Connect with us

Ipiranga do Piauí

Câmara de Ipiranga do Piauí abre o ano legislativo e prefeito Elvis Ramos apresenta mensagem do Executivo

Publicado

em

A Câmara Municipal de Ipiranga do Piauí realizou na noite desta segunda-feira, 05 de fevereiro, no plenário Vereador Osvaldo Marinho de Sousa, a sessão solene de abertura do ano legislativo de 2024.

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Paulo Corte e, conforme prevê a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa, contou com a participação do prefeito Elvis Ramos, que apresentou a mensagem do Executivo Municipal.

Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Elvis Ramos; a vice-prefeita Iolanda Rêgo; o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cortez; os vereadores Neilon Carvalho, Edivaldo Fontes, Henrique Leal, Márcia Macedo, Rufino e Tiago Leal; os secretários municipais Jofran Lopes (Esporte), Luíza (Finanças), Lucas Ramos (Administração); Gilberto Vieira (Educação), Derisvaldo Xavier (Saúde), Marcinho (Obras) e João Olímpio (Cultura).

No início do seu pronuciamento, o prefeito Elvis Ramos, destacou a satisfação por apresentar avanços e ações realizadas ao longo do ano de 2023 e projetos para 2024.

“É com grande satisfação que, mais uma vez, venho a essa nobre casa legislativa trazer a mensagem do poder executivo na abertura do ano legislativo. Os poderes Legislativo e Executivo constituídos através da vontade soberana do povo, têm um papel preponderante no crescimento e desenvolvimento do nosso querido município. Embora, independentes, devem sempre desenvolver as suas funções em plena harmonia, respeitando os princípios constitucionais e democráticos”, assegurou.

Em seu discurso, o gestor municipal elencou avanços nas mais diversas áreas.

Educação, Saúde e Assistência Social

Publicidade

Na ocasião, o gestor mencionou os investimentos na Educação, como capacitações, valorização profissional e melhoria na estrutura das escolas da Rede Municipal de Ensino, e destacou os frutos positivos colhidos ao longo do ano com melhoria nos índices. Além disso, foram feitas melhorias nas estruturas das escolas municipais, a exemplo da recém inaugurada, Escola Antônio Tapety que passou por reforma, ampliação e modernização.

Na Saúde, o gestor destacou os serviços de qualidade oferecidos, dentre eles, médicos disponíveis 24h por dia no Hospital de Pequeno Porte (HPP); ampliação dos serviços oferecidos pela equipe de estratégia da saúde da família; equipe emulti; avanço no Previne Brasil, onde o município avançou de nota 5.9 (2021) para 9.9 (2023); SAMU referência para a região; reuniões de avaliação e planejamento; reforma de UBS; avanço na saúde bucal; implantação da Tele Saúde; Implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão; recadastramento dos usuários do sistema de saúde e outros.

Já na Assistência Social, Elvis ressaltou que foram mantidos todos os programas, dentre eles, projeto de apoio e incentivo as mulheres, como o Projeto Nascer, atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Programa Criança Feliz, CCI, distribuição de cestas básicas, além de ações Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e apoio as ações do Conselho Tutelar.

Obras e reformas

Ao longo de 2023 foram realizadas obras de calçamento na zona urbana e rural do município, sendo que foram contemplados os seguintes bairros e povoados: Santa Catarina, Brejo da Fortaleza, Jardim, Furta-Lhe-a Volta, dentre outros; além manutenção e recuperação das estradas vicinais e reforma do Antigo Fórum para receber o Programa Justo Acesso; e manutenção e melhoria dos prédios públicos.

Publicidade

Cultura, Agricultura e Esporte

Investindo em Cultura, a gestão municipal, mais uma vez, realizou a tradicioanl Semana Cultural da Juventude Ipiranguense, que é considerado o maior evento cultural em praça pública do interior do estado do Piauí. Além disso, também foi realizado o aniversário da cidade, ampliação da Escola de Dança e diversas atividades culturais.

Na Agricultura foram realizadas parcerias com instituições e órgãos para apoio e incentivo aos produtores rurais; Programa Garantia Safra, cursos profissionalizantes, distribuição de kits de irrigação, preparo de solo com aração de terras, distribuição de sementes e mudas de caju, além de conquista do ICMS Ecológico.

O Esporte também é uma das prioridades da gestão municipal que inaugurou a reforma e ampliação do Estádio Municipal e realizou campeonatos de futebol e futsal amador para todas faixa etárias, apoiou os campeonatos realizados na zona rural e campeonatos regionais, e reformou a quadra buriti.

Elvis Ramos ainda mencionou a saúde financeira do município graças ao trabalho executado pela Secretarias de Administração e Finanças.

Publicidade

O gestor municipal ainda reafirmou o compromisso de continuar trabalhando para desenvolver políticas públicas e melhorias para a zona urbana e rural do município.

“Reafirmamos o nosso compromisso com o povo do nosso município, buscando sempre trabalhar e desenvolver as políticas públicas voltadas para o interesse da coletividade em todas as áreas. Através de muito trabalho temos conseguido superar diversas dificuldades, buscando sempre proporcionar a cada cidadão, sejam eles da zona urbana ou rural, serviços de qualidade nas mais diversas áreas, como educação, saúde, agricultura, assistência social, cultura, esportes, dentre outras”, afirmou.

Veja fotos:

Fotos: Leonardo Dias

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS