Connect with us

Legislativo em Foco

Em sessão extraordinária, Câmara de Vila Nova apresenta licença do vereador Gilberto e empossa suplente José Edvan

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira (01), durante a segunda sessão extraordinária do 4º período da 7ª legislatura de 2024, a Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí testemunhou a posse de José Edvan da Silva, mais conhecido como Edivan do Chico Ana, como vereador.

A entrada de Edivan na Câmara ocorreu em virtude do pedido de licença do vereador Gilberto da Silva Leal, que precisará tratar de assuntos pessoais. Nas eleições municipais de 2020, Gilberto foi candidato pelo Partido Progressista (PP), conquistando 1,86% dos votos válidos.

A cerimônia de posse teve início com a formação da mesa de honra, que contou com a presença do prefeito Belim, dos parlamentares, do pastor Elieu Nunes da Assembleia de Deus e outras autoridades municipais. Além disso, secretários municipais, lideranças políticas e membros da comunidade também estiveram presentes.

O evento prosseguiu com a execução do hino municipal, seguido pela condução do presidente do Legislativo, Dorgivaldo Lima. Posteriormente, o vereador Gilberto da Silva Leal fez a leitura da justificativa de seu afastamento, oficializando sua ausência por um período de 60 dias.

José Edvan da Silva prestou juramento diante do presidente, formalizando sua posse como vereador, assumindo assim suas responsabilidades perante o município e a comunidade local.

Falas

O secretario de Assistência Social e ex-prefeito, Edilson Brito, desejou boa sorte ao novo vereador.

“Hoje, ao me recordar dos momentos ao lado do seu Chico Ana, sinto uma mistura de saudade e gratidão pelo privilégio de ter sido vereador junto a ele nesta casa legislativa. Gostaria, neste momento, de homenageá-lo com uma salva de palmas, em memória de sua honestidade, dedicação e serviço incansável à comunidade. Desejo, de coração, boa sorte ao nosso amigo Edvan, que hoje assume o papel de vereador. Parabenizo Gilberto pela sua postura e grandiosidade diante das circunstâncias da vida. A política nos une em amizade, trabalho e respeito mútuos. Lembro-me quando eu e Tiago fomos candidatos pela primeira vez, e demos essa oportunidade ao vereador Ignez, que assumiu conosco o compromisso de servir nossa cidade. Isso só enaltece nossa comunidade, mostrando que cada um tem sua maneira de contribuir. Edvan, ao ocupar esta cadeira, traga consigo projetos e requerimentos que visem à melhoria de nossa cidade. Que Deus o abençoe nessa jornada e que você possa fazer a diferença em prol do nosso povo e de nossa querida cidade”, falou.

Na ocasião, o pastor da Assembleia de Deus em Vila Nova, Eliel Nunes, pontuou que câmara possui um bom número de membros da igreja.

Publicidade

“Quero, primeiramente, louvar a Deus pela vida do nosso amigo, companheiro e agora vereador empossado, José Edvan. Minha alegria é imensa por estar aqui na Câmara de Vereadores hoje e destacar algo importante: cerca de 30% dos membros desta Casa são da nossa igreja Assembleia de Deus. Temos a vereadora Eliesia, membro da nossa congregação, que também ocupa cargos de confiança. O vereador Miquéias Carvalho, cujo pai é um membro respeitado da nossa igreja, também merece destaque. E agora, Edvan, é um homem de grande paciência e serenidade. Parabenizo o vereador Edvan pela oportunidade de honrar os votos que recebeu e também cumprimento sua família presente aqui, especialmente sua mãe, e lembro do seu esposo, que também fez parte desta Casa e hoje seu filho Edvan honra o nome da família assumindo o cargo de vereador. Louvo a Deus e parabenizo o vereador Gilberto pela nobreza de ceder sua licença, permitindo que seu companheiro também preste serviços à nossa cidade”, disse.

O secretário de Saúde, Deijano Lima, aproveitou a oportunidade para desejar boa sorte nesta nova caminhada.

“É uma grande alegria para nós participarmos deste momento especial. Agradecemos pelo convite e pelo carinho recebido. Edvan é uma pessoa íntegra e amiga de todos, e sem dúvida, prestará um grande serviço a esta cidade. Quero parabenizá-lo por estar na casa legislativa, assim como seu pai, homens de palavra, sempre ao lado do povo. Tenho certeza de que você quer e fará o melhor pelo nosso povo, pela nossa cidade e pelo nosso município”, destacou.

O parlamentar, Miqueias Carvalho, destacou a cerca da grande responsabilidade que Edvan irá assumir.

“É com imensa alegria que estou aqui neste momento solene, participando da posse do vereador Edvan. Quero desejar a ele boa sorte e parabenizá-lo por esta conquista. Sabemos que ele terá uma grande responsabilidade, honrando o legado de seu pai. Chico Ana deixou sua marca nesta casa legislativa e em nosso município, defendendo as bandeiras da agricultura. Tenho certeza de que Edvan honrará esse legado e contribuirá para o desenvolvimento de nossa cidade durante seu mandato na Câmara. Estou feliz por ter um irmão de nossa igreja, uma pessoa tão honrada e íntegra, ocupando esse importante papel”, falou. 

Logo em seguida, o vereador Crêgio França, salientou a cerca da oportunidade paar aqueles que sonham em lutar pelo povo. 

“É admirável ver pessoas que sonham em lutar pelo seu município e desejam contribuir para seu desenvolvimento. É importante reconhecer o papel de todos, especialmente quando um vereador, como o Edvan, assume seu mandato. Cada um tem seus ideais e pensamentos, e é enriquecedor ver as diferentes vozes representadas nesta casa legislativa. Já testemunhamos os requerimentos e propostas apresentados por esta casa, e acredito que o vereador Edvan trará suas perspectivas para somar a esse diálogo. É significativo que a comunidade tenha confiado nele e o tenha escolhido para representá-la. É também importante reconhecer o legado daqueles que passaram por esta casa legislativa, deixando suas fotografias para que sejam lembrados”, salientou.

vereador Francisco Dantas (Nena), destacou que a missão dada pelo Gilberto será executada com sucesso.

“Chico Ana era mais que um colega político, era como um irmão para mim. Ele liderou uma chapa na época em que foi meu candidato a vereador e foi eleito como primeiro suplente. Sua história está profundamente enraizada na comunidade de Vila Nova e permanece no coração do povo. Erivan, você segue os passos do seu pai, tenho certeza de que você tem a mesma dignidade e capacidade. Gilberto, estou certo de que o legado foi transmitido e será executado com eficiência. Agradeço a Deus pela oportunidade que você, Erivan, merecidamente recebeu. É uma honra e um privilégio ver essa dedicação e comprometimento. Lutar e não alcançar não é uma derrota, pois a luta já é uma vitória. Desejo-lhe sucesso em seus trabalhos e que seu compromisso com o povo de Vila Nova do Piauí seja sempre reconhecido e valorizado”, pontuou.

A parlamentar, irmã Eliésia, expressou que o momento é de gratidão.

Publicidade

“Quero expressar minha gratidão a Deus por esta oportunidade de estarmos aqui juntos. É um momento importante, especialmente para nosso colega recém-empossado, Edvan. Desejo a ele boa sorte e confio que fará um excelente trabalho. Acredito que, juntos, podemos desempenhar nossas funções de forma eficaz. Ser vereador tem seus desafios, mas também suas recompensas, como em todas as áreas da vida, aqueles que almejam uma vaga nesta casa legislativa têm um objetivo em mente. Portanto, seja bem-vindo, Edvan, que Deus continue nos abençoando”, expressou.

Na ocasião, o prefeito Belim, fazendo uso da palavra declarou que a câmara de vereadores pode contar com o poder executivo.

“Quero expressar minha grande satisfação em ver Edvan, da família de Chico Ana, tomando posse aqui hoje. Sempre tive uma relação próxima com Chico Ana, apoiando-o em suas candidaturas. É uma honra vê-lo, Edvan, assumindo este cargo. Isso nos faz refletir, especialmente para aqueles que aspiram ser vereadores. Estamos em um Novo Tempo, onde pela primeira vez a Câmara de Vereadores de Vila Nova tem um terço de seus membros composto por suplentes que assumiram. Nem todos podem ser eleitos, mas todos são merecedores. Ter a chance de assumir após ficar na suplência é uma oportunidade valiosa, algo que não era comum nesta casa anteriormente, mas que estamos implementando agora. Desejo boa sorte a Edvan e a todos que estão entrando nessa jornada. Contem com o prefeito, com o poder executivo. Estamos de portas abertas para colaborar e trabalhar juntos pelo futuro de Vila Nova”, declarou.

Em sua fala, o vereador recém-empossado, José Edvan, agradeceu a Deus e lembrou emocionado do seu pai, Chico Ana, comprometeu-se a manter e  seus compromissos com a população.

“É motivo de grande alegria estar aqui hoje recebendo a posse como vereador. Primeiramente, quero agradecer a Deus por esta oportunidade e ao Vereador Gilberto pela sua atitude em abrir essa oportunidade para que eu pudesse assumir. Também quero agradecer ao nosso pastor Eliel e a todos os presentes aqui nesta noite. É uma grande alegria para mim estar aqui hoje, seguindo os passos do meu pai, que era uma figura muito ativa e querida nesta Casa. Suas palavras sobre Chico Ana realmente me emocionaram, pois ele deixou um legado marcante aqui. Meu pai sempre teve o desejo de me ver assumir esse cargo, ele sempre acreditou que eu um dia seria vereador. Na última eleição, ficamos na suplência, e agora, graças a Deus, estou aqui. Sou grato a todos os colegas vereadores e quero deixar claro que estou aqui para ajudar e contribuir com o que for melhor para nossa cidade e nosso povo. Estamos aqui para lutar e cumprir com nossos deveres como vereadores. Que Deus abençoe a todos e agradeço novamente pela presença de cada um de vocês. Muito obrigado”, declarou.

Para filnalizar o momento, o presidente da Câmara Dorgivaldo Lima, enfatizou que os vereadores da casa legislativam trabalharam juntos.

“É com grande alegria que damos as boas-vindas ao nosso novo vereador empossado, José Edvan da Silva. Este é um momento de celebração ao empossar meu amigo, filho do saudoso Chico Ana, que era não apenas meu amigo, mas também amigo do meu pai, ele fez história nesta casa legislativa e tenho certeza de que você, Edvan, também fará história conosco, trabalhando e defendendo o povo de Vila Nova do Piauí, buscando sempre o melhor para o nosso município. Agradeço a todos que acompanharam este momento presencialmente e pelas redes sociais. Com isso, encerro esta sessão extraordinária. Muito obrigado a todos”, enfatizou.

Sobre o parlamentar

Nascido em 20 de dezembro de 1974, filho de Francisco Pedro da Silva (in memoriam) e Francisca Genecina da Silva, José Edvan da Silva é um morador dedicado da localidade Caninhas. Ele é o quarto filho de uma família de oito irmãos, composta por cinco mulheres e três homens. Desde os 7 anos até os 20, trabalhou na roça ao lado de seu pai, seguindo os passos de uma vida marcada pelo trabalho árduo e pela dedicação à família.

Publicidade

Apesar de seu pai, Chico Ana, sempre incentivá-lo a continuar os estudos, mesmo que isso implicasse em ir para outra cidade, José Edvan optou por não prosseguir os estudos após a 4ª série. Seu maior orgulho são seus pais: Chico Ana, conhecido pela integridade, honestidade e trabalho incansável, e Francisca, uma mulher guerreira e dedicada à família.

Desde jovem, José acompanhou seu pai nas campanhas para o legislativo municipal, onde Chico Ana foi eleito por dois mandatos consecutivos. Essas experiências despertaram nele o desejo de um dia fazer parte do quadro de vereadores de Vila Nova do Piauí, visando ajudar a população local no que fosse possível. Sua conduta sempre foi pautada pela honra e pelos compromissos, valores herdados de seu pai.

Em 2019, iniciou sua vida pública como suplente da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Além disso, é evangélico e desempenha o cargo de obreiro e dirigente de duas congregações, uma na Serra do Provisiol e outra em Caninhas.

No ano de 2020, concorreu a uma vaga de vereador pelo Partido Progressista (PP), tornando-se o 1º suplente de seu partido.

Fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS