Connect with us

Caridade do Piauí

Câmara de Caridade do Piauí inaugura reforma e abre o ano legislativo; prefeito Toninho participa e anuncia obras

Publicado

em

A Câmara Municipal de Caridade do Piauí realizou, na manhã deste sábado, 17 de fevereiro, a sessão de abertura do ano legislativo de 2024.

Os trabalhos foram conduzidos pela presidente da mesa diretora da Casa, a vereadora Luzineide Gomes, e contou, também, com as presenças dos demais vereadores – Maria da Silva (Bilu), Márcia Silva, Ivanildo Xavier, Elsimar Silva (Simar), Janael Francisco do Nascimento (Xula), Silvano Sousa, Adenilson Gomes (Primo) e Avilmar Leal.

Também participaram o chefe do Poder Executivo Municipal, prefeito Toninho de Caridade, acompanhado dos secretários Clei Carvalho, de Administração; Leandro Paiva, de Finanças; Aldo César, de Educação; Vilmar, de Agricultura, dentre outros.

Logo na primeira sessão do ano, o plenário da Casa apreciou, votou e aprovou três Projetos de Lei:

– PL que altera as Leis Complementares n° 214/2017, 234/2018, 260/2020 e 291/2022, que consolida a Estrutura Administrativa do Município de Caridade do Piauí-PI e dá outras providências;

– PL que dispõe sobre a implantação da política de educação de tempo integral, na Rede Municipal de Ensino de Caridade do Piauí;

Publicidade

– PL que dispõe sobre o reajuste do piso salarial dos profissionais do magistério público da educação básica do município de Caridade do Piauí e dá outras providências.

No segundo expediente da sessão, conforme prevê a Lei Orgânica e o Regimento da Câmara, o prefeito Toninho Caridade apresentou a Mensagem do Poder Executivo Municipal.

Em sua fala, o prefeito parabenizou ao ex-presidente da Câmara, Ivanildo Xavier, pela forma com que conduziu a Casa no ano de 2023, e também pela reforma e ampliação na estrutura física da Câmara, deu as boas-vindas e desejou sorte para a nova presidente, Luzineide Gomes, a primeira mulher a presidir a Câmara de Caridade do Piauí.

“Quero aqui desejar boa sorte e nos colocar à disposição para trabalharmos juntos e com harmonia para termos um ano de muitos resultados positivos para o povo e para o município de Caridade, a quem nós representamos.”

Toninho agradeceu aos vereadores pela aprovação dos Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo, todos da relacionados a Educação, e deu ênfase ao reajuste do piso salarial dos professores, cujo percentual foi de 5%, acima do concedido pelo Governo Federal, fruto dos esforços e resultados alcançados em 2023.

“Nós fizemos um planejamento e os professores de Caridade vão receber acima do piso nacional, entre 4.525 a 5.600 reais. É uma medida de valorização e reconhecimento ao trabalho desempenhado por esses profissionais. Essa é a nossa política, uma política de resultados. Quanto mais resultados tivermos, poderemos oferecer mais.”, disse.  

Publicidade

O gestor também falou sobre novos investimentos em obras de infraestrutura. Segundo Toninho, em breve será iniciada mais uma etapa de asfaltamento urbano, com investimento de R$ 2 milhões, e assinada a ordem de serviço para construção de mais 5 passagens molhadas na cidade e zona rural.

O gestor também anunciou a construção de uma praça de eventos em uma área de 60 por 100 metros. Segundo ele, o projeto já foi elaborado e o governador Rafael Fonteles já autorizou no orçamento.

“Também vamos reformar a praça da Ingazeira, a praça em frente ao colégio e posto de saúde, e adequar todos os colégios para implementar o Ensino Integral, dando as condições ideais para o funcionamento e acolhimento dos alunos e professores. Vamos continuar trabalhando para que o município possa continuar crescendo junto com a população, para que a gente possa cada dia mais ter orgulho da nossa cidade.”, pontuou.  

A presidente da Câmara, vereadora Luzineide Gomes, que recentemente assumiu a presidência da mesa diretora, expressou seu sentimento de gratidão. “Esse momento é de muita gratidão. Agradecer a Deus por me guiar em todas as minhas decisões, juntamente com meu esposo Marciel. Agradecer ao prefeito Toninho por ter mantido sempre com seus compromissos e ter feito esse momento acontecer. Agradecer a minha família pelo apoio e ao povo caridadense pelo apoio e confiança. Dizer ao prefeito que vamos trabalhar para que a nossa Caridade cresça mais e mais. O que tá bom, tende a melhorar.”, disse.  

Em seu pronunciamento, a presidente também manifestou seu contentamento em poder, já na primeira sessão, estar votando projetos importantes para a Educação e de valorização dos professores.

Inauguração

A abertura do ano legislativo no município de Caridade do Piauí também foi marcada pela inauguração da reforma e ampliação do Edifício Mestre Zezinho, sede do Poder Legislativo, obra realizada na gestão do ex-presidente, o vereador Ivanildo Xavier, e que trouxe melhorias significativas para o funcionamento dos trabalhos legislativos.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS