Connect with us

DESTAQUES

Lula anuncia W.Dias no Ministério do Desenvolvimento Social e Jussara Lima deve assumir vaga no Senado

Publicado

em

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (22) o nome do senador eleito Wellington Dias (PT) como futuro ministro do Desenvolvimento Social. O ex-governador do Piauí assumirá a pasta que será a responsável, entre outros programas, pelo Bolsa Família, atual Auxílio Brasil. 

Ao fazer o anúncio, Lula lembrou que o Piauí foi o estado que lhe deu maior votação no país proporcionalmente. “Foi o estado que tive mais votos nessa eleição agora”, disse. 

Lula também citou a cidade de Guaribas, berço do programa Fome Zero em 2003, no seu primeiro mandato. ” Foi o estado que nós começamos o primeiro combate à fome, na cidade de Guaribas”, lembrou. 

O Ministério do Desenvolvimento Social é um dos mais disputados do novo governo, sendo inclusive cotado para a indicação de Simone Tebet (MDB), candidata que apoiou Lula no segundo turno das eleições presidenciais. 

O anúncio foi feito em Brasília,  durante pronunciamento realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil, sede do governo de transição. 

Publicidade

Após o início de anúncios feitos por Lula, Wellington Dias chegou a ser um dos mais fortes nomes para a liderança do governo no Senado. Com a ida para o Desenvolvimento Social, a vaga deve ficar com Jaques Wagner (PT-BA). 

O senador eleito do Piauí também chegou a ser cotado para o Ministério do Planejamento e do Desenvolvimento Regional, Casa Civil e Economia. 

A ida para o Ministério do Desenvolvimento Social contempla um desejo próprio do Diretorio Nacional do PT, que quer um filiado da sigla à frente da pasta, bem como o Piauí que deu expressiva votação ao presidente eleito.  

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Com a ida de Wellington Dias para o ministério, a vaga no Senado deve ser ocupada pela primeira suplente, Jussara Lima, esposa do deputado federal Júlio César (PSD) e mãe do deputado estadual Georgiano Neto (MDB). 

BIOGRAFIA 

Publicidade

Wellington Dias foi vereador de Teresina, deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Piauí por quatro mandatos.

Teve importante articulação na institucionalização do projeto do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

Em 2022, Wellington Dias deixou o cargo de governador para disputar o Senado Federal e esteve na equipe da coordenação nacional da campanha de Lula para presidente da República.

Paula Sampaio
cidadeverde.com | Foto destaque: Renato Andrade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS