Connect with us

POLÍTICA

Wellington Dias anuncia instituto federal integrado e hospital de alta complexidade em terras indígenas

Publicado

em

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que as terras indígenas terão investimentos na educação, agricultura e saúde. Além do apoio que os yanomamis já estão recebendo, conforme Dias declarou, será construído um dos primeiros insttitutos federais indígenas.

O ministro Wellington Dias disse que o instituto federal indígena vai contemplar a região da comunidade Surucucu, na Terra Indígena Yanomami (TIY). “Vamos instalar uma unidade federal integrada para os yanomamis e indígenas daquela região”, afirmou.

Na área da saúde ele anunciou que será implantado um hospital que atenderá casos de baixa até a alta complexidade.

O MDS conforme declarou o ministro, está apoiando a produção de alimentos pelos indígenas com equipamentos para agricultura e pesca. “Estamos trabalhando as condições para que possam evoluir profissionalmente, garantir qualidade de vida, comunicação, condições de sair dessa crise”, disse.

Representantes do MDS e outros ministérios do governo Lula estarão no próximo dia 29 em visita às comunidades indígenas entre Roraima e Amazonas.

Publicidade

Na última quinta-feira (22), o Governo Federal anunciou a construção do primeiro hospital de retaguarda indígena do país. O início das obras do hospital de Boa Vista, capital de Roraima, ainda não tem data prevista.

No primeiro ano de administração do governo Lula (2023) a terra yanomami registrou 363 mortes. O número é maior que o ano de 2022 quando foram registrados 343 obitos.

As mortes são atribuídas ao garimpo ilegal que levou violência, mudanças culturais, contaminação por mercúrio dos rios e insegurança alimentar de acordo com Vinícius Zanatto, do Grupo de Pesquisas em Territorialidade e Segurança Socioambiental na Amazônia, do Instituto Mamirauá.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS