Connect with us

POLÍTICA

Franzé Silva e Wellington discutem política de saúde para apoio a Apaes

Publicado

em

Foto: Roberta Aline/ Ascom Wellington Dias

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), se reuniu, em Brasília, nessa quarta-feira (24), com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para tentar solucionar o problema de repasse de fundos para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e minimizar os danos causados às famílias que dependem dos atendimentos.

Franzé analisa a situação da Apae em Teresina – que teve rompidos os convênios pela Prefeitura, em 2022, e passou a enfrentar dificuldades para se manter. “Na maior parte das vezes, a gente conta com o voluntariado que ajuda as entidades a sobreviverem. Em Teresina, há uma grande quantidade de pessoas vulneráveis buscando atendimento”, observa, ressaltando que busca aproximar o governo federal da realidade e necessidades da população.

“Eu assumi o compromisso com eles [Apaes e outras entidades filantrópicas] de dialogar com o Governo Lula, para entender como está sendo pensado o repasse para elas, por conta do desmonte que o governo Bolsonaro fez”, explica Franzé. O ministro Wellington Dias pontua que está sendo examinada a atual situação das Apaes e entidades filantrópicas e estuda uma política nacional de saúde suplementar para um maior apoio a essas instituições.

“Aqui no Ministério, a gente é o executor, vamos trabalhar a parte de equipamentos para estruturar e melhorar o funcionamento. Aqui a gente trabalha diretamente com o município, com política social de assistência e tem um regramento que através de entidades fazemos investimentos”, assinala Dias. O deputado Franzé acrescenta que será elaborado projeto sobre a melhor forma de trabalhar o investimento em equipamentos e repasses de receitas.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS