Connect with us

POLÍTICA

Projeto na Alepi proíbe privilégio para paciente particular no agendamento de consultas

Publicado

em

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto que lei que proíbe a definição do prazo de marcação de consultas, exames e outros procedimentos que diferenciam os pacientes cobertos por planos ou seguros privados de assistência à saúde e os pacientes que custeiam com recursos próprios.

A proposta é de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) e agora irá tramitar nas comissões técnica da Alepi. O parlamentar afirmou que tem sido usada uma prática abusiva, onde quem paga pelo atendimento particular tem mais prioridade de quem é atendido por plano de saúde.

“Atualmente, observamos uma prática abusiva que impacta negativamente os usuários de planos privados de assistência à saúde de maneira generalizada. Ao tentarem agendar consultas, os beneficiários são confrontados com a pergunta inicial da secretária: ‘é por convênio ou particular?’ Em seguida recebe a justificativa de que, ‘se for particular, há disponibilidade imediata, no entanto, se for por convênio, somente há horários disponíveis daqui a dois meses’. Essa abordagem é não apenas ilegal, mas também discriminatória com o intuito de pressionar os pacientes cobertos por planos e seguros privados de saúde a desembolsarem recursos próprios por consultas, exames e procedimentos que, por direito, deveriam ser custeados pelo plano ou seguro. Essa prática se aproveita da urgência que as pessoas têm quando se trata de sua saúde”, afirmou o parlamentar na justificativa para a apresentação do projeto de lei.

A proposição proíbe um atendimento privilegiado a pacientes particulares pelo prestador de serviço, sendo ele profissional de saúde contratado e credenciado por operadora de plano ou seguro privado de assistência à saúde, e ainda pelo cooperado de operadora de plano ou seguro privado de assistência à saúde.

O projeto estabelece como exceção as condições excepcionais previstas no contrato firmado entre a operadora de saúde e o médico conveniado.

Segundo a proposição, a marcação de consultas, exames e quaisquer outros procedimentos serão feitos de forma a atender às necessidades dos consumidores, privilegiando-se os casos de emergência e urgência, assim como as pessoas com 60 anos ou mais de idade, as gestantes, lactantes e crianças de até cinco anos, vedada a utilização de agendas com prazos de marcação diferenciados quanto ao tempo de marcação entre o paciente coberto por plano ou seguro privado de assistência à saúde e o paciente atendido após pagamento à vista, chamado de atendimento particular.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS