publicado

em

O deputado estadual Aldo Gil (Progressistas), apresentou em sessão plenária nesta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), um requerimento solicitando do governador Rafael Fonteles (PT) e do secretário de Saúde do Estado, Antônio Luiz, a construção de um Centro de Tratamento Oncológico no município de Picos.

Conforme o parlamentar, a medida visa descentralizar o serviço de oncologia de Teresina, para evitar o sofrimento da população que precisa fazer o deslocamento para a capital.

“O Centro tem como objetivo atender cerca de 43 municípios, para suprir as necessidades de aproximadamente 500 mil piauienses. Desse modo, fazendo com que essas pessoas deixem de se deslocar para Teresina, desafogando o sistema de saúde da capital e, assim, evitando o desgaste e sofrimento daqueles que tanto precisam desse serviço”, relatou Aldo Gil.

O deputado, juntamente com a bancada da oposição, apresentaram uma emenda exigindo transparência nos R$ 2 bilhões a serem emprestados pelo Banco do Brasil ao Governo do Estado, que deverá apresentar um Plano de Trabalho sobre a utilização dos recursos, com uma conta específica. A matéria foi aprovada na sessão plenária e segue para sanção do governador e depois para análise da União, que deve ser a garantidora do crédito.

Aldo Gil solicitou ao Executivo que critérios políticos não sejam utilizados na aplicação dos recursos. O pedido do parlamentar é que haja investimento no tratamento oncológico na cidade de Picos e a viabilização de recursos para os demais municípios.

Publicidade

“Gostaria de pedir a sensibilidade do governador Rafael Fonteles, para poder olhar com carinho a cidade de Picos e viabilizar os recursos e as obras não somente para Picos, mas para os outros municípios de adversários políticos dele e, deixar as questões políticas para época de eleição, para que a gente possa olhar, sim para a população do estado do Piauí”, destacou Aldo Gil.

Fonte: Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS